08 março 2008

Uribe e as Farc

Li na Tribuna da Imprensa de hoje este artigo de Pedro Porfírio, que remete a um site de uma paranaense. Vale a pena ler.

Tribuna da Imprensa - 08-09/03/2008

"Ao governo de Uribe não interessa a paz. As Farc serão sempre os bodes expiatórios do esquemão montado com os empresários e milicianos de lá.
Enquanto elas existirem, os contribuintes norte-americanos estarão mandando dólares em bilhões para o "combate ao narcotráfico" na Colômbia, país que recebe uma polpuda "ajuda dos EUA" (algo em torno de 8 bilhões), e onde a grana rola de bolso em bolso de um grupo da pesada".
Beba na fonte

Bota litigiosidade nisso!

"Num país de 186 milhões de habitantes, temos 34 milhões de causas pendentes. É uma litigiosidade altíssima."
Da ministra Ellen Gracie, presidente do Supremo Tribunal Federal, à revista Veja.

É um game idiotas!

Ao confundir um game com a realidade o senador Arthur Virgílio pagou o maior mico no Senado no dia 27 de fevereiro. Do plenário da Casa anunciou que tinha um assunto da "maior gravidade". Denunciou que empresas vilãs queriam privatizar a Amazônia. Segundo o preocupado senador a notícia estava no site da Agência Amazônia sob o título Laboratório americano propõe privatizar a Amazônia.
"Em um vídeo de um minuto e 25 segundos, postado em seu site, a empresa norte-americana Arkhos Bithec está convocando pessoas de do mundo inteiro a investir e transformar a floresta amazônica em um santuário de preservação sob controle privado".
Na verdade "a ameaça da maior gravidade" vista pelo senador, não investigada e jogada de forma sensacionalista no Senado, não passa de um jogo (vídeo game) patrocinado pelo Guaraná Antarctica. Trata-se de uma inovadora ferramenta de marketing chamada ARG (Alternate Reality Games). Um jogo que convida os consumidores da marca a desvendar um mistério. A ação toda gira em torno da fórmula secreta do Guaraná Antárctica e a vilã do jogo é a empresa Arkros Biotech que declara a intenção de transformar a Amazônia numa reserva sob controle privado. A história é fictícia, mas espelha uma preocupação real do Guaraná Antarctica em relação à preservação da Amazônia, região de origem do fruto do guaraná. Informações mais detalhadas no site www.projetobr.com.br em matéria de Renato de Almeida Prado.

Agora, legal mesmo é ver a contundência do bufão do Paraná, Roberto Requião, quando descobre, como Arthur Virgílio, o perigo da grande ameaça à nossa Amazônia. Veja o vídeo e se delicie.

O paraíso é bem aqui!


Sete horas da manhã. Fui levar meu filho & troupe para acampar e pegar ondas na Lagoinha do Leste, sul da Ilha de Santa Catarina. Inecessível para carro, a praia tem duas trilhas de chegada: ou pelo morro do Pântano do Sul ou pela Praia da Armação costeanado o costão da Praia do Matadeiro.
Ajudei-os a atravessar barracas, mochilas, cachorro, periquito e papagaio. Fui até o Matadeiro e na volta me deparei com esta paisagem típica de folder de turismo de algum país montanhoso...bem longe daqui. Pois é aqui do lado do meu blog. O riozinho, na foto, é o sangradouro da Lagoa do Peri, que divide a Praia da Armação e a Praia do Matadeiro. O paraíso é alí!

07 março 2008

Revista revela conteúdo de PC de Raúl Reyes

Edição extraordinária da revista colombiana Semana vem com matéria completa sobre o conflito entre Equador, Colômbia e Venezuela. Reportagens resgatam guerras anteriores, operações militares além de infográficos mostrando o poderio bélico de cada país em conflito.
A matéria principal como podem ver na capa ao lado é a revelação do conteúdo do computador do segundo homem do comando das Farc, Raúl Reyes, morto esta semana. Vários e-mails e documentos encontrados comprometem Hugo Cháves e Rafael Correa, presidente do Equador mostrando suas ligações com as Farc. Leia a Semana
Bebendo na fonte

Cháves, Uribe, Correa e Ortega. Viejos amigos!

Assista o momento em que terminou o encontro entre dirigentes Latino-Americanos em Santo Domingo, República Dominicana, quando foi resolvida o conflito entre Equador, Colômbia e Venezuela. Clima de confraternização entre os, até então, inimigos em pé de guerra. Reproduzido do jornal colombiano El tiempo.

Governo não dá aumento e conta estória

O argumento usado por LHS e Paulo Bauer, secretário de Educação, para negar aumento dos professores parece que é "furado". No blog a política como ela está tudo contado tim tim por tim tim. Afirmam os dois que se derem aumento estarão onerando a folha e ultrapassando o limite fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Na verdade o governo de LHS, segundo o blog, poupou 250 milhões em cima dos barnabés e gastou em subvenções socias, publicidade e transposições de cargos. Está tudo lá no blog. Beba na fonte

Da praia do meu blog

Leitora do blog manda estas fotos feitas na tarde desta sexta-feira na
Praia do Campeche em frente à Ilha





Luz sobre o conflito

Recebo agora de um amigo jornalista de Brasília o seguinte post:

Canga, seguem duas notas que jogam um pouco mais de luz na questão do ataque às Farc, suas causas e conseqüência. A reação do Brasil e do conjunto dos países da América do Sul, além da posição da OEA, isolaram Uribe, Bush e Chávez, pois, como se diz "o furo é mais embaixo", isto é, o problema tem outros aspectos além da superficialidade das notícias e opiniões que se limitam à condenar guerrilheiros, terroristas, Cháves, Correa e qualquer esquerdista que aparecer pela frente.
O importante, ou a lição que se pode tirar de todo o episódio, é que os Estados Unidos avançaram o sinal, interferindo já diretamente nos assuntos internos dos países da América Latina, ao invés de usar prespostos como ocorria tradicionalmente. Estamos, na verdade, diante de uma mudança radical nas relações dos norte-americanos com a região. Aí caberia uma discussão sobre o conceito de "ataque preventivo". Não podemos esquecer que esse conceito é o eixo central da nova política de segurança nacional dos Estados Unidos, forjada pelos ultradireitistas do governo Bush. Vide Afeganistão e Iraque. Israel também se vale desse "biombo teórico" para justificar o genecídio contra palestinos.
A questão que se coloca, agora, para a América do Sul, é como lidar com o novo problema apresentado: a disposição dos Estados Unidos de agir, também aqui, diretamente, na defesa de seus interesses estratégicos no mundo. A bola da vez parece ser o conjunto: Amazônia e campos de petróleo e gás de 'nuestra América". Nosos estrategistas militares, que nunca apreciaram muito os Estados Unidos, têm agora soberbas razões para ficarem totalmente inquietos com o soprar forte dos "ventos do norte".

SEM MEDIR PALAVRAS

Folha de São Paulo 07/03/2008
Nelson de Sá

Saiu no francês "Le Parisien" e ecoou na BBC Brasil que o presidente da França reagiu mal à morte de Reyes.
""É um erro, um golpe muito duro para o processo de paz e para as negociações que visam a libertação dos reféns", teria dito Nicholas Sarkozy em reunião de ministros, "Reyes era interlocutor essencial para nós, vamos ter de recomeçar do zero". Diz o jornal que Sarkozy "não teria medido palavras para criticar" a operação.

Merval Pereira
O Globo 07/03/2007

“(...) O governo brasileiro está convencido de que houve interferência americana na ação na ação colombiana de invadir o território do Equador para atacar o grupo guerrilheiro que lá estava, sabe-se agora que negociando com o governo francês, sob os auspícios de Chávez e Correa, a libertação de Bettancourt. A posição dura contra a Colômbia, e a prioridade para a formação de um Conselho Sul-Americano de Defesa, fazem parte dessa resposta a uma possível ingerência dos Estados Unidos na região. (...) há um convencimento de que sem o apoio americano o governo Uribe não teria condições tecnológicas de rastreara localização dos guerrilheiros, nem de realizar o ataque, além do suporte político.”

STF mantém imposto sobre "solo criado" em Florianópolis

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) negou provimento, nesta quinta-feira (6), ao Recurso Extraordinário (RE) 387047, interposto pela Koerich Participações, Administração e Construção Ltda. contra a Lei Municipal nº 3.338/89, pela qual a Prefeitura de Florianópolis (SC) criou uma contribuição denominada parcela do “solo criado”. Trata-se de um ônus que incide sobre a área de construção que exceda o coeficiente determinado pela lei, deixando à escolha de quem constrói manter-se dentro do coeficiente ou ultrapassá-lo, neste caso se obrigando ao pagamento da parcela do “solo criado”.

Companheiros matam dirigente das Farc

Iván Ríos com o líder das Farc Tirofijo

Jornais da América Latina e El País da Espanha estão dando a informação de que grupo de terroristas das Farc, em processo de deserção e para cobrar recompensa de cinco milhões de dólares, mataram Iván Ríos alto dirigente da organização.
A morte de Iván aconteceu na quarta-feira no departamento de Caldas cerca de 400 km da capital Bogotá.
Ríos era o mais jovem membro do secretariado da organização e foi morto pelos próprios companheiros para "aliviar a pressão" do exército. Um dos comandantes das Farc teria entregue a mão direita e o passaporte de Ríos para identificação do exército.
Ríos foi durante anos da direção do comando das Farc e tinha cerda de 1200 homens sob o seu comando. Considerado mais como ideólogo e político que como militar, Ríos, de 46 anos era economista e considerado um dos membros mais ativos e com grande futuro dentro da organização.

Ortega reata relações com a Colômbia

Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, frente ao clima de confraternização após a decisão do presidente Rafael Correa, declara publicamente que "neste momento" reatava as relações diplomáticas com o governo da Colômbia. Acho que tinha se apressado em romper. Tipo cachorrinho amestrado

Encontro do Rio acaba em euforia e abraços entre Chaves e Uribe

Acabou neste momento a reunião do Grupo do Rio em Santo Domingo, República Dominicana, que tentava encontrar solução para o embróglio entre Colômbia, Equador e Venezuela. Com todos os presidentes latino americanos presentes, menos Lula, representado por Celso Amorim, a reunião acabou em clima de euforia e emoção. O presidente do Equador, Rafael Correa em decisão inédita e aceita por todos os presidentes deu por encerrado o conflito entre vizinhos criado com a invasão de seu território pela Colômbia.
Após o pronunciamento de Rafael Correa todos entraram em clima de euforia e emoção e sobe aplausos se viu o que se acreditava impossível: Chaves e Uribe se abraçando como hermanos!

O Amarelo está com tudo!

O Amarelo, como é conhecido o grande profissional Osmar Schlindwein, assumiu a diretoria do jornal Notícias do Dia e da Record News. Os dois veículos pertencem a RIC, Rede Independente de Comunicação que pertence à família Petrelli. Va longa ao amigo e sucesso na nova empreitada. A informação original é do blog do Damião.

Tapete cinza chega à minha rua. Obrigado Dário!

Taí a rua pavimentada. À esquerda meu destemperado
cão de guarda, Bakunin, inspecionando o serviço

Estava quase a ponto de cometer uma injustiça. Andava achando que o prefeito Dário estava me perseguindo por que as vezes denuncio falcatruas de aliados seus aqui no blog. As últimas notas que postei sobre o Dário foram sobre a "operação tapete preto" que havia chegado à minha pequena rua (sem saída) mas parou bem em frente ao meu portão. Fiquei desconfiado e achei que era provocação.
Surpresa minha, ontem, quando cheguei em casa: o tapete foi estendido até a boca da rua. Na verdade não chega a ser um tapête e nem é preto, é cinza, mas tá bom prefeito. Obrigado!
Taí um prefeito que não faz perseguição política. Aproveito esta matéria para mostrar uma pequena parte de obras que o Dário está fazendo no Campeche.
Pessoal! Não estou recebendo nada por isso e nem faço parte daquele projeto de democratização da imprensa do LHS que distribui grana para toda a imprensa do Estado. É tudo "no amor" mesmo!

Os amigos das Farc colombianas

O Senhor das Armas, Victor Bout, preso anteontem em Bangkok é o quarto de uma lista de traficantes de armas procurados mundialmente. Entre eles figura o brasileiro Fernandinho Beira mar que teria fornecido às Farc 560 fuzis, 2.252 armas curtas, munição e explosivos em troca de cocaína. O contato de Fernandinho era o famoso "Negro Acácio" morto recentemente pelas forças de seguranças da Colômbia.
Em junho de 2007, foi preso na Espanha Monzer Al Kassar, um dos maiores traficantes de armas do mundo. Al Kassar forneceu às Farc rifles, munições, foguetes anti-tanque e mísseis terra-ar. O outro grande fornecedor das Farc era Vladimir Montesinos, "borgia" do ex-presidente peruano Alberto Fugimori. Esse gostava de ações espetaculares e de dinheiro, é claro. Em 1999 enviou para as Farc 10 mil fuzis AK-47 que foram lançados de avião na selva colombiana. Por essa remessa, Montesinos recebeu 15 milhões de dólares. Diz-me com quem andas...

Profissional na matéria

A maior justificativa de países europeus para barrar a entrada de brasileiros na comunidade é conter a prostituição. Na verdade não adianta ter visto, dinheiro nem hotel reservado. A permissão de entrada vai do humor do agente de imigração que tem total autonomia para decidir quem entre e quem não entra.
Falando em prostituição vejam o que disse ontem o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) sobre acusações de que a Força Sindical, presidida por ele, estaria sendo beneficiada com verbas do Ministério do Trabalho presidido pelo ético Carlos Lupi, também do PDT:

Se os jornais vão insistir nas matérias, vou dizer com todas as letras: se querem fazer putaria, então vamos fazer putaria. Estão fazendo putaria, vamos responder com putaria.” (Frase do dia que abre o blog do Noblat)

Taí, desse assunto parece que o pessoal do PDT entende. O outro, ministro Lupi, finalmente deixou a presidência do partido. Esteve "andando" para a Comissão de Ética. O engenheiro Leonel deve estar se revirando na cova com esses herdeiros.

Eugenia, Uruguaiana e Luiz Henrique

Os municípios de Barra do Quaraí (não é Quaraí!!!) e Uruguaiana, ambos no Rio Grande do Sul, terão de retirar de suas leis orgânicas municipais o estímulo à “educação eugênica”, considerado inconstitucional pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça gaúcho. Os desembargadores entenderam se tratar de uma atitude discriminatória. As Ações Diretas de Inconstitucionalidades foram propostas pelo procurador-geral de Justiça.

Não faz muito tempo o nosso "culto" governador LHS cometeu artigo enaltecendo as qualidades da ciência atual, em especial a eugenia. Luiz Henrique defendia a tese de que no futuro o avanço científico impedirá o nascimento de "filhos feios, deformados, deficientes ou idiotas", provavelmente confundindo "eugenia" com "genoma".
Hitler foi um dos cultuadores da eugenia aplicada pelo nazismo em nome da "pureza da raça ariana". Em seu artigo o nosso gênio colocou o título: DNA Espartano. Uma alusão à eliminação de crianças feias, deformadas, deficientes e idiotas praticada na antiga Grécia.
Pelo jeito não funcionou. Tá cheio de idiota por aí.

Brasileiros barrados deixam a Espanha

Quinze dos 30 brasileiros detidos no Aeroporto de Madri deixaram a Espanha por volta das 21h desta quinta-feira (6), horário de Brasília, segundo informações da Rádio CBN. Os brasileiros seguiram no vôo 6827, da companhia Iberia, com destino ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Beba na fonte

Polícia impede entrada de espanhóis

Agentes da Polícia Federal impediram a entrada no Brasil de oito espanhóis, cinco homens e três mulheres, na noite desta quinta-feira. Eles tentaram desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador às 21h15m, em vôo da Air Europa, mas tiveram de retornar à Espanha às 23h30m. O grupo não declarou onde ficaria hospedado ou quanto dinheiro tinha. Segundo a PF, três dos barrados seriam agentes de viagem. Beba na fonte

06 março 2008

Negado habeas para Guilherme Fretta Lacerda


Guilherme Fretta Lacerda suspeito de ter participado do atentado a bomba que decepou a mão de um torcedor do Criciúma em jogo contra o Avaí teve pedido de habeas corpus negado. Desembargador Alexandre D´Ivanenko negou o pedido de liberdade provisória feito pelos advogados. Guilherme que é sobrinho do ex-governador Eduardo Pinho Moreira está no presídio Santa Augusta, em Criciúma, junto com Juliano França e Franklin Roger Pereira, outros dois acusados de participar do atentado.

Rádio diz que Tirofijo está na Venezuela

Chefe supremo das FARC, Marulanda estaria doente na Venezuela

A mesma rádio colombiana RCN está informando também que a mobilização de tropas da Venezuela para a fronteira com a Colômbia teriam o objetivo de proteger o líder máximo das FARC. Manuel Marulanda, conhecido como Tirofijo, cujo nome verdadeiro é Pedro Marín, estaria escondido na Venezuela perto da fronteira.
Segundo a RCN Tirofijo estaria doente e o deslocamento de batalhões do exército de Chaves para a fronteira teria o objetivo de impedir que a Colômbia faça com Marulanda o que fez com Reyes em território equatoriano. A Colômbia além do superior poderio bélico na região tem mais experiências belicosas que qualquer um dos vizinhos. Vive em guerra permanente com grupos guerrilheiros. Tem know how de guerra e a invasão do Equador, na verdade, pode ter sido mais para intimidar a Venezuela. O Uribe não é "boca grande" como o Cháves mas é tão ou mais belicista.

Falou demais agora não adianta chorar

Radio colombiana Cadena Nacional RCN, divulga informações de "relatórios de inteligência" dando conta de que telefonema de Chaves para Raúl Reyes das FARCs permitiu a localização e morte do terrorista. Segundo a RCN a ligação aconteceu no dia 27 de fevereiro logo após a libertação de quatro deputados colombianos seqüestrados há cerca de sete anos.
O "emocionado" telefonema de Chaves para Reyes permitiu a localização do terrorista ainda em território colombiano mas em deslocamento em direção ao Equador onde foi morto.

Barrados em Barajas

Manchete do El País de Madri noticia a reação de autoridades brasileiras ao impedimento de um grupo de 30 brasileiros de entrar na Espanha. Segundo o jornal espanhol o governo brasileiro poderiam tomar medidas recíprocas criando impecílios para a entrada de espanhóis no Brasil.
Os brasileiros foram detidos ao desembarcar no aeroporto de Barajas, Madri, na manhã da última quarta-feira.
O jornal madrilenho cita matéria da edição digital de O Estado de São Paulo onde o ministro Celso Amorim recebe a informação da detenção com "profundo desagrado".
Somente no ano de 2007 a Espanha barrou 3 mil brasileiros. Leia mais.

Preso o Senhor das Armas


Informações contidas no computador de Raúl Reyes,

das FARCs, começa a"render"

A edição global do jornal El País noticia com destaque a prisão do maior traficante de armas do mundo. Representado por Nicolas Cage no filme O Senhor das Armas o russo Victor Bout era um dos bandidos mais procurado do mundo.
Preso em Bangkok, capital da Tailândia, Victor era acusado de negociar com a Al Qaeda, com os talibãs e com as FARC colombiana.
A prisão do russo se deu depois da operação que matou sábado, no Equador, o segundo homem das FARC, Raúl Reyes. Informações contidas no computador de Reyes permitiram o rastreamento do traficante até o país asiático. Telefonema interceptado de Hugo Cháves para Raúl Reyes teria permitido a localização do terrorista morto.
Victor foi preso no luxuoso hotel Sofitel de Bangkok. O russo de 41 anos estaria na cidade desde janeiro período em que teria negociado armas e explosivos com as FARCs. Segundo a Anistia Internacional Victor Bout era o traficante de armas mais poderoso e rico do mundo e negociava com países como Bulgaria, Eslováquia, Ucrânia e nações africanas. Com o colapso do comunismo e o fim da União Soviética, o ex-agente da KGB se dedicou ao tráfico de armas para países em conflito. Victor fala seis idiomas e com o fim da URSS conseguiu escapar da Rússia com um grande arsenal bélico que começou a comercializar.

Senadores contra o ‘spam’


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (5) proposta que proíbe o envio de mensagens eletrônicas não solicitadas por meio da Internet. Estão enquadradas nas regras mensagens massificadas (spams) de natureza comercial ou com qualquer outra finalidade. O infrator poderá ser enquadrado em crime de falsidade ideológica e ficar sujeito a pena de um a cinco anos de reclusão se usar meios que impeçam ou dificultem sua identificação, além de recursos para inibir o bloqueio automático das mensagens ou o rastreamento delas.

O envio das mensagens passa a ser permitido somente em duas situações: mediante expressa autorização do receptor ou quando tiver ocorrido contato anterior entre as partes que possa ter caracterizado a permissão. O principal objetivo da proposta foi regular o marketing eletrônico. O uso do e-mail para fins mercadológicos é legítimo, mas encontra-se comprometido pela atuação abusiva dos spamers. A defesa dos interesses e direitos das vítimas será baseada no Código de Defesa do Consumidor. Quem se sentir ofendido poderá ingressar em juízo individualmente ou de forma coletiva.

Ao enviar mensagens, as empresas deverão enviar seu endereço físico e eletrônico. Além disso, o e-mail deve conter mecanismo que permita ao remetente bloquear novas mensagens. A infração a essas regras pode resultar em multas administrativas de R$ 50,00 a R$ 100,00. Proprietários de bancos de dados não poderão divulgar nem colocar essas informações à disposição de terceiros sem prévia autorização das pessoas listadas. Nesse caso, a multa deve variar entre R$ 500,00 a R$ 1.000,00.

O envio de mensagens com nomes falsos ou burlas ao bloqueio e ao rastreamento dos e-mails fica caracterizado como crime de falsidade ideológica. A proposta contém dispositivo para alterar o Código Penal (DL 2.848, de 1940) e permitir o enquadramento dos infratores nesse tipo de crime.

Sucupira em festa


Como diria uma amiga minha em vez de "vivo 100 e não vejo tudo" ela diz: "vejo tudo e não consigo morrer!"
Pois é, taí o nosso prefeito de São José, Fernando Elias, "nos braços do povo". O povo gosta de sofrer, além de eleger o prefeito ainda tem que carregar mais de 150 quilos no lombo ao melhor estilo Odorico Paraguaçú.
O fato aconteceu no último dia 5 em São José na comemoração pela manutenção do prefeito no cargo. No dia 29 os vereadores de São josé votaram pelo afastamento do prefeito acusado de improbidade administrativa. Mas a Justiça, através do juiz Márcio Schiefler, concedeu liminar no último dia 4, determinando a suspensão do Decreto Legislativo 890, mantendo o hôme na prefeitura. Presentes na festa de volta do prefeito o deputado estadual José Natal Pereira, os vereadores Agostinho Pauli e Clara Bernardes.
No empolgado discurso de volta Fernando Elias afirmou que "os 44 mil votos que nos trouxeram à prefeitura estão aqui representados". Ainda ressaltou que não cometeu nenhuma irregularidade. Então tá!

Expreso da Meia-noite

A jovem joinvillense Angela Wress continua presa na Turquia por tráfico internacional de drogas.
Em janeiro o cônsul honorário do Brasil na Turquia, Silvyo Benbassat, confimava que “o processo de expulsão de Angela Wress já estava encaminhado e que em breve ela teria autorização para deixar aquele país”. Terminou fevereiro e nada aconteceu. A família esperava ansiosa pela expulsão, principalmente porque Angela sofre de problemas cardíacos e precisa de acompanhamento médico periódico. Segundo a mãe, a filha já perdeu 20 quilos desde a prisão.
Angela foi presa em Istambul, em dezembro de 2005 e condenada em janeiro do ano passado por tráfico internacional de drogas. Pegou seis anos, dez meses e 15 dias de prisão. A expulsão só foi autorizada devido ao estado de saúde dela. Existe dúvida se, quando voltar, terá de cumprir o resto da pena no Brasil. (site Espaço Vital)

A Notícia e a involução


Acabo de ler no Blog do Damião o seu "lamento" pelo desmantelamento do jornal A Notícia feita pela máquina de pausterização do grupo RBS.
Também vi o comercial do grupo sobre os 85 anos de A Notícia onde diz que o jornal está "evoluíndo há 85 anos com você".
Ahahahahahah!
É Damião, tem que rir para não chorar! Primeiro eles enxugam a redação, colocam um monte de gente na rua. Depois restringem a sua distribuição praticamente a Joinville e por último vão transformar um jornal standard em um nanico (de tamanho, é claro). Isso sem falar no conteúdo que logo logo estará igual ao DC. Notícias telegráficas. Isso é involuir senhores. O jornal A Notícia, até há pouco tempo, era o melhor e mais bonito jornal de Santa Catarina. Mas, como sabemos, o papel aceita tudo e a propaganda, na maioria das vezes, anda junto com a mentira.

Sontag visita Ponticelli

Encontro, ontem, entre o empresário Antonio Carlos Sontag, presidente estadual do PTB, Carlos Alberto Tabalipa e o presidente estadual do PP, deputado Joares Ponticelli, alinhavou acordo entre as duas siglas com vista às eleições de outubro e também uma coligação para 2010. O PTB está organizado em vários munípios do estado além de ter um bom tempo de televisão.
Ponticelli gostou da visita e disse ter o maior interesse em caminhar junto com o PTB "onde for possível". O presidente do PP afirmou ainda que vai orientar os diretórios municipais do partido para abrirem negociações com os "companheiros" do PTB.

Galileu x inquisição

Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo
A foto é boa e a "matéria" sobre se os dogmas católicos vencerão a ciência, como no tempo da Inquisição, ficou para ser decidida depois. Leia mais sobre a decisão do STF, hoje, sobre a liberação do uso de células-tronco embrionárias em pesquisas.
Tá tudo no blg do Noblat. Beba na fonte

Cláudio Humberto falou com o cara

O americano Kenneth Rijock, da consultoria World Check, ex-"lavador" de dinheiro e hoje consultor do FBI, reafirmou a esta coluna seu informe de 2 de março, alertando para o "perigo de guerra civil" com o envio de armas em "vôos secretos" da TAM para a Venezuela. O senador tucano Arthur Virgílio (AM) fez a denúncia e o ministro Nelson Jobim (Defesa) desmentiu, mas Rijock diz que um "alto executivo" da TAM o informou.

05 março 2008

Filho com dúvidas

Acabo de receber do meu filho Jerônimo que está morando nos EUA o seguinte post:

Pai, o editorial dessa semana da revista TIME levanta uma boa questão, não só para o mundo do jornalismo, como para cidadãos ligados: jornalistas têm o dever de informar os leitores, não de tentar convencê-los em quem votar. Então porquê jornais ainda endossam certos candidatos?
Richard Stengel, editor-chefe da revista, escreve que nas eleições de 2004 para presidente dos EUA, 30% dos jornais em todo o país deixaram claro quais eram seus candidatos preferidos. E esse número provavelmente se repete ou aumenta esse ano, pois vejo editorias pipocando com seus votos, como o THE NEW YORK TIMES explicando para seu público que Hillary Clinton tem o melhor plano para a presidência, ou o DAILY NEWS convencendo aos seus que John macCain é a melhor opção para os republicanos.
Stengel diz que em tempos de extrema desconfiança do público com os meios de comunicação, principalmente dos jovens, que sentido faz endossar esse ou aquele candidato no editorial, quando isso soa (se já não o é) parcial e manipulativo, tão diferente da transparência e imparcialidade com que o jornalismo deveria operar?
"É contraproducente e um anacronismo. Leitores se perguntam: como um jornal pode ser objetivo na capa quando acaba por endossar um candidato no seu editorial? Existe a dúvida de que se o repórter que cobre a campanha de Hillary Clinton pode ser objetivo e transparente se o seu veículo apóia Barack Obama. E eles estão certos."
Me parece um grande retrocesso a toda a teoria da imparcialidade, e a quaisquer avanços que o jornalismo alcançou desde seu início, quando os jornais eram afiliados a partidos políticos.
Isso foi escrito nos Estados Unidos, mas quão diferente é a realidade do Brasil? Talvez pior: enquanto 30% dos jornais aqui falam abertamente sobre suas preferências, no Brasil temos uma mídia rabo-preso e tendenciosa que se disfarça de cordeiro e influencia por subliminação.
Beijo

Querido filho, aqui como aí, é tudo comprado. O governador Luiz Henrique da Silveira acabou de escapar de fininho de perder o mandato exatamente por ser acusado de...distribuir grana para a imprensa em perído pré-eleitoral. Todos sabem de tudo mas fazem de conta que não sabem. Nos EUA a coisa não é tão diferente mas já avançou um pouco. Já existe aí uma tradição de setores da grande imprensa assumirem publicamente o candidato que estão apoiando. Aqui, não existe este tipo de "coragem". Apostam em todos e no final "mamam" em quem vencer. O pior é que o que vence às vezes não foi apoiado pela imprensa mas mesmo assim acaba distribuindo "la plata" para ter a imprensa a seu favor.

Te amo Jê!

Radioatividade e educação

Recebo comentário de Ricardo Menezes, Físico Metrologista da UFSC, sobre a nova lei de Controle para Atividade Radiológica aprovada pelo governador LHS.

Quando do início deste projeto, agora lei, tínhamos a preocupação de garantir, aos catarinenses e as pessoas que por aqui passam, um serviço de saúde, que utiliza de radiações ionizantes, de excelente qualidade, garantindo a eficácia do tratamento, bem como, a segurança para quem utiliza destes tipos de serviços, dos profissionais e da comunidade em geral. Sabemos que nos últimos anos houve uma melhoria significativa na qualidade dos profissionais que trabalham com radiações ionizantes, mas somente isto não é suficiente. Acredito que esta lei reforça de modo significativo as ações da CNEN em Santa Catarina, tendo o Estado Catarinense como parceiro no controle e fiscalização destes produtos e equipamentos.
Mas, acredito que o ponto forte desta lei é a questão educativa. Os catarinenses devem saber, começando pelas crianças, que a radiação ionizante, se utilizada da maneira correta., é extremamente benéfica ao ser humano. Da geração de energia elétrica aos tratamentos médicos a radiação está presente e que se bem controlada e utilizada não oferece riscos a nossa sociedade. Por isto, um processo educativo, iniciando pelo ensino básico, deve ser modelado e inserido nas nossas escolas para garantir o conhecimento as nossas crianças.
Parabéns,
Ricardo Menezes
Físico Metrologista

Fotos antigas de Florianópolis

Leiteiros, tipos populares de Florianópolis
Os leiteiros, carregando seus produtos provindos do interior da ilha de Santa Catarina em grandes latões, eram tipos populares da cidade de Florianópolis, nos inícios do século XX.

Entre Galileu e a Inquisição

Tribunal da Inquisição pintado por Goya

O STF julga hoje a ação contra as pesquisas com células-tronco embrionárias. O julgamento contrapões enormes forças políticas, científicas e religiosas. O ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles é o autor da ação e representa as forças da igreja católica com um grande histórico de ações contra a ciência e de atrasos para a humanidade.

Leia artigo do jornalista e escritor Janer Cristaldo:
"Em crônicas passadas, eu me perguntava se um católico poderia ser médico. Minha conclusão era pela negativa. De repente, em nome de uma fé obsoleta, o profissional se recusa a terminar com os sofrimentos de um doente terminal que quer morrer. Se recusa a prescrever anticoncepcionais a mulheres que não querem privar-se dos prazeres sexuais e ao mesmo tempo não querem ter filhos. Se recusa a praticar o aborto em uma paciente que sabe que terá um filho anencéfalo. E daí pela frente." Beba na fonte.

Ataque às Farcs foi coisa de profissional

Artigo de Merval Pereira em O Globo de hoje dá uma nova dimensão ao conflito entre Equador e Colômbia. Segundo Merval a operação colombiana que acabou matando o segundo homem das Farc, Raúl Reyes, contou com apoio logístico e tecnológico de comandos norte-americanos que operam em Miami e na região do conflito. Além de um trabalho de inteligência dos Estados Unidos baseado em informações levantadas por satélites e sensores de calor, uso de bombas inteligentes, Merval fala sobre a participação de helicópteros Black Hawk. Beba na fonte.

04 março 2008

Fotos antigas de Florianópolis

Mercado Público de Florianópolis
Interessante foto do interior do Mercado Público de Florianópolis, dos inícios do século XX, quando ainda não existiam os atuais boxes que separam os vendedores, e as mercadorias eram mostradas em perfeito desarranjo.

Recebi de um amigo arquiteto uma coleção de fotos antigas de Florianópolis. As fotos foram recuperadas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e fazem parte do seu acervo. Algumas delas eu já conhecia mas não com essa qualidade.

Volta o assunto da "fôfa"


O deputado Joares Ponticelli (PP), em crítica ao governador Luiz Henrique, voltou a falar "naquele" assunto hoje na assembléia Legislativa.
Ele leu da tribuna nota publicada pelo último número da revista Istoé, na coluna “Brasil Confidencial”, mostrando que o governador catarinense - “que está com seu mandato em sério risco, por abuso de poder econômico na eleição de 2006”, diz a revista -, “tirou R$ 500 mil de um fundo cultural para financiar uma peça da atriz Vera Fischer. Ponticelli destacou que não era esse o único caso: o governo foi “generoso” também com o sobrinho do secretário Ivo Carminati (de Articulação), de Criciúma, que recebeu R$ 1, 5 milhão para fazer um filme chamado “Quebrador de corações”, do qual, aliás, pouco ou nada se ouviu falar.

Brasil estaria enviando armas para Chaves

O líder do PSDB Arthur Virgílio (AM), denunciou hoje à tarde no plenário do Senado que o Brasil estaria enviando armas à Venezuela ilegalmente. Segundo o senador a denúncia estaria no site da Financial Crime Consultant for World-Check, entidade que cuida de monitorar ações belicistas pelo mundo afora:

- Quatro vôos secretos estão programados para irem à Venezuela, através da TAM Linhas Aéreas Brasileiras, transportando 31,5 toneladas de armas de fogo fabricadas no Brasil. O primeiro vôo já partiu carregando 1,5 tonelada de armamentos. E cada vôo adicional está programado para carregar 10 toneladas-, diz o documento, que Virgílio afirma ter recebido de uma fonte “extremamente acreditada”, ligada ao próprio governo Lula.

O blog do Aluísio tem tradução da denúncia. Beba na fonte

Explodiram a Linha do Equador!

Ahahaha sangue frio!

Esta frase de Fidel Castro sobre o ataque ao acampamento dos terrelheiros das Farc é de dar fouxos de risos!

"A sangre fría nadie absolutamente tiene derecho a matar. Si aceptamos ese método imperial de guerra y barbarie, bombas yanquis dirigidas por satélites pueden caer sobre cualquier grupo de hombres y mujeres latinoamericanos, en el territorio de cualquier país, haya o no guerra".

De Chaves, dólares, Uribe, Farc, tráfico, CIA...

'Raúl Reyes' com uma integrante da Juventude
Comunista Chilena. Linda la chilenita!
A foto estava no computador do ex-Raúl.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, vai denunciar o "bufão" Hugo Cháves da Venezuela por "patrocinar genocidas". A denúncia está baseada em documentos encontrados no computador do "terrelheiro" , mistura de terrorista com guerrilheiro, Raúl Reyes, morto quando seu acampamento, dentro do Equador, foi bombardeado por aviões colombianos. Segundo informações do governo colombiano Cháves teria doado 300 milhões de dólares às Farc.
Enquanto a Argentina sai em defesa de Cháves no imblóglio entre Colômbia e Equador o Brasil fica escondido no muro.
Eu quero que tanto as FARC quanto o Cháves se lixem, mas ninguém tira da minha cabeça que o bombardeio "cirúrgico" foi uma operação especial da CIA. Tem as digitais. Das mãos e dos pés! Beba na fonte

Marthinha e a radioatividade

Preocupado com a exposição da população à radioatividade o médico e deputado Antonio Aguiar consegue a aprovação do seu projeto de lei que estabele controle para atividade radiológica.

O governador Luiz Henrique da Silveira sancionou lei estadual proposta pelo deputado Antonio Aguiar,
que dispõe sobre a viabilização de programa de controle de qualidade em proteção radiológica, de acordo com normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
A lei 14.269 define a implantação do mapeamento estadual de atividades de radiologia médica e odontológica, radioterapia e medicina nuclear, bem como a implantação de depósito de rejeitos radiativos e a regulamentação do uso, transporte e armazenagem de fontes de radiação.

Recebo da amiga Marthinha Curial informações sobre a lei e sobre a "viagem" que a lei teve que fazer para finalmente ser aprovada:
Já é lei, o Deputado Antonio Aguiar reapresentou um projeto de minha autoria, feito na época para o então Deputado João Rosa, passou pelas comissões, sendo aprovado e pelo plenário, mas foi vetado pelo ex-governador Amin,com a justificativa de que não tinha a atribuição de delegar sobre o tema.De extrema importancia para os catarinenses pois o uso das radiações ionizantes na maioria das situações não é sério. O projeto tem como objetivo a implemantação de ações de controle de qualidade para o uso adequado das radiações ionizantes no Estado, de acordo com as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear, certamente resultará em melhorias à utilização, descarte e outros aspectos voltados ao setor.A utilização da radiação ionizante, ou até mesmo o contato, comprovadamente possui consideráveis efeitos nocivos à saúde.A proteção radiologica, que se define nas condições tecnológicas e operações que se fazem necessárias parea proteção das pessoas que têm contato com fontes de radiação, como trabalhadores, população e pacientes que necessitam de diagnósticos ou de radioterapia, deve ser vitalmente eficaz. Canga teremos menos vitímas de câncer e outras anomalias provocadas pela radioatividade branca e velada no nosso estado.
Boa semana
Um beijo no seu coração.

Martha

O Grande Dara!

Excelente a entrevista com o repórter fotográfico Dario de Almeida Prado na revista Mural do também fotógrafo Marco César.
Sou suspeito para falar, mas Dario além de grande personagem humana é um exelente profissional. Comprometido, leva a sério todo o tipo de atividade a que se propõe. Além de parceiro de viagens e noitadas convivemos diariamente durante cerca de três anos em uma das aventuras mais fantásticas da minha vida: um documentário sobre a Guerra do Contestado. Dario foi o meu grande parceiro. Culto, nunca perde a oportunidade de dividir com os outros o seu vasto conhecimento de história, literatura, música...enfim, um homem universal.
A matéria nas Revista Mural é imperdível. Vá até a página 22 e se delicie. Beba na fonte

02 março 2008

Da varanda do meu blog

Domingo foi aquela coisa, chove, venta, sai sol, pára tudo e... aí vem mudança. Lá pelas 5 da tarde entrou um vento sul forte com chuva. Meu filho, surfista, apareceu em casa, pegou a prancha pra mar grande e se mandou pro Matadeiro.
- Tá bombando pai!
Me falou. Entendi que tinhas "altas" ondas.
Logo parou de chover, saiu o sol e esse arco-íris aí da foto. Belo fim de tarde.

Projeto de Simon pode acabar com bandidos no Congresso

Exelente o projeto de lei do senador Pedro Simon (PMDB) que obriga a divulgação no horário eleitoral da relação de candidatos que respondem a processos criminais ou por quebra de decoro.
O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça, com parecer favorável do relator, senador Jefferson Peres e será votado no próximo dia 5 de março.

Em seu projeto Pedro Simon pleiteia uma coisa simples: que seja divulgado pelo TSE no horário reservado à propaganda eleitoral no rádio e na TV quem são os candidatos que tem o rabo pendurado na justiça.
Uma prática muito comum hoje no país é qualquer marginal de colarinho branco, preto também, se candidata a um cargo legislativo para usufruir da imunidade parlamentar que hoje funciona como proteção a bandidos e criminosos.

O projeto de Simon tem carater terminativo e, se aprovado na comissão, vai direto para a Câmara sem passar em plenário. Tem uma tramitação mais rápida.
De qualquer forma se o projeto não for aprovado o TSE pode fazer isso por determinação.
Aqui em Santa Catarina, se aprovado o projeto, deixaria muito político de cabelo em pé.
Leia abaixo o projeto do senador.


O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º A Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo:

"Art. 50-A. A Justiça Eleitoral divulgará, aos domingos, durante o período de veiculação da propaganda eleitoral, os nomes dos candidatos que sejam réus em processos criminais ou que respondam a representações por quebra de decoro parlamentar.

§ 1º Para efeito do caput, a Justiça Eleitoral informará o nome ou nomes com os quais o candidato tenha sido registrado, o cargo ao qual concorre, o número do processo e seu objeto.

§ 2º Ao iniciar e ao terminar tal programa, a Justiça Eleitoral informará que os candidatos citados não são considerados culpados até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória, ou até que o órgão legislativo competente decida pela perda do mandato, conforme o caso."

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICAÇÃO

O Projeto de Lei que submeto à consideração de meus ilustres pares tem por objetivo criar um programa semanal, durante o período de veiculação da propaganda eleitoral gratuita, no qual a Justiça Eleitoral informe os nomes de candidatos que respondam a processos criminais ou a representações por quebra de decoro parlamentar.

Trata-se de medida que visa maior esclarecimento sobre a situação jurídica dos postulantes a cargos eletivos, para que o eleitorado possa fazer suas escolhas com mais informação e de forma mais consciente.

É sabido que tais informações, ainda que sejam transmitidas com objetividade, podem ensejar pré-julgamento do candidato pelo eleitorado. Todavia, com essa ressalva deve ser conciliado ao direito do eleitor à informação sobre os postulantes, deverá a Justiça Eleitoral frisar a presunção de não-culpabilidade dos candidatos citados. Tal solução harmoniza os dois valores constitucionais em questão sem prejuízo a qualquer deles.

Essas as razões por que solicito o apoio de meus pares ao presente Projeto de Lei.

Sala das Sessões, em 4 de setembro de 2006.

Senador PEDRO SIMON

Homenagem a Walmor Belz

Cerca de 200 pessoas prestigiaram a homenagem que o Hospital Santa Isabel, de Blumenau, prestou ao cirurgião Walmor Erwin Belz no último dia 27.
Entre amigos, empresários e médicos estavam o ex-senador Jorge Bornhausen, amigo de longa data, e o prefeito João Paulo Kleinubing.
Walmor Belz foi tema de matérias especiais no Jornal de Santa Catarina e no Diário Catarinense deste domingo. Clic aqui e leia as matérias





Acidente aéreo mata presidente da Cota

Acidente aéreo no Rio de Janeiro acontecido por volta das 12 horas de hoje vitimou o empresário catarinense Joci Martins presidente da Cota Empreendimentos Imobiliários, e os empresários Gil, da Superauto e Silvio, ligado ao setor aeronáutico. Além dos empresários morreu também o ex-piloto da Varig Frederico Carlos Xavier de Tolla.
A aeronave, um monomotor Cirrus SR22, de propriedade de Joci, caiu logo após decolar do aeroporto de Jacarepaguá.

Leitores acham que LHS cometeu crime

Acabou hoje a pesquisa sobre se o governador Luiz Henrique é culpado ou não dos crimes eleitorais de que é acusado. Segundo três ministros do TSE ele é culpado. Segundo os 93 leitores do blog que votaram na pesquisa 73 dissera que LHS é culpado, 17 acham que não é e 3 não sabem.
Taí, a grande maioria acha que LHS é culpado, eu também acho!

Casar Valente pauta e Dc faz boa matéria

Manchete do Diário Catarinense deste domingo denuncia o Trem da Alegria de R$ 100 milhões com dinheiro público que o jornalista Cesar Valente já vinha denunciando desde o dia 19 de fevereiro quando noticiou pela primeira vez a ação do Ministério Público.

Leia matéria do DC:
O Ministério Público do Trabalho (MPT) estima que pode chegar a 600 o número de funcionários públicos do Estado beneficiados pela "transposição" de cargos em órgãos do governo entre os anos de 2005 e 2008. Em alguns casos, houve aumento de 654% no salário. Os pagamentos extras, contestados pelo Ministério Público, podem ter custado, em quatro anos, mais de R$ 100 milhões aos cofres públicos - valor suficiente para pagar a restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Beba na fonte