08 novembro 2008

Carro roubado

Publicado originalmente no blog do Mosquito.

S.O.S.O veículo GM/BLAZER com placas AHV 9328, azul escuro, de Gaspar, foi furtado na madrugada do dia 07/11, sexta-feira.

A polícia atendeu a ocorrência por volta das 02h30 na Rua Doutor Nereu Ramos, no bairro Coloninha. O proprietário oferece R$5.000,00 para quer souber do paradeiro do veículo. 8849 9351
Magda

Smurfs armados



O vídeo acima foi chupado do Jornal do Almoço a mostra a última aprontada dos smurfs de São José
Não são poucas as denúncias de abuso de autoridade e violências cometidas pelas guardas muncipais de São José e Florianópolis. Criadas pasra proteger e auxiliar os cidadãos que lhe pagam os salários os "smurfs" como são conhecidos conseguiram, em pouco tempo de atuação, atrair a antipatia da maioria das pessoas. Agem com prepotência o que demontra a falta de preparo para lidar com o público e são vistos, na mairia das vezes multando carros. Agora ganharão o direito de portar armas de fogo. É uma temeridade. É a famosa tragédia anunciada. Prepare-se cidadão!

A favor de Danta, Gilmar se explica, se explica e se explica


Chupado integralmente do blog e agora o que eu faço?.
"Observe no vídeo a explícita irritação do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. O presidente do STF, Gilmar Mendes, ao proferir seu voto favorável à concessão de habeas corpus em favor de Daniel Dantas, ataca a imprensa e dá um grande espetáculo que entrará para a história jurídica do Brasil. Ele criticou a forma com que o assunto foi tratado na época. Ao mostrar matérias de revistas e blogs, disse que a imprensa tenta desmoralizar o Supremo. Nove ministros votaram a favor da concessão do habeas corpus. O ministro Marco Aurélio Mello foi o único a votar contra. Para ele, o caso deveria ter sido julgado em instâncias inferiores antes de chegar ao Supremo. Segundo Marco Aurélio, "as peças do juiz Fausto Martins de Sanctis foram muito bem elaboradas". O caso se refere às prisões de Daniel Dantas efetuadas pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que ainda vai dar muito o que render. A quialidade do vídeo não é das melhores, mas foi o máximo que eu pude fazer".

Protógenes desafia amigos de Dantas para duelo

"O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, ex-coordenador da Operação Satiagraha reclamou nesta sexta-feira das buscas e apreensões em sua casa e na de seu filho, realizadas pela Corregedoria-Geral da Polícia Federal. Ele revelou que chegou a pensar na quinta-feira em pedir demissão da PF. Nas buscas em Brasília e no Rio, foram recolhidos celulares, pen drives e chips de máquinas fotográficas.

- Eu já disse para eles, se querem me aniquilar, marquem dia e horário, que eu vou comparecer. Cortem os pedacinhos e joguem no oceano Pacífico, para que eu não volte para perturbar vocês. Se eu fizesse (pedisse demissão) estaria obedecendo ao que este poder corrupto avassalador que está instalado no país quer que eu faça - disse o delegado, em palestra em uma universidade particular de Brasília". Leia matéria completa em O Glogo. Beba na fonte.

PSDB expulsa tucano pulador de galho




"Historicamente o radialista Nilson Gonçalves pula de galho em galho sempre que uma melhor oportunidade na carreira aparece a sua porta. Não propriamente a carreira de comunicador, mas a carreira de político profissional. Entre idas e vindas o deputado Nilson Gonçalves (PSDB) já está passando pelo seu quarto partido, mas com as malas prontas para mais um vôo rumo ao ninho do poder. Qual ?? Isso ele ainda não sabe, mas está procurando. Leia matéria completa no Impacto". Beba na fonte.

PF desmente grampo na TV Globo


"A Polícia Federal divulgou nota contestando as informações publicadas na Folha de S. Paulo desta sexta-feira (07/11). Nela, a PF afirma que não quebrou sigilo telefônico sem autorização judicial. O que teria acontecido seria uma requisição para que a Nextel informasse a localização das torres de retransmissão da empresa situadas próximas à Superintendência da PF em São Paulo e a alguns dos endereços alvos da Operação Satiagraha". Leia matério completa no site Comunique-se. Beba na fonte.

07 novembro 2008

“É João Raimundo”


Pouco conhecido em Brasília, até pelo recém afastamento por “Licença Saúde - Particular”, o senador catarinense Raimundo Colombo (DEM) vê inclusive seu nome trocado nos discursos. Na manhã desta sexta-feira (7) o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) chamou o catarinense dos mais variados nomes. Veja o diálogo:

PAULO DUQUE: Colombo de Souza? Raimundo Colombo de Souza?
RAIMUNDO COLOMBO: Não. É João Raimundo Colombo. O “de Souza” é uma homenagem.
PAULO DUQUE: Perdoe-me se errei quando o nomeei “Colombo de Souza”. É João Raimundo.
COLOMBO: Colombo.
PAULO DUQUE: Colombo. Paro aí. João Raimundo Colombo. Desculpe-me V. Exª. Perdoe esta omissão, este engano, este equívoco.

Ricardo Wegrzynovski

Jornalista / Brasília

A visão da mídia em debate

Instalações artísticas para abordar com criatividade a forma como a mídia retrata músicos de rua, lixeiros, drag queens e a discussão sobre o gênero nas profissões foi a forma que os alunos da terceira fase de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá encontraram para expor seus Trabalhos Interdisciplinares deste semestre. Na mostra “O Jornalista e a Representação do Outro”, que vai ser realizada dos dias 10 a 14 de novembro no pátio da instituição, em São José, os alunos irão expor trabalhos que brincam com os sentidos e chamam o público a interagir e debater a forma como certos grupos são vistos pela grande mídia. O objetivo é provocar o espectador a ser elemento crítico na instalação. A iniciativa é dos professores Daniela Pistorello e Sandro Braga, e em anos anteriores alcançou grande repercussão por trazer ao espaço da faculdade uma forma inteligente e criativa de discutir assuntos complexos da sociedade.

Telefone para informações: 9983-6884 (Jaqueline)

Os smurfs estão se armando

"Representantes da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Santa Catarina e da prefeitura de Florianópolis assinam, na manhã de segunda-feira, convênio para a concessão do porte de arma de fogo para a Guarda Municipal de Florianópolis.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Ivan Couto Júnior, com a formalização do procedimento os 150 guardas de Florianópolis já estão autorizados pela PF a portar armas de fogo, mas alguns procedimentos internos ainda devem ser finalizados. Ele acredita que talvez até o fim deste mês os guardas comecem a andar armados". Leia a matéria completa no DC. Beba na fonte.

06 novembro 2008

A raiva do Cesar

Fiquei surpreso com a virulência da resposta que o Cesar Valente deu à minha nota sobre o tal de corporativismo. Não tive a intenção de ofendê-lo. Gosto dele e me considero seu amigo-colega. Acredito que me expressei mal e, em minha nota, lamento que as vezes tenhamos que nos colocar em situações delicadas entre o amigo e os leitores. Tampouco quis usá-lo para satisfazer desejos que não teria coragem de colocar em meu blog. O Cesar me conhece e sabe que "nasci sem medo e em noite de tempestade". Falo na lata de qualquer um o que penso. Não usei em momento algum as palavras vendido e boca alugada, que imagino que o Cesar não seja. Tampouco me considero mais independente ou menos corporativista. Não imaginei que a palavra corporativista fosse causar esse tremendo animus raivosos. Mais tarde o Cesar faz uma "atualização noturna" em seu blog como se o assunto estivesse martelando em sua cabeça e o incômodo o fizesse voltar ao tema e dar "mais um pau". Não era para tanto santa! Quanto ao comentário "comer sabão para peidar bolinhas" achei grosseiro e galinhagem desnecessária.

Figueirense X Congresso

Na tela do computador do senado, durante a sessão, Bornhausen acompanhava o jogo de futebol entre Fluminense e Figueirense. Aproximando a foto, dá pra ver o motivo da aparente tristeza do deputado. O time de Santa Catarina perdia de 1 x 0. Na sessão do Congresso o presidente do senado Garibaldi Alves (PMDB-RN) levou o andamento dos trabalhos no estilo “quem concorda permaneça como está”. Praticamente tudo foi aprovado. O registro foi feito nesta quarta-feira (5) no plenário do Senado, em sessão mista do Congresso.

Ricardo Wegrzynovski (Brasília)

05 novembro 2008

40 anos de 1968

Joan Baez & Bob Dilan

Filhos dos "homi"

A velha frase de pára-choque de caminhão “Não sou o cara mas sou filho dele” vale bem para a dupla que aparece na foto. Filho e neto consecutivamente dos maiores caciques da política Brasileira, Paulinho e ACM Neto vão perpetuando o mesmo DNA na política. Do lado esquerdo o deputado federal Paulinho Bornhausen (DEM-SC), filho do ex-senador homônimo. Do lado direito o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA).

Foto e texto de Ricardo Wegrzynovski
Do caro ouvinte Olsen Jr. para o outro ouvinte Damião.

Do sempre criativo Mauro ferreira da Thezainer

Remédio para a miopia

Recebi do editor Nelson rolim, meu amigo, o convite para o lançamento do livro Fundamentos da Liberdade de Expressão do, não menos meu amigo, jornalista e jurísta João dos Passos. O lançamento é extrememante oportuno nos tempos atuais quando a justiça parece ter sido acometida por um certo tipo de miopia em relação ã Constituição no tocante à liberdade de imprensa. Estaremos todos lá.

Leitores apertam Cesar Valente

O Cesar Valente está levando um sufoco de seus leitores para que diga o nome do jornalista que entrou e se aposentou fraudulentamente no TCE. Seus leitores estão pressionando mas ele está tentando sair pela tangente. Disse que esse caso não é tão importante assim e que tem outros casos mais escabrosos. É uma situação difícil. Convives com o colega diariamente, matém relações cordiais e de amizade e de repente tens que te definir entre a fidelidade aos leitores e a amizade do colega. É fogo. Só que isso é o que nós blogueiros que "botamos a cara para bater" chamamos de corporativismo. Isso é o que denunciamos que acontece entre os pares do Tribunal de Contas, na Assembléia Legislativa nas associações médicas e outras afins. CORPORATIVISMO. E aí como fica? Não achei ainda o material que publiquei no Novo jornal, onde um juiz condenou uma penca enorme de pessoas que haviam entrado pela janela no TC. Vou dar uma olhada agora e assim que encontrar republicarei a matéria. Ali estão todos os nomes e sobrenomes. Azeite!

Monteiro Lobato previu eleição de Obama

No ano de 1926, um visionário brasileiro fazia várias "previsões" que mais tarde se confirmariam. Previu, por exemplo, a radicalização da questão negra nos Estados Unidos, a discussão separatista no Brasil, o voto eletrônico, o teletrabalho, a Internet e suas conseqüências. Falamos de Monteiro Lobato, é claro, e de sua obra mais premonitória, O Presidente Negro ou O Choque das Raças. O livro é surpreendente, primeiro pelo caráter visionário. Lobato prevê um tipo de rediotransmissão que facilitaria a vida dos humanos. Fariam seus trabalhos sem sair de casa. Fala ainda do fim dos jornais impressos pois as informassões seriam "radiadas" diretamente para as casa das pessoas e apareceriam em uma tela luminosa, ou seja, ele previa o surgimento da internet. Leia mais sobre este visonário no blog do Cristaldo". Beba na fonte.

04 novembro 2008

Minhocas na cabeça







O deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ) estava desconcentrado na sessão da câmara de terça-feira (4). Durante mais de meia hora o peemedebista ficou coçando seus poucos cabelos. Incomodado, retirou-se do plenário.


Foto e texto Ricardo Wegrzynovski

Progressistas

Os deputados federais Paulo Maluf e Ângela Amin, ambos do PP, estava lada a lado na sessão desta terça-feira (4). Maluf é um verdadeiro gentleman no plenário. Conversa e mexe com todo mundo. Não foi diferente com a colega de partido, a catarinense Amin.
Foto e texto Ricardo Wegrzynovski (Brasília)

LHS contra piso salarial de professores



Essa é de cabo de esquadro. Não é que o governador Luiz Henrique Viajando da Silveira entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a lei federal que cria o piso salarial do magistério no País, de R$ 950,00. Na assembléia, hoje, o governador já levou "um pau" do deputado Joares Ponticelli: “Luiz Henrique se elegeu prometendo elevar o salário do magistério ao nivel do que recebiam os professores de Joinville na época. Depois de seis anos, além de não cumprir o que prometeu, implantou uma maléfica política de abono que escraviza os professores e agora, entra com Adin contra um dos melhores projetos do Congresso Nacional”, disse o parlamentar.





Ouça aqui o comentário do Mosquito da Globo, Arnaldo Jabor, sobre as eleições americanas. O comentário é uma alucinação.

Humor em Cuba








Capa do jornal de humor-político cubano

Periódiko GUAMÁ

Publikación de Recreo e Instrucción.
Dedikada a los Indios de Amérikaribe

Torpedo musical

Esta eu dedico ao caro ouvinte Damião que, além dos Turtles, gosta dos Monkees.

É o hoje que o "neguinho" aí pode virar presidente dos Estados Unidos. O homem mais poderoso do mundo. Se isso acontecer teremos, no brasil, o surgimento de uma categoria social no meio da direita histérica: As viúvas de McCain.
Na foto Barack Obama com sua avó Sarah Hussein Obama, na Africa.

O sequestro dos uruguaios

"Será lançado na próxima sexta-feira, dia 7, na Feira do Livro de Porto Alegre, o Operação Condor – O Seqüestro dos Uruguaios: uma reportagem dos tempos da ditadura (ed. L&PM, R$ 49).

É um relato de 472 páginas do jornalista Luiz Cláudio Cunha sobre os anos de chumbo da ditadura brasileira, a partir do seqüestro dos uruguaios Universindo Díaz e Lílian Celiberti e seus dois filhos em novembro de 1978 em Porto Alegre - um vôo da Operação Condor que alinhou agentes da repressão do Uruguai e do Brasil numa mesma ação clandestina e ilegal.

Mais do que isso, o livro de Cunha bota lenha na fogueira de um tema que hoje divide o governo Lula: a tortura. De um lado, a Advocacia-Geral da União (AGU), que se dispõe a defender o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, criador e chefe do DOI-CODI do II Exército na fase mais dura da ditadura Médici (1970-74), o centro de torturas da rua Tutóia onde morreram, entre outros, o jornalista Vladimir Herzog e o operário Manoel Fiel Filho". Leia artigo completo no blog do Noblat. Beba na fonte.

Anatel prorroga cobrança de ponto extra


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prorrogou por mais 30 dias a suspensão dos artigos 29, 30 e 31 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes de Televisão por Assinatura. Com isso, as empresas prestadoras de serviço podem continuar cobrando pelo ponto-extra. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (03/11). Na última quinta-feira (30/10), O Conselho Diretor da agência se reuniu, mas não conseguiu chegar a uma decisão sobre a questão. A análise foi interrompida por um pedido de vistas da conselheira Emília Maria Silva Ribeiro. A discussão deverá ser retomada na próxima reunião do Conselho. (Do site Comunique-se).

Leitor de saco cheio

Leitor do Cangablog, usuário do sistema transporte público e assíduo frequentador da rodoviária Rita Maria está revoltado e resolveu desbafar por aqui. O motivo da indignação do cidadão é a falta de carrinhos para transportar bagagem no terminal rodoviário. Segundo ele, tem apenas um (1) carrinho disponível.
-"Claro que quando se consegue encontrar este UM, encontra-se também por trás do veículo, um "prestativo" carregador de bagagens que, claro, ninguém trabalha de graça, por um módico valor levará você, suas malas e pacotes, para conhecer o ambiente e esperar o seu ônibus".

Ele espera que tudo isso mude no verão:
- "Tomara que no verão mude um pouco. Deve mudar. Mais dinheiro, mais carrinhos e mais carregadores.

A medida que ia me relatando o seu problema na rodoviária o leitor foi se exasperando a passou a levantar outros problemas da Capital:
- Queremos ser pólo turístico, mas o sistema de esgoto é uma merda (achei de uma redundância atroz) não existe!
- Queremos ser polo turístico e o trânsito é outra caca. Em dias de jogo agora, com o Avaí na primeira Divisão, estou pensando em me mudar para o Estreito, que a partir do ano que vem deve ficar mais calmo (estaria falando do Figueira na segundona?)
- Aproveita pra perguntar no teu blog quando começa a construção do elevado da seta, para que possamos todos ir para casa sem ter eu que enfrentar aquele nó cego que fizeram ali e que a Polícia Rodoviária insiste em apertar, pois não tem uma estratégia que, pelo menos, ajude um pouco no fluxo de veículos.
Ainda indignado, o leitor criticou o Deter e um funcionário graduado do órgão que identificou como aquele que está sempre com o cabelo cheio de glostora e roupinha a la Augustinho Carrara.
Achei ótimo!

Procurador escancara sujeirada no MP e no TCE/SC

Extremamente reveladora a carta que o procurador Carlos Humberto Prola Júnior enviou para o jornalista Cesar Valente. Mais do que mexer em vespeiro o procurador escancara as corrupções, aposentadorias fraudulentas e as práticas ilegais de colocar gente pela janela para dentro do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de Santa Catarina. Todo sabemos do ninho de apadrinhamento, vistas grossas, processos trancados, facilidades e outras falcatruas que é o TCE/SC. Julgar contas ali virou moeda de trocas e favores políticos, daí as indicações políticas ilegais sem concurso público. Sobre a prática de governadores aposentarem seus aliados ou colocarem ilegalmente nestes órgãos fiz matéria com o nomes e sobrenomes de todos no Novo Jornal (hebdomadário que tive aqui em 1983). Vou dar uma prescrutada nos meus arquivos. Tá cheio de gente boa lá! Pelo jeito nada mudou até hoje. Leia a cartinha completa no De olho na capital. Beba na fonte.

03 novembro 2008

Happy Together

The Turtles

Acordei hoje pensando nesta campanha do novo Focus. Sem dúvida a música, aliada as imagens da fábrica, foi o que mais pegou. Agora vejo a campanha no blog E agora oque eu faço?, do meu amigo Jorge. Repasso pra vocês. Ah! Sobre a banda que canta Happy Together, The Turtles, tenho um documentário para indicar: Uma noite com Jimmy. Um encontro do lider da banda, em Londres, com os Beatles, Rolins e Jimi Hendrix. Foi na véspera do lançamento do Sgt. Pepper's

"Campanha fantástica para o novo Ford Focus. Criado pela JWT, o filme “Fábrica” mostra todos os funcionários que se envolveram na produção e venda do novo Ford Focus cantando Happy Together, composta pela banda The Turtles em 1967. A relação afetuosa entre criadores e “criatura” é finalizada pela frase “A gente nunca foi tão feliz fazendo um carro”, sinalizando a satisfação da montadora com o produto. Para Fábio Brandão, Diretor de Criação da JWT, que assina a criação ao lado de Silvio Medeiros, “a principal qualidade da campanha é que ela retrata uma realidade: quem trabalha feliz, entrega um produto melhor.” A Direção de Cena do filme é de Claudio Borreli, da Killers, e o som é da Sax So Funny. Ypsilon2"

Mostrando a cara

Mais uma blogueira cubana que bota a cara para bater. Não se esconde e contesta o regime ditatorial da dinastia Castro

Traduzo hoje mais um texto da cubana Yoanis Sánchez do blog Genración Y, um dos mais lidos do mundo. Yoanis, além da repressão cubana, enfrenta um grupo de jornalistas que vivem fora de Cuba e não aceitam que a menina seja hoje uma das grandes referências da resistência jovem contra a repressão dentro de Cuba.


"Contra a corrente dos que se escondem e da simulação, alguns blogueiros alternativos temos colocado nossos documentos de identidade junto aos textos que escrevemos.. No meio de tanta máscara auto-imposta, colocar a carteira de identidade me lembra o exibicionista que abre a guarda embora todos saibam o que pensa.Minha impressão digital, meus sobrenomes e até o nome dos meus pais aparecem na cartolina azul que dá fé da minha existência. Para evitar que a polícia se desgaste dizendo-me: - Identifique-se cidadã, já vou adiantando as senhas da minha vida. Isso foi feito também por Cláudia em seu eclético blog Octavo Cerco. Lia em seus “arranques” de Habanemia e alguns outros que revelam seus dados para espantar o medo".

Sobre correntes

Reproduzo aqui, artigo do meu amigo Janer Cristaldo sobre casamento homossexual.

"Leitores querem saber o que tenho contra casamentos homossexuais. Bom, não é que tenha algo contra casamentos homossexuais. Sou contra, isto sim, o casamento. Desde muito novo acreditei que as relações entre duas pessoas deviam depender de sentimentos, não de registro em cartório. Sempre fui hostil à organização familiar e raras vezes freqüentei uma casa de família em minha vida. Preferia encontrar-me, com amigos e amigas, preferentemente em bares ou nas ruas. Sempre vi o casamento como grihões e jamais gostei de portar grilhões".Beba na fonte.

Celesc deixa contribuinte na mão

Leitor do cangablog morador da rua Alvaro Cardozo, Estreito, liga para reclamar da esculhamação que está o atendimento da Celesc. Segundo ele, a sua rua está com lâmpadas queimadas ha 15 dias. Ligou para o platão da Celesc (0800480196) e o atendente simplesmente tirou o corpo fora: - Isso não é conosco. É com a empreiteira.
O leitor reclamou dizendo que a fatura é paga para a Celesc e não para a empreiteira. O atendente também não soube dizer o número da empresa onde o contribuinte deveria se queixar. Conclui, o leitor, que o serviço é péssimo e as empresas públicas estão cada vez mais distantes da população. Já teve a sua residencia arrombada três vezes. Vai cobrar do Pinho Moreira.

Assassinos e torturadores


Interessante a campanha lançada pelo blog Coturno Noturno protestando contra a visita de Raúl Castro ao Brasil. Como sabemos Raúl Castro pertence a dinastia de esquerda cubana. Irmão de Fidel Castro, herdou a Ilha do irmão que anda bastante adoentado. A campanha seria feita com outdoors espalhados pelo país com uma foto de Raúl Castro amarrando um prisioneiro a uma árvore para depois fuzilá-lo. Acho boa a campanha, devemos repudiar assassinos e torturadores. São crimes imprescritíveis. Crimes contra a humanidade. Assim como devemos repudiar a visita do assassino deveríamos também lutar pelo julgamento dos covardes torturadores que espalharam o terror pelo Brasil, torturando e assassinando adversários políticos, no período da ditadura militar.
Só que a campanha do Coronel corre o risco de não dar em nada ou o outdoor acabar ficando imcompreensiível. Com receio de ter problemas jurídicos o Coronel já trocou várias vezes o layout do outdoor. Amaciou tanto que não dá pra entender direito a campanha. Ô pessoal, coragem, né? Bota lá:
CONTRA O PRESIDENTE ASSASSINO E OS TORTURADORES COVARDES!

02 novembro 2008

Processado se manifesta

Caro Canga,

Venho agrardecer publicamente a sua solidarieade. Tomo a liberdade em enviar essa mensagem ao amigo para informar que estou sendo processado. É a ressaca eleitoral, desta vez vinda do Gerson Basso, um verde que amarelou e não amadureceu politicamente. Por uma brincadeira publicada na minha coluna, ele está me processando na área cível e penal. O mesmo ocorre com nosso querido Mosquito, com dois processos aos mesmos moldes.
Assim, caro Canga, pelo que você representa e pela importância do seu trabalho e da sua coluna, me senti no direito de lhe repassar essa informação.
Os homens públicos se sentem intocáveis, não podem ser criticados, avaliados ou cobrados pela população. Quem está na chuva é para se molhar. Brincadeiras, então, fazem parte da vida de políticos. Se envolvem na política, negociam apoios, interesses, cargos e não aceitam o crivo da mídia ou mesmo da população. Esse ano vivemos coisas por aqui. Tivemos censura, blog tirado do ar, jornais apreendidos e, agora, até os nanicos querem ficar blindados, isentos às críticas.Sabes que não tenho rabo preso e nem pretenções políticas. Apenas gosto de compartilhar informações que estão em nosso cotidiano, no meio em que vivo. Compartilho idéias com amigos e colaboradores. Com uma pitada de humor, tento sempre fazer dessa convivência uma maneira de deixar nosso meio social mais agradável. E a resposta é altamente positiva, prá cima como também é a proposta.
Aí sou processado. Deve ser por falta de bom humor ou culpa em cartório. Isso é desagradável. Mas mostra como pensam nossos políticos.

Um abraço
Meira Júnior

O tombo do Gerson Tombasso

Sujou Basso*

Acabei sabedo agora que o arremedo de político Gerson Basso está processando os blogueiros Meira Jr. e o Mosquito. O Dr. Basso se sentiu injuriados pelas denúncias de demagogia, fisiologia e pula-pula no fubá que virou a sua principal característica na política catarinense. Gerson Basso é presidente do PV, foi candidato a vice de Esperidião Amin (PP) em 2006, a vice de Nildão (PT) em 2008 e depois apoiou Dário Berger (PFL, PSDB,PMDB) no segundo turno. Aí não dá pra ser feliz seu Tombasso. Político assim o diabo chuta aos montes. Podias ter um diferencial. Ser honesto com teus correligionários por exemplo. Escolhestes o caminho mais fácil, o da prostituição política. Vais ganhar carguinho na prefeitura? Nunca tivestes muita moral em Florianópolis mas depois das tuas sasaricadas políticas só se escutam as pessoas te criticando e te chamando de picareta. Podes rasgar aquela minha ficha que assinei no PV.

*Ô Mosquito, se quiseres usar a foto coloca o crédito: Montagem do cangablog. Não fica chupando trabalho dos outros na maior que também é sujeira.

Atos de covardia

Interessante esta briga que tá rolando entre os poderes do estado sobre se torturador foi anistiado ou tortura é crime "imprescritível". Mas o mais interessante são os assuntos que vem sendo levantados na esteira das investigações. Histórias que parecem saidas de filmes de espionagem, impensáveis para os comun mortais, surgem com depoimentos, documentos e outras marcas deixadas pela guerra subterrânea que aconteceu na América Latina. Em 1980, em plena abertura democrática no Brasil, grupos de militares argentinos agiam livremente no nosso país, prendendo, torturando e desaparecendo com militantes de esquerda com pleno apoio do exército brasileiro. É o caso do casal argentino Horácio Campiglia e Mônica Binstock presos no Galeão, no Rio de Janeiro. Existe hoje uma pressão internacional para punição de torturadores brasileiros. Em junho deste ano o Ministério Público federal entrou com representações em São Paulo, Rio de Janeiro e Uruguaiana (RS) pedindo a apuração de crimes cometidos durante a ditadura militar. Por incrível que pareça, somente em 1985 o "aparato de inteligência" do exército foi desmontado pelo general Leônidas Pires Gonçalves. Até então esses grupos clandestinos do exército continuavama atuando ao arrepio da lei. Sequestraram, torturaram e mataram. São defendidos hoje por seus pares, é claro, e por formadores de opinião, os direitinha histéricos - como são conhecidos nos meios blogueiros - que, no período da ditadura, ou calaram ou participaram das sessões de primitivismo batendo em gente amarrada. A covardia é a pior das atitudes. O covarde só age quando se encontra seguro. Aí é fácil!

"Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes." (Abraham Lincoln)

Quem canta suas chuvas espanta!


Singin' In The Rain (Oscar Levant) 1952 - Gene Kelly - (Cantando na Chuva)

Acordei tarde. Lá pelas oito e meia. Como sempre, fui dormir tarde. Mas o que mais me chamou à atenção foi despertar com gorgeios, cantares, trinados e...barulho de chuva. Novidade! Parece que pardais, bem-te-vis, sabiás, joão-de-barro e aracuãns perderam a paciência e resolveram cantar mesmo com tempo ruim. Sábias soltam seus trinados dobrados até mesmo com chuva. Isso eu sei. Mas os outros "amiguinhos" da fauna emplumada me chamaram à atenção. Despertei com o alarido das aracuãs aqui nas minhas pitangueiras. As outras respondiam mais de longe e outras de mais longe ainda. As vezes acho que umas respondem da Ilha do Campeche e o som chega em casa como se fosse um eco reverberado. Já ouvi gente falando - Que bicho é aquele que faz uma gritaria de manhã cedo? Que saco!
São aracuãs inculto! É, elas não são fáceis de agradar mas sempre é bom despertar com canto ou até gritaria de algum pássaro. Isso só se valoriza quando não tem mais. Não sei o que aconteceu mas acho que essa cantoria variada no meu despertar, com chuva, é sinal de alguma coisa. Agora mesmo são dez e meia da manhã, continua chovendo, e eles continuam cantando. Será que, como nós, estão de saco cheio com tanta água e, revoltados, tentam expulsar a chuva com trinados? Tô começando a cantar também!