05 julho 2008

O "caso" do governador

Cada dia que passa aumentam as novidades e o enredo do governo no escândalo da revista Metrópole. Outro dia foi a RBS TV que deu as gravações entre Nei Silva e o secretário do governo e "especialista em criminalística" (kkkkkkk) Ivo Carminatti dizendo que não tinha feito o que tinha feito e que só fez para enganar...amador! Ruim de chinfra! Mas, metido a facão sem cabo! Agora vem o Cesar Valente, que também não deixa este defunto descansar, com entrevista, exclusiva no Diarinho, com Márgara Hadlich ex-funcionária da extinta revista Metrópole e designada (na época dos rolos com o governo), por Danilo Cunha e Nei Silva, para “tocar” o projeto “Descentralização”. A entrevista é ótima. Márgara afirma que há muito privava da intimidade do governador Luiz Henrique, desde os tempos em que ele era prefeito de Joinville. Mas afirma: "Não tive um caso com o governador". Se transou com o governador ou não é outra coisa. Se o governador "bota ovo no mato" ou não é outra coisa. O que nos interessa são os casos comerciais (com dinheiro público em periodo eleitoral) com o governador. Isso ela afirma que teve, e muitos! Mais uma merda no ventildor! Leia a entrevista:

"Ela está no centro de uma das mais graves crises do governo LHS. Márgara Hadlich era funcionária da extinta revista Metrópole e foi designada, por Danilo Cunha e Nei Silva, para “tocar” o projeto “Descentralização”. Todos os contatos com o governo, com o governador e com empresários, depois do início do projeto, foram feitos por ela (que aparece com LHS, nas fotos que ilustram este post, retiradas do livro). “Não sou jornalista, era da área comercial, mas tinha que fazer de tudo, pegar as autorizações, gravar as entrevistas, produzir os textos e levar os bonecos para o governador aprovar”, diz Márgara. Leia entrevista no blog De Olho na Capital. Beba na fonte.

O passaralho americano

Do jornalista Milton Coelho da Graça para o comunique-se.

Muitos companheiros jovens nunca ouviram falar de passaralho, criatura nascida em redações cariocas para definir com bom humor o anúncio de demissões em massa. Imaginário pássaro negro, bico vermelho e recurvado, tipo urubu, foi batisado com um sufixo adequado - política e sonoramente - para descrever com vigor a recorrente ameaça aos jornalistas. Pois o passaralho vem atacando sem pudor as redações norte-americanas, como conseqüência da crise econômica. Achei conveniente informar os companheiros sobre as 150 demissões (restaram ainda 700!)) na redação do Los Angeles Times, um dos quatro ou cinco mais importantes jornais dos Estados Unidos, indicativas dos problemas da imprensa. E que não se limitam apenas à área financeira, como define o próprio editor-chefe do jornal, Russ Stanton, no memorando enviado a toda a redação nesta quarta-feira (2/7). Reproduzo logo os dois primeiros parágrafos, porque tratam de problemas de toda a imprensa mundial, mas o resto do memorando pode também ser acessado (link). Beba na fonte.

Fenaj defende diploma de jornalista

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou hoje (04/07) manifesto da luta em defesa do jornalismo qualificado, democrático e ético. Nesta semana, em audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, representantes da Federação Nacional dos Jornalistas do Distrito Federal (Fenaj) defenderam a necessidade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.Do site Comunique-se.

Leia o manifesto na íntegra:Beba na fonte

04 julho 2008

Cesar e seus leitores


Do blog De Olho na Capital: E o enforcado gravou. Vocês sabem que a RBS tem publicado, na TV e nos jornais, trechos de gravações de encontros e telefonemas, entre o Nei Silva, da revista Metrópole (autor do livro) e autoridades do governo. Um dos que teve conversas gravadas foi o secretário de Coordenação e Articulação, Ivo Carminatti.

Carminatti disse, no Diário Catarinense de ontem, o seguinte:
“A gente trabalha na área criminal há 25 anos. As conversas tinham que dar a ele o sentimento de que era uma negociação conforme ele desejava. Nós damos corda e ele se enforca, esse era o objetivo e a estratégia desenvolvida”.
O leitor, a partir dessa informação, pergunta o seguinte:
“Se o Ivo Carminatti tem razão, que estavam aprontando para o Nei, as gravações não teriam que ser realizadas pelo governo? O enforcado é que gravou? Não entendi”.
Não é o óbvio ululante? Fantástico.

Israelenses treinaram colombianos

Tá no Blog do Noblat: O resgate cinematográfico de Ingrid Betancourt e outros 14 reféns contou com a ajuda de equipes de Israel e dos Estados Unidos. Um grupo de quatro oficiais de alto escalão da reserva israelense treinou durante um ano e meio unidades de elite do Exército colombiano, implantando novas técnicas de combate, coleta de informações e inteligência em campo. Outro grupo de especialistas americanos ajudou o Exército colombiano, mais recentemente, com táticas de inteligência e planejamento, além de fornecer imagens via satélite e ajudar a interceptar o celular da liderança das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A parceria entre Colômbia e Israel foi selada no início de 2007, após a determinação do ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, de buscar novas tecnologias militares com empresas privadas israelenses. O contrato para o treinamento teria custado US$ 10 milhões ao governo de Bogotá, numa negociação intermediada pelo ex-chanceler israelense Shlomo Ben Ami. O general de reserva Israel Ziv foi o responsável por ajudar o Exército da Colômbia a reformar sua unidade de inteligência. Ziv, ex-diretor de Operações do Exército israelense, deixou o uniforme em 2005 para se dedicar à consultoria militar. Ele passou a maior parte do último ano na Colômbia.

Imagens do centro

Catedral Metropolitana e o Palácio Rosado. Florianópolis.

Jornalismo e ética

Do site Comunique-se: "Jornalistas têm diferentes entendimentos do significado de ética, mas estabelecem limites claros do que é uma conduta adequada. Em outras palvaras: um jornalista pode não saber a definição teórica, mas sabe como a ética se aplica ao dia-a-dia. É o que aponta um levantamento feito pela Escola de Comunicação do Comunique-se. A sondagem colheu opiniões de 48 jornalistas da Grande São Paulo, todos atuantes em televisões, rádios, sites e veículos impressos". Leia matéria completa. Beba na fonte.

Interessante o comentário de Luiz Sérgio Lindenberg Nacinovi sobre o assunto:
"Continuo achando bem engraçadas essas ponderações sobre uma ética não adquirida na socialização e sim em cursos de graduação universitária, como se a ética pudesse ser ensinada. A ética se introjeta no contato social e fica difícil isso acontecer num país no qual a sociedade foi massificada com a ética publicitária contida na campanha que instituiu a "lei de Gerson" no país("Tenho que levar vantagem em tudo"), ou os luminares resolveram esquecer aquela famosa campanha de lançamento dos Cigarros Vila Rica, na qual a mídia participou até os cabelos"?

RBSTV "esquenta" escândalo do livro-bomba

Presidente estadual do PP e vice-líder no Parlamento, o deputado Joares Ponticelli disse que a Bancada vai levar ao governador em exercício, desembargador Francisco de Oliveira Filho, um pedido para que a Comissão de Ética do Executivo investigue a conduta do secretário de Articulação Ivo Carminatti, pelo seu envolvimento no caso do livro "A Descentralização no Banco dos Réus", do empresário Nei Silva, da Revista Metrópole. A decisão de pedir a investigação foi tomada após a RBS TV ter tornado público novas gravações de ligações telefônicas entre o empresário - que o Goveno acusa de extorsão - , o ex-secretário do Planejamento, Anselmo Hess e o secretário Carminatti. Nas gravações, os três falariam dos acertos para que Nei pudesse receber o pagamento pelo seu trabalho, que seria a divulgação de propaganda camuflada das "obras da descentralização", enaltecendo as figuras do governador e de seus secretários de Governo. As gravações mostram também que os interlocutores admitem terem pago parte do trabalho e o conflito entre eles e Nei, era quanto o valor que ainda restava a pagar. Até que esses fatos viessem a público, o Governo alegava inexistir qualquer acordo com o empresário, muito menos, pagamentos.
"Como estão vendo, não se trata de devaneio da oposição. Trata-se de uma empresa de comunicação da maior credibilidade mostrando esses fatos. É o Primeiro Ministro do Governo (Carminati) mostrando os serviços de porão", declarou Ponticelli. Acrescentou que, "em qualquer republiqueta de banana esse cidadão já teria pedido exoneração, ou teria sido exonerado. Aliás, se o governador não exonerá-lo depois disso tudo, então é porque está igualmente comprometido", concluiu Ponticelli.

03 julho 2008

A máfia em ação


Da Gazeta de Joinville:


Decisão de mandar móveis para Darci foi em almoço do PSDB

O prefeito Marco Antonio Tebaldi (PSDB) sabia da operação que resultou na entrega de móveis da Prefeitura na Mansão-Comitê do candidato Darci de Matos. O assunto foi tratado em um almoço ocorrido no diretório do PSDB, no dia 23 de junho, em que estavam presentes Marco Tebaldi, Antonio Riva (Presidente da Amae), Cromacio José da Rosa, (Gerente da Secretaria de Saúde), Carlos Roberto Caetano (Presidente do PSDB e chefe de gabinete do prefeito), Wlakiria Lídia Lennert, (secretária executiva do PSDB), e os vereadores do partido, Marco Aurélio Marcucci, Mauricio Peixer e Luiz Bini. Além de se preocupar em dar mais requinte e funcionalidade ao comitê-mansão de Darci, a reunião/almoço tinha como objetivo tentar convencer os vereadores tucanos a aceitar uma coligação com o partido do pastor Giovanni Gonçalves (PTB) tendo este como candidato.

Essa revelação é de Antonio Fernandes Nandi, o homem que denunciou o desvio de móveis da Prefeitura para o comitê de Darci de Matos. Nandi participou da reunião a convite do vereador Luiz Bini e de Antonio Riva: “Eu encontrei eles no Mercado Municipal. A gente tava batendo um papo e eles me convidaram para almoçar”, explicou. Acomodado dentro do ninho tucano, Antonio Nandi, ouviu Carlos Caetano, na frente de todos os presentes, questionar a gerente da Unidade Administrativa da Secretária de Educação Wlakiria Lennert quando os móveis seriam entregues para Darci. Intrigado com o que ouviu, Antonio Nandi saiu do almoço e foi até o comitê eleitoral de Darci de Matos. Permaneceu lá até o final do dia e nada constatou. Na manhã do dia seguinte, dia 22, ele foi novamente até o local, e por volta das 10 horas testemunhou a chegada dos móveis em um caminhão contratado pela Prefeitura.

“A gente tá bem pertinho. Vê o que vai fazer, você pode se arrepender”

O funcionário público Antonio Fernando Nandi revelou também após a publicação das denúncias ele foi procurado por uma pessoa que se identificou como Iran, funcionário da Vigilância Sanitária. Segundo ele, Iran se apresentou como intermediário de Darci de Matos e de Marco Antonio Tebaldi e ofereceu dinheiro para que ele deixasse a cidade.

Nesta semana, Antonio Nandi não atendia o telefone e nem retornava as ligações. Somente depois de muito tempo ele voltou a manter contato. “Dormi em um hotel, estava com medo de voltar pra casa. Estava com medo”. Diz se referindo a pressão que vem sofrendo. Seu temor aumentou quando na noite do dia 1º deste mês foi abordado na Rua Jerônimo Coelho, no Centro, por quatro homens que desceram de um Vectra com placa de São Paulo.

Nandi relata que eles o empurraram contra um muro, revistaram seus bolsos, mas devolveram a carteira com seus documentos pessoais. Em sua opinião, os homens com aparência de seguranças, usando ternos, procuravam algum documento, algo comprometedor. Tomaram seu celular e saíram ameaçando: “Você sabe o que está acontecendo. A gente ta bem pertinho, vê o que vai fazer, você pode se arrepender”. Temendo pela própria vida, Antonio Nandi resolveu contar tudo que sabia. Antônio Fernando Nandi declarou tudo sabendo que estava sendo gravado e se comprometeu em repetir tudo para o Ministério Público.

Bafômetro: um baita negócio

Deu na coluna do Cláudio Humberto. Custam pouco mais de cem dólares nos Estados Unidos os bafômetros pelos quais a Polícia Rodoviária Federal pagou R$ 6.798,53 cada. Conhecido por etilômetro, o modelo Alco-sensor IV (foto), igual ao da PRF, pode ser adquirido no site de compras norte-americano Ebay, acompanhado de maleta, impressora e bafômetro, por míseros U$ 152 (cotação à 00h15 desta quinta-feira). Exatamente igual ao modelo adquirido pela PRF. Há outros modelos ainda mais baratos. Pedro Paulo Bahia, da PRF, tentou explicar o bafômetro 4.400% mais caro: “O processo de importação é negócio e não filantropia”. Ah, bom. O assessor da PRF disse mais: “Se em um fim de semana uma máquina [etilômetro] emitir dez multas, ela já se paga”. É a lógica Óleo de Peroba.

O silêncio do Cháves

"Se a derrota no referendo sobre seu projeto de reforma constitucional, em dezembro do ano passado, foi o principal revés sofrido por seu governo no cenário interno, ontem o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, amargou uma das piores derrotas de sua política externa desde que chegou ao poder, em 1999. A liberação de Ingrid Betancourt e de outros 14 reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) representou, na visão de analistas venezuelanos ouvidos pelo GLOBO, uma histórica vitória para o governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe, e, em contrapartida, um fracasso difícil de digerir para seu acérrimo inimigo na região. Depois de ter participado ativamente da operação que levou ao resgate de vários reféns das Farc, entre eles Clara Rojas e Gloria Polanco, no início deste ano, ontem o presidente da Venezuela não participou da festa". Leia mais no blog do Noblat. Beba na fonte.

Tebaldi sabia dos móveis surrupiados

O jornalão Gazeta de Joinville vem com matéria denunciando a tucanada de Joinville e o prefeito Marcos Tebaldi no caso dos móveis "surrupiados" de uma creche e tranferidos para o comitê eleitoral do candidato Darci de Matos. Esse pessoal todo é da turma do governador Luiz Henrique. Volta e meia estão envolvidos em falcatruas vide a "tiurma" que foi presa em Itajaí no escândalo do porto. Sem falar do envolvimento geral do secretariado do governador com a revista Metrópole que a cada dia se torna mais escandaloso. Parece que está para sair uma nova edição do best selers A Descentralização no Banco dos Réus com atualizações.

"O prefeito Marco Antonio Tebaldi (PSDB) sabia da operação que resultou na entrega de móveis da Prefeitura na Mansão-Comitê do candidato Darci de Matos. O assunto foi tratado em um almoço ocorrido no diretório do PSDB, no dia 23 de junho, em que estavam presentes Marco Tebaldi, Antonio Riva (Presidente da Amae), Cromacio José da Rosa, (Gerente da Secretaria de Saúde), Carlos Roberto Caetano (Presidente do PSDB e chefe de gabinete do prefeito), Wlakiria Lídia Lennert, (secretária executiva do PSDB), e os vereadores do partido, Marco Aurélio Marcucci, Mauricio Peixer e Luiz Bini. Além de se preocupar em dar mais requinte e funcionalidade ao comitê-mansão de Darci, a reunião/almoço tinha como objetivo tentar convencer os vereadores tucanos a aceitar uma coligação com o partido do pastor Giovanni Gonçalves (PTB) tendo este como candidato".
Beba na fonte.

Peemedebista vai defender Nei Silva

O ex-secretário de Estado da Segurança no governo de Casildo Maldaner (1990-1991) e presidente de honra do PMDB de Concórdia, Álvaro José Pille, de 74 anos, confirmou que encaminhou, por intermédio do deputado Moacir Sopelsa (PMDB), um bilhete a órgãos do governo pedindo o pagamento das dívidas com Nei Silva, autor do livro A Descentralização no Banco dos Réus, onde denuncia falcatruas do governo Luiz Henrique da Silveira e sua relação "incestuosa" com a revista Metrópole.

"O Nei falou comigo em Concórdia e se lastimou que estava com dificuldade de receber. Ele anotou os itens dos créditos e eu entreguei a lista para o deputado Sopelsa, que fez o encaminhamento pra que dessem a ele (Nei) uma oportunidade", afirmou Pille em entrevista ao repórter Cavallazzi do DC.

"Ele me pediu e eu disse que podia arrolar. Eu não vou distorcer a verdade, eu não vou mentir. Se é bom ou se é ruim o que eles fizeram é problema deles (do governo e de Nei), nesse mérito eu não entro, né" — afirmou Pille, definindo como "realidade" o teor do capítulo que Nei Silva destina a ele no livro. Beba na fonte.

02 julho 2008

Cai a máscara de Carminatti

Acabou de passar no Jornal do Almoço, da RBSTV, diálogos gravados por Nei Silva, autor do livro A descentralização no banco dos Réus, com o secretário de Luiz Henrique, Ivo Carminatti. A conversa gravada por Nei Silva é "batom na cueca". Carminatti assume que existe dívida do governo com a revista Metrópole, assume que vão pagar mas só tem que definir o valor. Depois do secretário, na maior cara-de-pau, dizer que nunca houve negociação com Nei Silva, agora aparece ele próprio negociando. Mas o mais incrível de tudo foi o que ele afirmou para justificar as negociações gravadas: "estávamos dando corda para ele se enforcar". Conta outra carminatti!

Bebida: lei da tolerância zero vai cair


Alegrem-se bebuns! O ministro do STF, Gilmar Mendes admitiu, ontem, a possibilidade da lei de tolerância zero ser revista. Esta, como a maioria das pessoas estava dizendo, veio para não pegar. A desproporcionalidade da punição era muito grande.

Deputados investigados ameaçam entregar "tudo"

Leio agora na coluna do Cláudio Humberto que parlamentares da base aliada (PT, PDT e PMDB) estão se queixando das ameaças de deputados investigados pela Polícia Federal, que, acusados de irregularidades, exigem “proteção”, sob pena de revelar os “podres” de todos. As ameaças são dirigidas especialmente às cúpulas dos partidos e a parlamentares que participam de comissões importantes como a de Orçamento, onde são freqüentes os casos de corrupção. Tomara que não ganhem proteção e "abram o bico". Aí é ver quem tem "café no bule". Parece piada!

Ministro do STF irritado

O ministro Gilmar Mendes (STF) se irritou com vazamento de informações sigilosas da Polícia Federal e defendeu a criação de uma lei para reprimir com mais rigor os casos que ele considera "abuso de autoridade". Mas o que teria irritado tanto o ministro? Notícias que acabam atingindo magistrados como o caso do ex-presidente do STF, Carlos Velloso, que na semana passada foi convocado para depor em uma delegacia sobre investigações da Operação João de Barro da PF, sobre venda de sentenças. É irritante mesmo!

A pedido

Foto: site Paparazzo
A exuberante Natália Casassola ganhou capa da revista masculina Playboy de julho. As fotos foram feitas por J.R. Duran e o cenário foi a serra catarinense. Estima-se que o valor do contrato tenha chegado a R$ 200 mil e mais R$ 2 por revista vendida. Dá pra tirar a roupa e mais uns R$ 500 mil. Tá bom né?

Pode acabar malandragem de político

Se o Supremo Tribunal Federal (STF) realmente fechar uma brecha na legislação e acabar com o direito de renúncia de parlamentares às vésperas de julgamento poderemos ter uma pequena saneada nos parlamentos brasileiros. Como sabemos, senado, câmara de deputados e de veradores além das assembléias legislativas viraram refúgio de políticos picaretas e enrolados com a Justiça. A imunidade dá uma série de prerrogativas aos parlamentares e uma delas a de que só respondem judicialmente ao STF. Porém o Supremo permite que o político, prestes a ser julgado, renuncie ao mandato fazendo com que seu processo desça para a primeira instância. Aí, é esperar que o processo "se arraste como um moribundo", como diria o governador LHS. Com o fim do direito de renúncia o Supremo evitaria a "fuga" dos políticos. Seria muito bom. É ver para crer.

Greve de ônibus na Grande Florianópolis


É a velha estória de sempre. Ser dono de empresa de ônibus é o maior "mu-mu". Ou repassam aumentos para os usuários ou são subsidiados pela prefeitura. Agora estão todos parados trazendo prejuízos para a população. A greve começou hoje cedo com os ônibus sendo abandonados no centro da cidade perto do terminal. O acesso ao Ticem (Terminal de Integração do Centro) foi totalmente bloqueado, provavelmente, por "cobras-mandadas" dos proprietários das empresas. Eles querem que a Câmara de Vereadores aprove subsídio para o aumento do óleo diesel. Bem, como muitos políticos foram "subsidiado" pelos empresários dos transportes nas últimas eleições, é bem possível que acabem pagando o favorzinho. E vem mais pela frente. Quem votar contra, na próxima eleição não "leva".

Jornalismo: STF suspende obrigatoriedade de diploma

O ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu ontem a necessidade do diploma em jornalismo para exercício da profissão até que o STF julgue definitivamente a polêmica, acatando liminar do procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza. A decisão precisa ser referendada pela 2ª Turma do STF. A data para o julgamento da obrigatoriedade ainda não foi definida. Na liminar, o procurador argumenta que diversas pessoas foram beneficiadas pela decisão da justiça federal em São Paulo e que não poderiam ser prejudicadas até que o Supremo decidisse a questão. Beba na fonte.

01 julho 2008

Os fora-da-lei

"Pernambuco é um desastre do desastre. O que ocorre lá é uma lambança generalizada com apoio político e impunidade. Esses usineiros estão na ilegalidade, são uns fora-da-lei. Pernambuco é o pior estado do Brasil na preservação da Mata Atlântica. Não vamos dar sossego para os usineiros com costa quente política. Acabou a moleza". Palavras do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc após anunciar o resultado da Operação Engenho Verde realizada em Pernambuco. As 24 usinas do estado foram autuadas e multadas em R$ 120 milhões. Entre os crimes de que foram acusadas está o de desmatamento e falta de licenciamento ambiental para furcionar. O que o ministro disse dos usineiros todo o Brasil sabe. Que são uns fora-da-lei protegidos por políticos. Gostaria de saber até onde irá esta rigidez do ministro.

A Daspu na Daslu


Quem diria! A Daslu, loja e grife dos famosos e bacanas de São Paulo, depois de tentar processar a ONG Davida pela criação da grife Daspu, ofereceu uma vitrine à marca das prostitutas para expor suas roupas na loja paulista. A revelação está no livro "Daspu - a moda sem vergonha" do jornalista Flávio Lenz, editado pela Aeroplano.

Os nossos bêbados e os "deles"

A tolerância zero na combinação de direção e bebida, em vigor há 11 dias, causa comentários os mais variados. Engraçado é ver muitos colunistas e gente muito fina reclamando do rigor. São os mesmíssimos que reclamavam de providências para coibir os bêbados ao volante. Havia o limite de 0,6 decigramas por litro de sangue. Só que muitos paspalhos se negavam a submeter-se ao bafômetro (depois etilômetro), saiam bonitinhos e nem enquadrados eram. A multa era ridícula e eles continuavam dirigindo numa boa. A lei endureceu. Os mesmos que queriam uma solução drástica reclamam da drasticidade da solução de agora. Beba na fonte.

Acaba censura ao Jornal da Tarde

"A ordem judicial que proibia o "Jornal da Tarde", do Grupo Estado, de publicar reportagem sobre supostas irregularidades no Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) foi derrubada ontem. O pedido para o fim do veto judicial partiu do próprio Cremesp, que havia representado contra o jornal para tentar suspender a publicação da reportagem". Beba na fonte.

Fenaj denuncia perseguição

"A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná divulgaram comunicado denunciando perseguição do jornal O Diário do Norte do Paraná, de Maringá, contra o jornalista e membro da diretoria executiva do sindicato, Rogério Fischer". De acordo com a nota, “Fischer foi suspenso de suas funções no dia 17/06, numa atitude clara de cerceamento das atividades sindicais, direito assegurado pela Constituição”. Beba na fonte.

30 junho 2008

Vereadores com ficha suja

Transparência Brasil: 13% dos vereadores das capitais têm ficha suja na Justiça

"Pelo menos 89 dos 709 vereadores de capitais estão com problemas na Justiça ou foram punidos por Tribunais de Contas. De acordo com o levantamento do site "Excelências", da ONG Transparência Brasil, o número corresponde a 13% do total. Mas ele pode ser maior, já que em Tribunais de Contas e Tribunais de Justiça de alguns estados não é possível ter acesso, pela internet, a informações sobre processos. Os dados estão no site do Excelências (www.excelencias.org.br), projeto que já conta com informações de todos os vereadores das 26 capitais de estado. As últimas Câmaras incluídas foram as de Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Porto Velho (RO), que sequer possuem site na internet". Leia matéria completa em O Globo Online. Beba na fonte.

Operação Grau Zero prende 61

"Nos dois dias da operação Grau Zero, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a primeira ação nacional em busca de violadores da nova lei seca, ao menos 61 pessoas foram presas em cinco Estados - Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás, Bahia e Minas Gerais -, que divulgaram números parciais. O Rio Grande do Sul foi o campeão, com 22 motoristas detidos, flagrados dirigindo com níveis alcoólicos superiores ao limite legal. O balanço completo será divulgado hoje, pelo Comando da Polícia Rodoviária Federal". Beba na fonte.

Sujou! Varig, Variglog, Anac, Infraero...

O site do jornal O Globo tem matéria quentinha sobre...corrupção. "Vencido o primeiro obstáculo do processo de "salvamento da Varig" em junho de 2006 com a aprovação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Casa Civil da Presidência da República partiu para uma segunda rodada de pressões, desta vez em cima do maior credor público da empresa aérea, a Infraero. Mesmo com a confessa desconfiança de ilegalidade no processo - hoje sabe-se que ocorreu fraude no aval concedido para a venda da VarigLog para a Volo -, o brigadeiro José Carlos Pereira disse que votaria "conforme orientação da Casa Civil", mas tinha sérias dúvidas se esse caminho não significaria um calote de cerca de R$ 740 milhões. O voto aconteceria na assembléia de credores da Varig no mês seguinte, e pavimentaria o caminho para o leilão da Varig, que foi comprada pela ex-subsidiária VarigLog.

Esse jogo de pressões fica evidente em gravação do dia 26 de junho de 2006, feita durante uma reunião de diretoria da Anac pela então diretora Denise Abreu. O encontro aconteceu dois dias após a tumultuada tarde de trabalho que levou a Anac a aprovar a operação com a Volo, que repassou o controle indireto da VarigLog a sócios estrangeiros, o que não é permitido pela lei brasileira". Beba na fonte.

29 junho 2008

Capa do site do El País

EUROCOPA

España reconquista la gloria 44 años después

Alemanha 0 x 1 Espanha


Espanha é campeã da Eurocopa 2008

Paul Gauguin

Nascido em Paris, Gauguin viveu os primeiros sete anos de sua vida em Lima, no Peru, para onde seus pais se mudaram após a chegada de Napoleão III ao poder. Seu pai pretendia trabalhar em um jornal da capital peruana foi o idealizador da viagem e cabou morrendo em Lima. Quando voltou Paris, em 1855, Gauguin estudou em Orléans e, aos 17 anos, ingressou na marinha mercante e correu o mundo. Trabalhou em seguida na bolsa de valores parisiense e, em 1873, casou-se com a dinamarquesa Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos. Aos 35 anos, após a quebra da Bolsa de Paris, tomou a decisão mais importante de sua vida: dedicar-se totalmente à pintura. Começou assim uma vida de viagens e boemia, que resultou numa produção artística singular e determinante das vanguardas do do século XX. Avida de Paul Gauguin é cheia de aveturas e tropeços. Desde a sua convivência do o "holandês maluco" até suas viagens e longas estadas no Taiti. Em seu livro, O Paraiso na Outra Esquina, o peruano Vargas Losa descreve de forma fantástica a vida de Gauguin e de sua avó Flora Tristã, a primeira mulher libertária da Europa. Vale a pena ler.

"Chacal" aparece com novidades

O lendário terrorista venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, "Carlos" ou "Chacal", preso e cumprindo pena de prisão perpétua na França, faz declarações inéditas sobre o seqüestro e morte do primeiro ministro italiano, Aldo Moro, assassinado pelas Brigadas Vermelhas em 1978. Fazem exatos 30 anos da morte de Aldo Moro que, na época, virou comoção na imprensa mundial e abalou profundamente o regime político italiano. O aparecimento de "Chacal" neste momento, dando detalhes, nomes e sobrenomes em uma entrevista parece reforças a idéia da teoria de conspiração internacional. Segundo o terrorista, Aldo Moro esteve a ponto de ser salvo pelos serviços secretos italianos que negociavam a troca de vários militantes das Brigadas Vermelhas pelo democrata-cristão italiano. Para "Chacal", os brighadist seriam entregues à Organização Pela Libertação da Palestina (OLP) em um país árabe de origem desconhecida. O plano teria fracassado, no dia anterior à morte de Aldo Moro, por culpa de infiltrações da OLP e de agentes secretos italiano. A entrevista de "Chacal" foi concedida à agencia Ansa na prisão de Poissy, onde cumpre pena.

"Carlos Chacal" afirma em sua entrevista que na noite de 8 para 9 de maio de 1978, um avião dos Seviços Secretos Militares Italianos (Simsi) esperava na pista do aeroporto de Beitute o sinal para por em marcha o plano que previa a entrega de vários presos da Brigadas Vermelhas. Dentro do avião estava o coronel Stefano Giavannone, íntimo de Moro, e alguns membros da OLP. A operação teria sido abortada, segundo "Chacal", por culpa de um dirigente político da OLP, Bassam Abu Sharif, que teria falado demais. No dia seguinte o cadáver de Aldo Moro foi encontrado, crivado de balas, no porta-malas de um carro em Roma. "Chacal" afirma que as Brigadas Vemelhas planejavam, na verdade, um triplo seqüestro. Junto com Moro estaria o dono da Fiat, Gianni Agnelli e um juiz do Supremo Tribuna. Outra informação "bombástica" do terrorista é de que a matança da estação de trens de Bolonha, no dia 2 de agosto de 1980, provocada por uma bomba militar que deixou 85 mortos e mais de 200 feridos, "foi obra dos americanos e dos sionistas e das estruturas da Gladio", um grupo terrorista financiado pela CIA. Agentes secretos fizeram explodir, com um pequeno dispositivo, uma grande carga de explosivos que era transportada, naquele dia, por um grupo de militantes palestinos ligados à Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP). O cinematográfico "Carlos", nascido em Caracas em 1949, chamado Ilich em honra a Lenin por seu pai um advogado comunista, foi autor e inspirador de selvagens atentados na Europa nos anos 70 e 80. "Chacal" chegou a ser o centro de uma rede terrorista global que incluía grupos extremistas palestinos, alemães e anarquistas. Foi amante da célebre Magdalena Kopp, integrante do grupo anarquista Baader Meinhoff, durante 13 anos. Na sua conta está debitado o seqüestro de 70 pesoas em Viena, entre eles 11 ministros da OPEP, em 1975. Preso no Sudão em agosto de 1994, foi entregue à França, onde foi julgado e condenado à prisão perpétua em 1997.

Socialismo o...muerte

Artigo de Yoani Sanchéz em seu blog Generación Y (Havana, Cuba) sobre alguns slogans que vão sendo tragados pelo tempo na ex-"ilha de Fidel". A tradução - rebuscada - é minha mas acredito que dá para perceber o sentido da "opinião" de Yoani. O seu blog ganhou, recentemente, o prêmio Ortega y Gasset de jornalismo digital, ofertado pelo jornal espanhol El País. Yoani foi proibida pelo governo cubano de receber o prêmio em Madrid.

"Existem definições e formas de chamar as coisas que se seguem usando por puro automatismo, ainda que pouco exista de realidade que justifique esses apelos. Se continua falando em igualdade social que não consigo encontrar em nenhuma parte, de uma soberania que contrasta com a nossa dependência real dos mercados extrangeiros e de uma ideologia que não assume seus princípios no meio deste "pseudo-capitalismo de Estado".

Podemos seguir com o mesmo cartaz na porta, mas isso não fará com que a realidade se pareça com o que ele anuncia. Por exemplo - na foto acima - uma árvore cresceu e tapou parte da numantina opção "Socialismo ou morte". A vida acabou por ridicularizar a extrema escolha que este slogan nos propunha. Uns grossos galhos com folha verdes cobriram a menção à "la pelona" (morte) e criaram um significado diferente àquele que nos gritavam da tribuna nos anos mais duros do Período Especial".

O amigo de LHs que foi pra jaula

A trajetória do ex-superintendente do Porto de Itajaí, Wilson Rebelo, que após conquistar poder se tornou alvo de duas grandes operações da Polícia Federal

Foto: Rebelo (dir.) com o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni que teve assessores seus presos na Operação Influenza.

Matéria
do repórter Diogo Vargas, para A Notícia, mostra a ascensão e queda do poderoso amigo do governador em Itajaí. Se tiver que fazer jantar de desagravo a cada amigo presos na PF, ao lado do Palácio da Agronômica, como já fez com o dono do Costão do Santinho, LHS pode pode levar o estado à falência. "Em rodas de amigos, reuniões de trabalho, solenidades, na rua, Wilson Francisco Rebelo insistia em fazer sua presença ser notada. Falante, brincalhão, às vezes extravagante, o homem conhecido por influência política e poder em Itajaí foi retirado de cena como o principal alvo de duas grandes operações da Polícia Federal (PF): Iceberg e Influenza". Beba na fonte.

Wilson Rebelo adora dizer que é amigo do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Conhecidos contam que ligava para LHS na frente dos amigos e colocava o telefone no viva-voz para que todos ouvissem a conversa. De fato, ele é um peemedebista tradicional. Mantinha um quadro de Ulysses Guimarães em seu gabinete e liderava campanhas políticas do partido na região. A assessoria de imprensa do governador reconhece que eles têm amizade, aproximação política e que Rebelo trabalhou nas campanhas de LHS. Mas evita comentar sobre as acusações da PF. Beba na fonte.

Por meio do advogado criminalista André Melo Filho, de Florianópolis, contratado para sua defesa, Rebelo negou envolvimento nos crimes apontados pela Polícia Federal. O defensor afirmou que há exagero nas acusações, principalmente em relação à operação Influenza. Beba na fonte.

Sobre a Iceberg, Melo disse que Rebelo reconhece ter ajudado pessoas em busca de aposentadorias, sem cometer irregularidades. Isso teria sido atestado pelo próprio servidor da Previdência que também é acusado no caso. Beba na fonte.

Afastado da superintendência do Porto de Itajaí durante a operação Iceberg, em janeiro, Wilson Rebelo ficou preso por menos de um mês e, para surpresa da Polícia Federal, tudo indica que seguiu desafiando a lei. Com autorização da Justiça, a PF manteve a investigação sobre Rebelo e chegou a mais suspeitas de irregularidades, desta vez diretamente relacionadas ao Porto de Itajaí e também ao Porto de São Francisco do Sul, no Norte catarinense.
Nas conversas, a PF constatou que Rebelo chamava o Porto de Itajaí de a "galinha dos ovos de ouro" e que distribuía os "ovos" a quem contribuísse. Os federais monitoraram pessoas com quem ele manteve relação e desencadearam a segunda ofensiva contra Rebelo: a operação Influenza, batizada assim em referência ao nome do vírus da gripe que também mata galinhas. Beba na fonte.

A transação de um imóvel no valor de R$ 200 mil está entre os negócios de Wilson Rebelo que vão ser investigados, segundo o delegado-chefe da Polícia Federal em Itajaí, Roberto Cordeiro.
A PF apurou que ele teria adquirido o sobrado em Itajaí para uma servidora do porto nomeada assessora de direção por Rebelo em 2 de julho de 2007. A PF suspeita também que os pais da assessora teriam sido beneficiados com aposentadorias fraudulentas obtidas por Rebelo. A investigação acredita ainda que a mulher tenha sido usada como "laranja". Beba na fonte.

Favorecimento a Crivella acaba em tragédia

Como o projeto que favorece o ex-bispo Marcelo Crivella, no Rio, recebeu verba do Ministério das Cidades sem aprovação do Senado – e causou uma tragédia

"As mortes de Marcos Paulo, Wellington e David, os três jovens do Morro da Providência presos por militares, torturados por traficantes e executados com 46 tiros, são a nota trágica de um projeto que nasceu torto e cresceu alimentado por padrinhos ilustres nos bastidores do Palácio do Planalto. Se hoje ele produz um escândalo atrás do outro é porque, desde sua origem, contou com uma combinação de fatores condenáveis: assistencialismo eleitoreiro, arrogância das Forças Armadas e omissão do Estado". Beba na fonte.

Ex-ministro do STF Carloso Velloso intimado pela polícia

O ex-ministro do Supremo Carlos Velloso é chamado para depor na polícia num caso de compra de decisões judiciais

"Às 11 horas da manhã da quinta-feira, um agente da Polícia Federal (PF) bateu à porta do apartamento do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso, em Belo Horizonte. Foi a filha dele, Ana Flávia, quem atendeu. O policial estava ali para entregar uma intimação, destinada ao próprio Velloso. O documento convocava o ex-ministro da mais alta corte judicial do país a comparecer à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, no bairro vizinho de Cidade Jardim. Velloso foi chamado a prestar depoimento numa investigação que começou modesta, destinada a mapear desvio de dinheiro em prefeituras, mas acabou por esquadrinhar um esquema muito maior, com pagamento de propina a autoridades e suspeitas de compra de sentenças judiciais". Leia matéria completa na revista Época. Beba na fonte.