11 outubro 2008

Banqueiros ingleses migram para Serra

"Os pragmáticos banqueiros ingleses, que em 2004 promovem um jantar no castelo dos Rothschild e previram que Aécio Neves seria o futuro presidente do Brasil em 2010, resolveram trocar de candidato. Agora, o preferido deles para a sucessão de Lula é o tucano José Serra, governador de São Paulo. O recado de apoio a Serra foi dado ontem pela publicação que é porta-voz da Oligarquia Financeira Transnacional. A revista britânica The Economist traz na sua última edição um artigo destacando que José Serra saiu fortalecido em sua disputa dentro do PSDB com o governador de Minas Gerais, de olho na escolha da candidatura do partido ao Planalto em 2010: "Serra, que já era o favorito para ganhar a indicação de seu partido, agora parece ainda mais forte". Leia matéria completa no blog Alerta Total. Beba na fonte.

Ex-ditador enjaulado na Argentina


RIO - Numa decisão inédita no país, o juiz argentino Norberto Oyarbide revogou na sexta-feira o benefício da prisão domiciliar (concedido a pessoas acima dos 70 anos) ao ex-ditador Jorge Rafael Videla, de 83 anos, acusado, entre outros crimes, de ser o responsável pelo seqüestro de bebês durante o último regime militar (1976-1983). Pela primeira vez desde a anulação das leis de Obediência Devida e Ponto Final (as chamadas leis do perdão), há três anos, um membro da junta militar que derrubou o governo de Maria Estela Martínez de Perón, em 24 de março de 1976, será levado para uma prisão comum, revela a repórter Janaína Figueiredo em matéria publicada na edição deste sábado do jornal O Globo. Beba na fonte.

Romances, não mais

Por Janer Cristaldo

"É preciso continuar a ler romances, porque são uma boa forma de continuar a interrogar o mundo atual de uma maneira não muito tecnicista. Romances são a minha forma de interrogar. Digo isso porque um escritor não é um filósofo” – declarou o novel Nobel, Jean-Marie Gustave Le Clézio. Há uns trinta anos, eu teria concordado com Le Clézio e assinado embaixo. Hoje, não mais. A última ficção que li foi a última que traduzi. No caso, A Família de Pascual Duarte, de Camilo José Cela, em 1986. Se assim foi, encerrei meu ciclo de leitura de ficções com uma novela soberba. Ou seja, faz 22 anos que não ponho os olhos nesses contos de fadas para adultos, como dizia Nabokov. Leia mais. Beba na fonte.

10 outubro 2008

STF pode derrubar diploma para jornalista

"Dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que vão julgar recurso extraordinário do Ministério Público Federal que questiona o diploma para jornalista, seis já se manifestaram, de uma forma ou de outra, contra a exigência de formação para profissionais de imprensa. Se eles mantiverem posição contrária ao diploma, o número pode decidir o julgamento, marcado para este segundo semestre". Leia matéria completa no Comunique-se. Beba na fonte.

Esses meninos maluquinhos...


Pois foi só eu dar uma nota com a foto do Ziraldo na Kibe, falando maravilhas do colega que o Cesar Valente já vem metendo o pau. A inveja é uma merda! Pois o Cesar apurou que o Ziraldo veio a Florianópolis buscar uma grana do Luiz Henrique. Dele não, nossa! Segundo o Cesar foram R$ 8,5 milhões. Pôrra! Se eu soubesse disso tinha filado a bóia. A Secretaria de Educação de Sc adquiriu 3.764 coleções da maleta "Ziraldo e seus amigos" adotando a coleção em todas as escolas de SC. Pelo cálculo feito rapidamente pelo meu amigo Dario, cada pastinha saiu por módicos R$ 2.240,00. Pastinha cara essa, heim? Leiam aqui o invejoso do Cesar. Coisas da LavanderIlha! Beba na fonte.

Livro bomba: a censura continua!

O editor Nelson Rolim de Moura, da Editora Insular, foi citado em mais uma ação proibindo a publicação do livro "A Descentralização no Banco dos Réus", de autoria de Nei Silva, desta feita pelo ex-secretário do Planejamento e atual presidente da Renaux de Brusque, Armando Hess de Souza. A ação foi impetrada na 3ª Vara Cível da capital e junta-se a outras duas contra a Insular, do ex-governador Eduardo Pinho Moreira e da repórter Márgara Hadlich. Para ler o livro que denuncia LHS e sua quadrilha nos rolos com a re ista Metrópole clique aqui!

PDT: morto e enterrado


Fisiologismo, incompetência e servilismo liquidaram de vez o PDT em Santa Catarina. O fim do partido começou ainda com Leonel Brizola. Centralizador, rodeado de bajuladores incompetentes não permitia o surgimento de novas lideranças na sigla. Com a morte do caudilho o partido ficou na mão do Carlos Lupi, um zero à esquerda, e do Maneca Dias, dois zeros. Maneca, que viveu sempre à sombra de Brizola, na falta do "pai", encostou no Luiz Henrique onde vendeu o PDT por um carguinho de secretária para a sua mulher, a Dalva Dias. O partido que tinha 29 prefeituras em SC acabou com apenas duas. Tá contente agora Maneca?

09 outubro 2008

teste

O blogueiro Carlos Damião depois de entrevistar Ziraldo na rádio Guarujá não resisitiu e veio à Kibelândia comer um kibe. Na foto com um desenho de Ziraldo para a sua filha.

Ziraldo na Kibelândia

Ziraldo, Cristina (Kibelândia), o amigo Dr. Moacir Vigianno e Cláudia Milanez (Melhoramentos)
Neste momento o escritor, jornalista e chargista Ziraldo está matando a saudades de uma legítima refeição árabe-mineira na Kibelândia. Ziraldo está de volta a Floripa para o lançamentoeu último livro, O Namorado da Fada. Toda a vez que vem à cidade, faz questão de vir à Kibelândia e visitar seu amigo e conterrâneo Soares.Ziraldo se diz sócio do Soares. Segundo ele a Kibelândia bombou depois de uma nota sua publicada no jornal o Pasquim. No cardápio tutu-a-mineira com kibe crú. Único restaurante árabe-mineiro do mundo, como batizou o Ziraldo,a Kubelândia continua o reduto florianopolitano de boemios diurnos, políticos, jornalistas e botequeiros a fins.

Do censurado jornal Impacto


Depois das cacetadas no primeiro turno Democratas se abaixam no apoio à Dário!

Ficou claro que foi uma decisão de cúpula. Imposta, naturalmente, pelo que ainda resta de pânico pela desestruturação da Tríplice Aliança registrada com os resultados eleitorais do último domingo. Surpreendendo sua própria militância, que apoiou o discurso, até agressivo algumas vezes, do candidato Cesar Junior do DEM, o partido curvou-se a algum interesse ainda não explicado e resolveu mudar o seu rumo no segundo turno. Leia artigo completo no jornal Impacto. Beba na fonte.


Recebi hoje cedinho do meu amigo Carlão, mas não entendi direito:

Prezado amigo Canga,
Bom dia. Em PRIMEIRO lugar, ops, ato falho, gostaria de te dizer que o peixinho de ontem estava saboroso. Um pouco espinhento, mas muito gostoso. Mas o motivo deste email é outro. Escrevo porque, como acompanho o teu blog diariamente, sei que estás atento aos últimos lançamentos da indústria alimentícia. Assim, tenho certeza que teus leitores terão grande satisfação em conhecer as novas versões do sempre delicioso CHOCOLATE MEIO AMARGO. Provei um de cada, destes que te envio ilustrações anexas hoje e recomendo aquele que traz um FRANGO de brinde. Sensacional. Faça bom proveito.
Um grande abraço do amigo Carlão.

08 outubro 2008

Sinais de amor

Uma intervenção urbana legal, feita por um coletivo chileno. Dica do meu amigo Gato.

Luiz Henrique liquida com PMDB


"É mais fácil um boi voar do que Mauro Mariani ser derrotado em Joinville", frase do governador Luiz Henrique. O boi vôou.

Segundo o deputado Joares Ponticelli as urnas deram um recado ao governador Luiz Henrique:
"conseguiram perder o pleito em Joinville, apesar de toda a estrutura montada em cima do seu candidato (o deputado Mauro Mariani), que ficou atrás até do candidato progressista (deputado Kennedy Nunes) . Ponticelli registrou também a derrota do governador em Araranguá, em Criciúma, uma derrota retumbante”, município que é a base eleitoral do ex-governador e presidente estadual do PMDB, Eduardo Moreira; o insucesso do governador em Lages, cujo atual prefeito, Renato Nunes (PP), derrotou “uma máquina gigantesca” montada pelos aliados do governador".

Eu já acho que o governador destruiu o PMDB. Provavelmente com atitudes planejadas favorecendo os tucanos e os demos apostando na sua candidatura ao senado em 2010. Luiz Henrique conseguiu destruir as três grandes lideranças do seu partido no norte, no oeste e no sul. Lançar Mauro Mariani na aventura de Joinville não pode ser coisa impensada. Liquidou uma liderança emergente, e ainda acabou com o partido na sua região entregando várias prefeituras para os adversários. Herneus de Nadal, o deputado estadual mais votado da história de Santa Catarina, perdeu em quase todos os municípios do Oeste e Meio-oeste, inclusive em Maravilha, reduto histórico dos pemedebistas e da família Maldaner. Recursos do governo só íam mesmo para Chapecó, um agrado para os demos. Criciúma nem se fala. LHS já tinha engolido Pinho Moreira na presidência do partido por influência de Herneus e de Mariani. Agora abandonou os parceiros. Mariano já declarou qem em Joinville vai apoiar Carlitos Mers do PT. Não vai seguir a orientação de LHS. O Pmdb continua a ser o maior partido do estado porém perdeu densidade de votos. Perdeu nas grandes cidades. Encolheu e está sem liderança. Tudo obra do "grande estrategista" Luiz Henrique.

Blog de fotojornalismo

Dois momentos da campanha registrados no blog do Cibils: O folclórico radialista Miguel Livramento sendo levantado por Amin e o encontro com o editor (Insular) Nelson Rolim que mostra o cartaz do livro, A Descentralização no Banco dos Réus, censurado pela justiça.

O Cibils, fotógrafo da campanha de Esperidião Amin, criou um blog para mostrar as fotos feitas durante a campanha eleitoral. O J.L.Cibils Fotojornalismo, embora seja um blog engajado, mostra excelentes flagrantes de personagens e locais da cidade. Vale a pena conferir.

07 outubro 2008

As bailarinas


A "comunista" Gretchen (PPS-PE) afirmou que vai abandonar a política. Candidata à prefeitura de Itamaracá acabou a carreira política com apenas 343 votos. Já a balarina da "pizza", a ex-deputada federal Angela Guadagnin (PT), que ficou conhecida pela chamada "dança da pizza", foi eleita vereadora em São José dos Campos (91 km de São Paulo), no Vale do Paraíba. Ou o povo esquece ou gosta mesmo é de baixaria e de gente debochada. Guadagnin já foi prefeita da cidade entre 1993 e 1996 e deputada federal por dois mandatos consecutivos. Em 2006, dançou no plenário da Câmara para comemorar a absolvição de um colega do PT acusado de envolvimento no mensalão, coreografia que passou a ser chamada de "dança da pizza."

McCain metido em escândalo financeiro


"Barack Obama divulgou ontem um documentário na Internet, no qual vincula seu rival republicano John McCain com um escândalo financeiro do final dos anos 80, conhecido como Keating Five. O magnata Charles Keating era o presidente da firma Lincoln Savings, cuja quebra fez com que mais de 20 mil investidores, a maioria deles de idade avançada, perdessem suas economias. Keating foi declarado culpado de fraude financeira e esteve cinco anos na prisão. É o que nos conta El País". Saiba mais bebendo na fonte.

Denúncia derruba presidente da Funarte

"Matéria do jornal O Globo de hoje aponta favorecimento do presidente da Funarte ao grupo Ágora, do qual é fundador. Além de aprovar o projeto na Lei Rouanet em tempo recorde, o grupo foi favorecido pela Petrobras, sem participar de editais públicos. Classe teatral acusa Celso Frateschi de tráfico de influência. De outro lado, funcionários Fundação Nacional de Artes enviam manifesto ao Ministro da Cultura solicitando demissão do acusado". Beba na fonte.

Dário e os negócios


Depois que Esperidião Amin declarou com todas as letras, na CBN Diário, que não é dono da empresa de ônibus Transol e nem nunca foi, é bem possível que a família Berger passe a Auto Viação Imperatriz para o nome de algum "laranja". Dessa forma, Dário Berger tentaria se livrar de possíveis acusações de misturar negócios da família com dinheiro público. Parece que já existem negócios em andamento nesse sentido ou talvez até concluido. No decorrer do dia terei mais informações. Olho vivo pessoal.

Eleitas 498 prefeitas no Brasil

Ao contrário da nossa Câmara de Vereadores, eleitores de outras capitais e cidades brasileiras elegeram cerca de 500 mulheres prefeitas. Na verdade são, segundo mapa do TSE, 498 mulheres que comandarão suas cidades a partir de 2009. A mulherada representa mais de 9% dos prefeitos eleitos no primeiro turno. Dos 26 estados, apenas Roraima não elegeu nenhuma prefeita. Em São Paulo foram 52 mulheres eleitas; Minas Gerais 50; Bahia 46; Amapá registrou três vitórias femininas e no Acre duas mulheres comandarão o executivo. Houve um crescimento da participação feminina nas disputas políticas em relaçào às eleições de 2004. Aqui em Florianópolis a representaçào feminina desapareceu da Câmara de Vereadores. Perdemos a combativa Angela Albino que se candidatou a prefeita pelo PC do B. Não foi eleita mas fez uma belíssima votação. A Câmara se ressentirá da sua falta.

Em SC
Dos 295 candidatos a prefeitos Santa Catarina elegeu 15 mulheres. O número de mulheres diminuiu também nas Câmaras Municipais. Dos 12.166 candidatos eleitos em SC, 2.370 são mulheres.)

Morastoni no You Tube

Circulando na internet vário vídeos sobre Volnei Morastoni, ex-prefeito de Itajaí, queridinho do governador Luiz Henrique da Silveira. A campanha eleitoral na cidade não foi fácil. O nível foi um dos mais baixos do estado. Talvez só perca para o sul do estado onde o PMDB protagonizou cenas de violência em várias cidades. Em Criciúma a polícia prendeu um rapaz de 23 anos acusado de atentados terroristas com dinamite que logo foi solto por advogados do partido. Sobre Morastoni, um vídeo em especial chama bastante a atenção. É uma gravação de uma conversa telefônica dele com o assessor Normélio Weber. Mostra bem o nível do ex-prefeito e a sua opinião sobre o "povo". Basta entrar no You Tube e colocar o nome Morastoni na busca. Para ver o que o governador Luiz Henrique diz do seu "pupilo" Morastoni clique aqui.

06 outubro 2008

Câmara sem mulheres e gays

Embora com fama de "descolada", sem preconceitos, Florianópolis elegeu uma bancada de vereadores bem conservadora. No sentido da diversidade, os florianopolitanos elegeram apenas um negro. Márcio de Souza. A única mulher vereadora que tínhamos, Angela Albino, se lançou candidata a prefeita e está fora da casa legislativa. Perdemos a oportunidade de eleger um representante da comunidade GLBT. Tiago Silva (PPS), criador da Parada da Diversidade, cotado como representante dos homossexuais, embora bem votado não chegou lá. Se temos algum representante gay na Câmara ainda não sabemos.

Blog, chopp e política na Kibe

Mauro da The Zainer, Cangablog e Mosquito blogueando na Kibe

Taí a Kibelândia informatizada. Durante a tarde reuniu várias pessoas, entre eles jornalistas, onde o cardápio foi discutir as eleições municipais. O bom é que no meio das discussões várias informações eram colocadas diretamente na web por blogueiros presentes. Um deles, recém chegado de Lages, tinha participado da equipe de produção de TV do vencedor Renatinho. Segundo ele, o mote da campanha "alma lageana" virou um bordão repetido em todos os lugares da cidade. Os lageanos realmente se identificaram com a frase. Acompanhada de um gesto com a mão fechada batendo no peito do lado do coração foi um dos fatores que garantiu a vitória, afirmou.

Zeira derruba PMDB em São Chico

Luiz Zeira, do PP de São Francisco do Sul, quebrou a hegemonia de muitos anos PMDB na cidade. Venceu a eleição com diferença de 235 votos. Segundo o amigo Braga Lima, francisquense, o jovem empresário prometeu, em sua comemoração, "ser o melhor prefeito da história de São Chico". Que assim seja!

PP se mobiliza

O Diretório Estadual do Partido Progressista já está mobilizando os seus partidários e lideranças em todo o Estado para apoiar Esperidião Amin em Florianópolis. Segundo o secretário-geral do partido, Aldo Rosa, nesta terça-feira a Executiva estará reunida e centrando esforços para eleger o progressista no segundo turno da Capital.

O irascível Morastoni!

O Volnei Morastoni, que vinha em curva ascendente, segundo as pesquisas, acabou perdendo para o Jandir Bellini, que segundo as mesmas pesquisas vinha em curva descendente em Iatajaí. Enrolado até a raiz dos cabelos com a operação Influenza, Morastoni começou a brigar com o jornal o Diarinhos nos últimos dias da campanha eleitoral. "Perdeu o foco" totalmente. Centrou todo o poder de fogo no jornal, que não era candidato a nada, e esqueceu seu oponente. Segundo informa Cesar Valente, morastoni distribuiu 40 mil exemplares de um jornal, contestando as denúncias do Diarinho, nos últimos momentos da campanha. Enquanto isso Jandir Bellini nadava de braçadas. Dançou! Vai ser cabeça dura assim na casa do chapéu!

Amin começa a bater pesado em Dário

Acabou agora a entrevista com Esperidião Amin na rádio CBN Diário. É surpreendente a mudança de postura do candidato que disputa o segundo com Dário Berger. Amin partiu para o ataque com tudo. Não aliviou nem Luiz Henrique, dizendo que o governador tem que fazer as pazes com a cidade. dar continuidade a via expressa sul e tirar o Cadeião do Estreito. Sobre Dário Berger, Amin levantou a questão da empresa do prefeito, a Casvig, que segundo ele "tem contratos polpudos com o serviço público".

Enriquecimento
Segundo o progressista, o candidato está enriquecendo no serviço público. Em sua entrevista Amin sinalizou o que será o segundo turno: "farei um debate propositivo mas também vou cobrar ", disse Amin. "O governo pagar de R$4 a R$5 milhões para a Casvig não é um projeto do povo de Florianópolis. O dinheiro que vai para as creches e outras obras são migalhas da Casvig, disse Esperidião. Agora, no segundo turno "vamos por tudo a limpo. Como se faz uma obra corretamente. Natas de asfalto sem drenagem, usurpação de obras, tudo isso será distrinchado".
Segundo Amin, no primeiro turno tinha apenas três minutos e agora é taco-a-taco. Tudo igual.
Outro assunto levantado foi a famosa "lenda"da Transol. Amin falou que nunca foi dono e não é dono da Transol. Eu tenho as mãos limpas". Afirmou.

05 outubro 2008

RENATINHO ELEITO! PELADA A CORUJA EM LAGES!

A nova Kibelândia

A Kibelândia, o bar mais antigo do centro de Florianópolis, está repaginado. Além de nova decoração, mesas e cadeiras Tonart, quadros com motivos da cidade e nova iluminação, a Kibe incorporou novos valores tecnológicos como TV de plasma 42 polegadas com DVDs de bossa nova, blus e jazz. Tem mais, sinal wireless para notebook. Redutos de boêmios, políticos, estudantes, intelectuais e jornalistas, a casa, embora mantenha o seu ar cult criou um ambiente tecno possibilitando a migração de blogueiros para o seu reduto. Dois blogs já começaram a operar de lá. Tijoladas do Mosquito e o Canga Blog. A minha ligação com a casa vem de muitos anos. Tive meu escritório de negócios e de produção jornalística por muito tempo na Kibe. Dali durante dois anos produzi o documentário sobre a Guerra do Contestado. Meu quinto jornal, o Costa Leste, foi lançado na Kibelândia, em 1996. Em 1993 representava a uruguaya Sociedad Agropecuária de Servícios (SAS), maior empresa de negócios agropecuários da América do Sul. Com base na Kibelândia tratei dos negócios da empresa no Brasil conseguindo fazer a importação da 35 mil ovelhas. Quando os proprietários da SAS vieram à Florianópolis comemorar o grande negócio não acreditaram. O escritório funcionavava na Kibelândia. O bar e restaurante continua sendo o "único restaurante árabe-mineiro do mundo", como foi batizado no Pasquim, pelo Ziraldo. O bar, hoje, é tocado pela Cristina e pelo Ernani. Ela filha do Soares que durante décadas aturou com galhardia uma turma da pesada está presente quase diariamente no local. Faz parte do acervo cultural da cidade. A Kibe continua com o seu tradicional tutu-a-mineira, kibe cru e frito, pasta de grão-de-bico e, claro, com aquele chope e cerveja geladas! A Kibe fica na rua Vitor Meirelles, atrás dos Correios. É show!


pesquisas...pesquisas

Do atento leitor Cesar Laus recebi, na madrugada, esta interessante nota:

Canga,
Sobre pesquisa, assistindo ao JN, da globo, hoje (4/10), percebi duas coisas interessantes para serem comparadas com as pesquisas aqui de SC - Blu, Joi e Capital. Eram pesquisas de intenção de voto para quase todas as capitais. 1: a margem de erro do Ibope e sempre 50% ou 100% maior do que a do DataFolha; 2. o percentual de indecisos e de não sabe/não respondeu, em nenhuma cidade, foi maior do que 8% - 4% + 4%. Aqui, temos 14% na Capital; 13,2% em Blu e 15,2% em Joi. É mole ou quer mais? Abs

Remember 1979

Registro feito pelo "Velho" Orestes no Encontro Nacional dos Jornalistas em 1979 realizado na Assembléia Legislativa de SC. Da esq/dir.: Canga, Elóy Galotti (morto), a lendária Magali Haise, Ney Vidal, Márcia Filiphi e uma colega da escola de jornalismo.

Comentário do Cesar: Canga, se não me engano a moça que está à direita do Nei é a Márcia Estela Barentin da Costa, que foi aluna do jornalismo da UFSC e depois, por 18 anos, foi professora da Univali (despedida há poucos meses, junto com dezenas de professores, na “limpeza étnica” que fizeram na escola). Mora em BC e é atuante associada do sindicato dos jornalistas.