13 fevereiro 2009

Justiça complicada

“O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, ordenou a intimação da Câmara de Vereadores e do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Francisco Cesar Asfor Rocha, para que no prazo de 10 dias, a contar do recebimento da intimação, apresentem explicações no âmbito do recurso que cassou a liminar concedida pelo desembargador Carlos Alberto Civinski, que cancelou a convocação extraordinária da Camara de Vereadores em janeiro.

A decisão de Gilmar Mendes, tomada no final da tarde desta quinta-feira, atende a reclamação encaminhada ao STF pelos advogados do vereador João Amin. Em linhas gerais, os defensores do parlamentar sustentam que o assunto diz respeito a questões constitucionais, portanto que fogem à competência do STJ.”

GEOVAH AMARANTE

por Olsen Jr.

Lembrei de Martin Luther King Jr. “... I have a dream...”

Houve um tempo nesse País (1964-1982) quando os militares, através de uma quartelada, entre outras, impediram os cidadãos de elegerem quem os representasse no poder, que se viveu um tempo obscurantista do qual, parece, ainda não estamos de todo libertos. Nesse período, semelhante aos filmes de horror futuristas (“Farenheit 452”, de Ray Bradbury em que a principal função do corpo de bombeiros é queimar bibliotecas ao invés de apagar incêndios e “1984”, de George Orwell onde se antecipa o estado vigilante, denominado de “Big Brother” aniquilando o bem mais precioso do ser humano, sua liberdade) com artifícios autoritários foram eliminadas ou tiradas de circulação (cassação de cidadania ou exílio) as principais lideranças políticas, civis, religiosas, estudantis capazes de enfrentar aqueles desmandos.

Gradativamente, porém, um sentimento de resistência e indignação àquele autoritarismo, foi criando raízes e brotando nos lugares mais inóspitos, semelhante aquela planta que sobrevive à aridez do local onde nasceu, a qualquer custo, dignificando a vida que lhe anima as entranhas. Assim, estigmatizado nesse caos (porque o mais fácil era se aliar e ceder às comodidades oferecidas pelos usurpadores) nasceu no dia 24 de março de 1966, o MDB – Movimento Democrático Brasileiro, onde todos aqueles que tinham vergonha na cara, na época, se abrigaram.

O tempo foi passando e a luta também, encarniçada, não se discute estratégia de combate com o adversário. Mais patifaria de alguns, menos nobreza de outros, a distinguir os dois grupos: de um lado não se sabia por que se matava ou se torturava; de outro, ao menos se tinha consciência do por que se estava morrendo ou de que o sacrifício poderia valer à pena.

Geovah Amarante fez parte desse grupo que resistiu.

Era casado com a Dirce Olsen e pai do Fábio, da Fabíola e da Fabiane, os primos com os quais me solidarizo.

Em 1981 num congresso de literatura no Rio de Janeiro fiquei na casa da tia Elvira (mãe da Dirce) e encontrei o Geovah com uma dezena de livros recém adquiridos tratando de assuntos ligados ao socialismo, marxismo, utopia, sistemas de governo... Indaguei o que era aquilo? Afinal uma faceta dele que desconhecia, ele respondeu “precisamos unir a teoria à prática”. Valeu-se da palavra “práxis” em vez de ”prática” e acreditei que estava indo bem em suas leituras.

Ele era solidário com quem quer que seja que estivesse precisando, leal com os amigos, implacável com os adversários. Não levava desaforo para casa, doesse a quem doesse. Reconhecia o trabalho bem feito e sabia enaltecer quem o fizesse...

A última vez que estivemos juntos foi na Feira do Livro em Joinville, tomamos um café (antes de almoçarmos uma feijoada e irmos ao Mercado Público ouvir o melhor conjunto de choro que já vi tocar) ao lado das barracas de livros e ele se mostrou magoado com o que vinha acontecendo no partido P(MDB) com a absorção indiscriminada de quadros de qualidades duvidosas em detrimento de velhos companheiros de caminhada. Essa mágoa ele levou junto para o túmulo.

Quando expliquei as nossas relações de parentesco para o jornalista Arthur Monteiro que estava em minha casa, ele foi rápido “vou contigo até Joinville”...

O velório no domingo foi no salão nobre da Prefeitura Municipal...

Ver a bandeira do PMDB aberta em cima do caixão que me fez pensar na história, parece que foi ontem. Depois comentei com o Arthur, se soubéssemos que tudo ia dar nisso, me refiro a política rastaquera que se pratica aqui, não tínhamos nos empenhado tanto. Ele concordou acenando com a cabeça.

Depois, voltei a pensar em Luther King “Mesmo que isso lhe custe a vida, sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança”.

12 fevereiro 2009

BENTO XVI RESSUSCITA O MENSALÃO DA IGREJA

Indulgência volta à voga na Igreja Católica – mancheteia o New York Times-. Para atrair fiéis ao confessionário, Bento XVI aumenta oferta de perdão dos pecados, restituída por seu antecessor. Leitores de minha idade terão uma idéia do que seja a penitência. O mesmo não ocorre com as gerações mais novas. Tentarei ser didático.
Segundo Henry Charles Lea, autor do clássico Histoire de l’Inquisition au Moyen Âge (1458 ps), a indulgência, em suas origens era simplesmente o resgate de uma penitência, a substituição de qualquer obra pia – como uma liberalidade para com a Igreja – pelos enormes período de penitência que os Penitenciais impunham para o resgate de qualquer pecado individual. Era, em realidade, uma indulgência, quando Guido, arcebispo de Milão, se impôs em 1509 uma penitência de um século, para expiar uma rebelião contra a Santa Sé, e a resgatou pelo pagamento de uma soma anual. Leia artigo completo. Beba na fonte.

FHC defende uso da maconha

RIO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quarta-feira que é preciso uma revisão da política atual de guerra às drogas, que será debatida no próximo mês pela ONU. Ao apresentar o documento da ONG Comissão Latinoamericana sobre Drogas e Democracia que defende, entre outros pontos, a descriminalização do porte de pequenas quantidades de maconha, Fernando Henrique disse que os políticos têm medo de debater o assunto e apelou para uma mudança de paradigma. (Leia mais sobre o debate sobre a descriminalização das drogas no blog Sobredrogas). Matéria completa aqui. Beba na fonte.

Abaixo um ilustrativo filme sobre o assunto: O tapa na pantera:

Mundo animal

Função divertida esta manhã na Assembléia Legislativa. O deputado petista Jailson Lima presidindo interinamente a mesa, nas explicações pessoais chamou o deputado José Natal de "tucano de boa plumagem". Envadecido o deputado não poupou e lascou "obrigado ao nobre deputado pelo tucano de boa pelagem" (sic). Proporcionou boas risadas na casa.

Casan vai jogar merda na Ilha


Parece que o governo Luiz Henrique da Silveria (PMDB) quer mesmo se vingar da população de Florianópolis. A cada novo escândalo se percebe que ainda existe um resquício de raivinha no mandatário estadual. Agora, para não deixar mais dúvidas na população, o governo do ex-PMDB de guerra vai literalmente jogar merda na cidade. Não, não, meu amigo! O presidente da Casan, Walmor de Luca, não vai abrir as torneiras da fossa no Cento da cidade mais uma vez. Ele, desta vez, autorizou a Casan a construir uma fossa dentro da área parcialmente protegido da Estação Ecológica Carijós e a Barra do Sambaqui. Ali fica um estreito canal de águas limpíssimas. Um ecossistema que será destruído por obras e pela merda que sempre vasa das fossas da Casan. Falta vergonha e respeito para com a comunidade. Matéria completa no Jornal Impacto desta semana. Beba na fonte.

Perigo na Praça XV

Foto: Alexandre de Castro
Praça XV, cartão postal da cidade, 1:30 da madruga. Seis táxis aguardam por pasageiros no ponto. Um fiat vermelho, placa de Belo Horizonte, estaciona atrás dos carros, em frente ao Unibanco. Um casal jovem desce e se encaminha para fotografar a "velha figueira". São interpelados por um motorista que os ameaça agressivamente:
- Tirem esse carro daí pois se não terão os pneus esvaziados.
Assustados, os turistas desistem de conhecer a figueira centenária.
Uma vergonha! Esses são os elementos que recebem e transportam os turistas em Florianópolis. É com essa gente que querem transformar a cidade no paraíso do turismo. Falta muito ainda! O taxeiro fanfarrão dirigia o carro com placas MFL 6735.

11 fevereiro 2009

Vacas do capitalismo


CAPITALISMO IDEAL
Você tem duas vacas. Vende
uma e compra um touro. Eles
se multiplicam, e a economia
cresce. Você vende o rebanho
e aposenta-se... rico!
________________________________

CAPITALISMO AMERICANO
Você tem duas vacas. Vende
uma e força a outra a produzir
leite de quatro vacas. Fica
surpreso quando ela morre.

________________________________

CAPITALISMO FRANCÊS
Você tem duas vacas. Entra
em greve porque quer três.

________________________________

CAPITALISMO CANADENSE
Você tem duas vacas. Usa o
modelo do capitalismo
americano. As vacas morrem.
Você acusa o protecionismo
brasileiro e adota medidas
protecionistas para ter as
três vacas do capitalismo
francês.________________________________

CAPITALISMO JAPONÊS
Você tem duas vacas, né?
Redesenha-as para que tenham
um décimo do tamanho de uma
vaca normal e produzam 20
vezes mais leite. Depois cria
desenhos de vacas chamados
Vaquimon e os vende para o
mundo inteiro.
_______________________________

CAPITALISMO ITALIANO
Você tem duas vacas. Uma
delas é sua mãe, a outra
é sua sogra, maledetto!!!

_______________________________

CAPITALISMO BRITÂNICO
Você tem duas vacas.
As duas são loucas.
________________________________

CAPITALISMO HOLANDÊS
Você tem duas vacas. Elas
vivem juntas, não gostam
de touros e tudo bem.
________________________________

CAPITALISMO ALEMÃO
Você tem duas vacas. Elas
produzem leite pontual e
regularmente, segundo
padrões de quantidade,
horário estudado, elaborado
e previamente estabelecido,
de forma precisa e lucrativa.
Mas o que você queria
mesmo era criar porcos.

________________________________

CAPITALISMO RUSSO
Você tem duas vacas. Conta-as
e vê que tem cinco. Conta de
novo e vê que tem 42. Conta de
novo e vê que tem 12 vacas.
Você pára de contar e abre
outra garrafa de vodca.
________________________________

CAPITALISMO SUÍÇO
Você tem 500 vacas, mas
nenhuma é sua. Você cobra
para guardar a vaca dos
outros.
_______________________________

CAPITALISMO ESPANHOL
Você tem muito orgulho
de ter duas vacas.
_______________________________

CAPITALISMO PORTUGUÊS
Você tem duas vacas... E
reclama porque seu
rebanho não cresce...
________________________________

CAPITALISMO CHINÊS
Você tem duas vacas e 300
pessoas tirando leite delas.
Você se gaba muito de ter
pleno emprego e uma alta
produtividade. E prende o
ativista que divulgou os
números.________________________________

CAPITALISMO HINDU Você tem duas vacas.
Ai, de quem tocar nelas.
_______________________________

CAPITALISMO ARGENTINO
Você tem duas vacas. Você
se esforça para ensinar as
vacas a mugirem em inglês...
As vacas morrem. Você
entrega a carne delas para
o churrasco de fim de
ano ao FMI.
_______________________________

CAPITALISMO BRASILEIRO
Você tem duas vacas. Uma
delas é roubada. O governo
cria a CCPV - Contribuição
Compulsória pela posse de
Vaca. Um fiscal vem e lhe
autua, porque embora você
tenha recolhido corretamente a
CCPV, o valor era pelo número
de vacas presumidas e não
pelo de vacas reais. A Receita
Federal, por meio de dados
também presumidos do seu
consumo de leite, queijo,
sapatos de couro, botões,
presume que você tenha 200
vacas e, para se livrar da
encrenca, você dá a vaca
restante para o fiscal deixar
por isso mesmo...



Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas e Afins está apoiando a realização,em Florianópolis no dia 18 de Março próximo, das 08:00 as 16:00 horas. do Painel Náutico 2009 sob o tema " Tecnologias para a Fabricação de Barcos", com o objetivo de apresentar as mais recentes tecnologias em plástico reforçado e poliuretano para a fabricação e reparo de barcos, aberto aos profissionais fabricantes de barcos e profissionais de manutenção e reparo de embarcações.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site: http://www.feiplar.com.br:80/eventos2009/nautica/index_inscricao.html

Clique no catraz para aumentar.

Pela Cultura Catarinense

Companheiros da Frente em Defesa da Cultura Catarinense,
Batalhadores pela causa da Cultura,
Conforme reunião realizada dia 5 de fevereiro último na Assembleia Legislativa do Estado, este (no arquivo anexo) é o documento que será entregue ao prefeito Dário Berger. A audiência já foi solicitada, aguardamos confirmação de data.
Pedimos, basicamente, três providências:
  1. a desvinculação total da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes da Setur (Secretaria Municipal do Turismo), mantendo sua autonomia administrativa, seu status de secretaria e sua participação direta no colegiado do primeiro escalão do governo;
  2. a constituição imediata do Conselho Municipal de Cultura seguida da posse dos seus integrantes; e
  3. a criação da Secretaria Municipal da Cultura.
Já temos a assinatura de 25 entidades e 200 produtores culturais. Precisamos ampliar quanto possível essa lista. Para tanto, os interessados em subscrever o abaixo-assinado devem mandar e-mail para contato@cinematecacatarinense.org informando nome, CPF, número do RG e qualificação - se pessoa física - ou nome e CNPJ - se pessoa jurídica. O fornecimento desses dados é fundamental e indispensável para subscrição do documento.
Pedimos a cada pessoa que receber esta mensagem que a retransmita para sua lista pessoal de contatos, para os blogs que costuma frequentar e para órgãos de imprensa a que tenha acesso.
Anexo vai mais um arquivo, preparado pela Confederação Nacional de Municípios, que mostra a penúria em que está largada a política cultural em Florianópolis.
Assinem, pois, e divulguem. De coração,
Amilcar Neves
Escritor, em nome da Frente.

10 fevereiro 2009

CNPq QUER COBRAR BOLSISTAS INADIMPLENTES. NÃO ACREDITO!

Por Janer Cristaldo
Durante décadas, obter uma bolsa no Exterior significou, para um estudante universitário, duas coisas: oportunidade de especialização e ascensão profissional... ou turismo regiamente pago pelo contribuinte. Entre 82 e 86, lecionei na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na graduação e pós-graduação em Letras, e pude observar de perto o lado obsceno da coisa, a farra universitária. Tanto que criei o conceito de UFSCTUR, a mais conveniente das agências de turismo do país. Você não despendia um só vintém, e passava quatro anos gozando do bom e do melhor nas mais prestigiosas cidades americanas ou européias.

Esta é uma história que gosto de contar e recontar. Principalmente, porque nenhum jornal a conta. Para os jornais, a universidade é o sacro dos sacros e não rima com corrupção. Ora, é uma das instituições nacionais onde a corrupção corre mais solta, sem peias, e sob o pseudônimo de intercâmbio universitário, especialização no exterior, pós-graduação. Corrupção? Jamais. Não existe corrupção na academia. Devo ter sido o único professor universitário no Brasil a denunciar publicamente a corrupção vigente em sua própria universidade. Desconheço outros. Artigo completo aqui. Beba na fonte.

09 fevereiro 2009

Fuga do cadeião do Estreito

Enquanto o governador Luiz Henrique detona a grana dos catarinenses em passeios pela "arábias" com um séquito de amigos de causar inveja, a nossa cidade cai nas mãos de bandidos da pior espécie. Preparem-se turistas! Os bandidos estão soltos e com fome de dinheiro! Dinheiro para os PMs e para a segurança do Estado não existe mas para viagens a lugares paradisíacos e para projetos entre amigos, como o Espaço Jurerê, tem sobrando!
Leiam abaixo matéria do DC sobre a fuga dos meliantes do Cadeião do Estreito e veja o filminho da fuga:

Dos 66 detentos que fugiram na tarde de domingo da Central de Triagem de Florianópolis, o Cadeião do Estreito, 42 continuam foragidos na manhã desta segunda-feira, segundo a Polícia Militar (PM).
Até as 9h desta segunda, 24 foragidos foram recapturados. Foi a maior fuga já registrada em Santa Catarina. Praticametne metade dos 133 presos que estavam no local conseguiram fugir.
Os presos escaparam depois render um agente prisional no momento em que o servidor entregava a janta para os detentos. O servidor abriu uma das portas da cela e não fechou outra, quando os detentos decidiram rendê-lo.
A Secretaria de Justiça e Cidadania considerou uma falha de procedimento. Antes de sair do local, o grupo arrombou o local onde armas estavam guardadas. Leia matéria completa. Beba na fonte.

08 fevereiro 2009

A caixa preta do Minc


Respaldado pela maior campanha publicitária de sua história, carregada de dados imprecisos, manipulados e mentirosos, o MinC tentar enfiar o embuste da reformulação da Lei Rouanet na goela da população brasileira. O prazo da consulta pública já está finalizando, mas o prometido projeto ainda não foi disponibilizado para a população.

Não conheço ninguém do mercado cultural que esteja 100% satisfeito com os rumos da Lei de Incentivo à Cultura. Isso não significa que valha a pena a estatização da Lei ou o desmanche no único instrumento efetivo de financiamento à cultura e às artes. A falta de informação precisa sobre o que ela representa para a cultura e a economia deixa uma brecha especulativa explorada de maneira leviana pelo Ministério da Cultura. O site do MinC destinado à discussão do assunto mais parece uma peça de marketing político, com elogios e textos favoráveis ao desmanche da Lei planejado por Juca Ferreira. Leia mais. Beba na fonte.

Fascista luta contra extradição

(Ilustração do Cangablog, é claro)
Matéria da Isto É desta semana:

Pierluigi Bragaglia, italiano, acusado de assassinato e outros crimes políticos, luta contra extradição. Só que ele era neofascista. E agora, Tarso?

Alan Rodrigues

Nos próximos dias, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá sobre uma solicitação da Corte de Roma que pede pela extradição de outro cidadão italiano que nos anos 1980 pegou em armas e tomou de assalto as ruas do seu país bradando por mudanças políticas. Trata-se de Pierluigi Bragaglia, 49 anos, um exterrorista que fugiu da Itália, em 1982, condenado a 12 anos de prisão por subversão, assalto, roubo a bancos e associação a grupo armado. Procurado há mais de duas décadas pela Interpol pelos quatro cantos do planeta, Bragaglia foi encontrado pela Polícia Federal (PF) em julho do ano passado vivendo em Ilhabela, litoral paulista, distante 210 quilômetros da capital. Casado, pai de dois filhos, o ex-militante vivia com a identidade falsa e ganhava a vida como proprietário de uma pousada e uma distribuidora de bebidas na cidade. Há sete meses no cárcere, Bragaglia terá seu futuro definido pelo ministro do STF Cezar Peluso, o mesmo togado que decidirá o caso de Cesare Battisti. Beba na fonte.

100 anos da Pequena Notável


Talentosa, extrovertida, vibrante e generosa. Esses e outros tantos atributos fizeram de Carmen Miranda uma paixão nacional. A cantora começou a conquistar a fama em 1930 com a música Eu fiz tudo pra você gostar de mim, mais conhecida como Taí, de Joubert de Carvalho. A canção fez tanto sucesso que Carmen conquistou um feito sem precedentes: a marchinha sobreviveu à Quarta-Feira de Cinzas daquele ano e chegou ao ano de 1931 como o hit dos bailes carnavalescos. E essa era apenas uma palhinha do que estava por vir. "Se Carmen estivesse viva, ela seria talvez a Madonna, em matéria de poder, só que muito melhor como cantora", afirma Ruy Castro, autor do livro Carmen - uma biografia. "Não vejo ninguém por aqui hoje, nem em parte alguma, que chegue aos seus pés". Leia mais. Beba na fonte.

Bom domingo!

Sarney usou jornal e TV para atacar grupo de Lago

Primeiro foi o indicado por seus pares a corregedor da Câmara dos Deputados que teve problemas, digamos, éticos para a ssumir o cargo. Agora é o presidente do Senado o mal afamado José Saney dono da capitania hereditária chamada Maranhão que está nas páginas patrocinando mais um escândalo.
Pôrra! Será que esse país só tem safado?????
Em se tratando de Congresso Nacional e políticos em geral...não sobra um meu irmão!
Leiam matéria que saiu na Folha e chupei do blog do Noblat:

Senador José Sarney (PMDB-AP) e seu filho Fernando Sarney aparecem em uma escuta legal da Polícia Federal discutindo o uso de duas empresas do grupo de comunicação da família -a TV Mirante (afiliada da Rede Globo) e o jornal "O Estado do Maranhão"- para veicular denúncias contra seus rivais do grupo do governador Jackson Lago (PDT). O Maranhão vive uma acirrada disputa política entre Sarney, eleito presidente do Senado na segunda-feira, e Lago -que também é acusado pelo grupo do senador de utilizar a mídia local para atacá-lo. Em uma das conversas, a cujo áudio a Folha teve acesso, Sarney liga para seu filho pedindo que ele levasse à TV acusações contra Aderson Lago, primo e chefe da Casa Civil do governador Lago, que derrotou a filha de Sarney, Roseana, em 2006. Como as emissoras de TV operam por meio de concessão pública, a lei 4.117/62 veda seu uso para fins políticos. Beba na fonte.

Lobo mau de cabelo pintado

A notícia veiculada pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil sobre o plano da construção de quatro usinas nucleares assusta novamente a comunidade de Porto Belo, Santa Catarina. Apesar de o Ministro Edison Lobão anunciar que serão duas usinas nucleares no Nordeste e duas no Sudeste brasileiro, a idéia de SC não estaria descartada segundo os ambientalistas que acompanham de perto a questão. Leia tudo no Mais Barulho. Beba na fonte.

Jogo bancado ganha a banca!

Recebi comentário de um amigo uruguayo sobre o castelo do deputado safado, quase corregedor da Câmara dos Depusafados. Segundo ele, isso não acontece só no Brasil. "Safado existe em todo o lugar", claro, como Brasil é muito grande eles se reproduzem em maior quantidade. Mas o que me deixou mais surpreso é que no Uruguay, desde que a esquerda chegou ao poder os cassinos estatais tiveram prejuízos ano a ano. Cassino no preju????!!!! É muita cara dura desta gente. Jogo bancado ganha a banca! Não existe forma de perder em uma roleta, em um blackjack...só nos cassinos do governo do Uruguay. Pode?