22 março 2008

Morre "Cachao" o Rei do Mambo

Morreu neste sábado um dos músicos mais representativos da música cubana: Israel "Cachao" López. Considerado um dos criadores do Mambo, "Cachao" morreu em Miami aos 89 anos vítima de uma doença renal. Nascido em Havana, o músico ficou famoso na década de 30 como astro do mambo e do jazz latino. Ao lado do irmão Orestes López, "Cachao" produziu inúmeros sucessos e conquistou dois prêmios Grammy, em 1995 e 2005, além de um Grammy Latino, em 2003, junto a outros dois grandes da música cubana, Bebo e Patato Valdez. Hollywood se rendeu ao talento de "Cachao" e lhe deu uma estrela na Calçada da Fama. Em 1993, Andy García fez o documentário "Cachao... Como seu ritmo não há outro".

El pán de los ángeles


Subida ao Calvário (óleo sobre tela) de Luca Giordano pintado em 1685/1686

O jornal El País anuncia a inauguração, em Madrid, do El pán de los ángeles, exposição do acervo da galeria dos Uffizi pela primeira vez fora da Itália. A mostra vai de Botticelli a Luca Giordano com 45 obras da pinacoteca italiana. Veja aqui algumas destas obras. Beba na fonte

Governo nega dossiê conta FHC

A Casa Civil divulgou, hoje, nota negando denuncia da revista Veja de que o governo teria elaborado dossiê de gastos do governo Fernando Henrique Cardoso e estaria chantageando a oposição. Leia no blog do Noblat a nota na íntegra.
A matéria da revista Veja você lê aqui (assinante).

Brasil
Um dossiê feito para chantagear
Para intimidar a oposição, o Planalto usa
documentos com informações sigilosas
sobre as despesas do ex-presidente FHC

Politicália no esporte

Matéria especial do jornalão A Gazeta de Joinville sobre o Joinville Esporte Clube mostra como a ingerência da política partidária pode levar um time de futebol à beira do rebaixamento. A diretoria formada pelo prefeito Marcos Tebaldi, o deputado Darci de Matos e o ex-secretário Norival Silva (aquele um) é a prova disso. Beba na fonte.

Bienais de Arquitetura

Recebo convite do meu amigo arquiteto André Schmitt para coquetel de abertura da primeiras exposições da série Destaques das Bienais de Arquitetura. O evento começa no dia 25 de março, às 19 horas e vai até 8 de abril no CIC com exposição, lançamento de livros e palestras. É promovido pela Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura/SC.

Araguaia: Milicada em polvorosa

Matéria do Jornal do Brasil bota a sangrar ferida sobre atuação do exército na repressão à Guerrilha do Araguaia.

Araguaia - Militar confirma ordem de torturar e exterminar

Vasconcelo Quadros Brasília

Ex-chefe de um dos Grupos de Combate (GCs) responsáveis pela execução de 32 guerrilheiros no Araguaia e araponga do Centro de Inteligência do Exército até 1994, o tenente José Vargas Jiménez tirou do armário revelações que estão causando desconforto e mal-estar nos quartéis: admite e detalha os métodos de tortura usados no período que ele mesmo chama de "fase de extermínio" dos militantes do PC do B e assume a autoria da destruição de todos os documentos sobre a guerrilha que se encontravam no serviço de inteligência de Belém. Além disso, é o primeiro combatente a jogar luzes sobre possíveis locais onde possam estar os restos mortais de alguns dos 58 militantes do PC do B desaparecidos no Araguaia. Beba na fonte.

O poder corrompe...sempre

A revista Veja vem com matéria denunciando o governo Lula de preparar dossiê sobre gastos do governo Fernando Henrique para chantagear a oposição. Pelos documentos levantados pelo governo Lula dá para concluir o que qualquer mortal medianamente informado sabe: o poder corrompe! Beba na fonte. (assinante)

21 março 2008

Relaxa e goza...em Paris


Está na Veja (assinante) na seção Radar. Relato do repórter Lauro Jardim mostra como é pedante esta elitezinha brasileira. Ao lado foto do L´Espace Première da Air France onde viajou a nossa ministra

“Não foi exatamente tranqüilo o início do vôo 455 da Air France que na terça-feira passada decolou de São Paulo para Paris. A responsável pela trepidação foi Marta Suplicy, que ia para a China, com escala em Paris. Ao embarcar, o casal Marta e Luis Favre relaxou e decidiu não passar pela revista de bagagem de mão feita por raios X. Os Favre furaram a fila da Polícia Federal. Vários passageiros se revoltaram. Marta respondeu que, no Brasil, para as autoridades não valem as exigências que recaem sobre os brasileiros comuns. Os passageiros não relaxaram com a explicação. Continuaram a reclamar, mesmo com todos já embarcados. Deu-se, então, o inusitado: o comandante do Boeing 777 saiu do avião, chamou a segurança e disse que não decolaria até que todos os passageiros passassem suas bagagens de mão pelo raio X. Marta Suplicy deixou seu assento na primeira classe (Favre estava na executiva) e dignou-se fazer o que o comandante pediu. Nesse instante, os passageiros ‘relaxaram e gozaram’.

O Anarquista de Bagé e a Sexta-Feira Santa

O desenho acima é de autoria do artista plástico Ige. Ilustrava a última página
de charges políticas do Novo Jornal que circulou por aqui em 1983


O anarquista de Bagé
Há muitos anos, em um churrasco, o Nelsinho (Rolim) me contou essa estória. Morava em Bagé um velho anarquista militante. Esteriótipo perfeito do anarquista italiano mantinha comportamento coerente com a ideologia ou, pelo menos, tentava. O ódio à igreja seria a sua profissão de fé. Combatia os padres e todo o tipo de comportamento ditado pelo catolicismo. Reza a lenda que na Sexta-Feira Santa a figura ficava na porta de igreja convidando os pobres para degustarem um belo churrasco de boi. No domingo de Páscoa o convite mudava: servia coelho no espeto. Criativo esse anarquista!

Cabeça de bacalhau e o cão chupando manga

Hoje a peixaria do Carlão, ali embaixo do Flamboyant da Pequeno Príncipe, estava bombando

Semana Santa. Sexta-feira Santa. Os católicos não abrem mão de um peixe. Os de outras religiões também não comem carne neta época, na maioria dos casos sem saber porque. Os mais abonados comem bacalhau. Os remediados comem abrótea que seria o "nosso" bacalhau.
Para os mais pobres ofereço nas fotos acima a oportunidade única de ver a cabeça de bacalhau que, como diz o dito popular: difícil de ver como cabeça de bacalhau! Na carona já coloco o cão chupando manga que é pra desmistificar, nestes dias de misticismo, certas estórias. Elas existem!

Tiro no pé


Intimação de Leonel Pavan usada como álibi de Luiz Henrique para escapar da cassação de seu diploma no Tribunal Superior Eleitoral revelou-se um verdadeiro tiro no pé. Notícias obtidas com exclusividade pela RBS dão conta de que o TSE confirmou a intimação de Pavan deixando Luiz Henrique de fora. Nesta condição Luiz Henrique perde o direito de ser ouvido para se defender de qualquer acusação nova que venha a surgir. O acórdão assinado pelo Ministro Marco Aurélio Mello, só será publicado na próxima terça-feira mas já avinagrou o feriadão do governador. Em vez de fazer o que mais gosta que é viajar, LHS teve que trabalhar. Reuniu, de emergência, sua equipe jurídica e botou os advogados a pensar em uma forma de recorrer da decisão. Engraçado que o governador e sua equipe de notáveis só pensam em "chincanas jurídicas" para escapar das acusações de crime elitoral e torração ilegal de dinheiro. Jamais se defendem abertamente contestando as acusações. Beba na fonte.

20 março 2008

Da varanda do meu blog


Quinta-feira, véspera de feriado, temperatura amena. O campeche está movimentado, todos os bares tem gente. Muito carro de fora. Da varanda do blog vi a lua cheia subindo. Fiz esta foto com a minha Fujifilm E500 4.1. Com tripé até que ficou boa. Bom feriado leitor.

Guerra do Contestado: novidades no front

Nos anos de 1984 e 1985 produzi com colegas jornalistas (Jurandir P. de Camargo, Dario de Almeida Prado Jr, Augusto Sisson e Ênio Staub) o primeiro documentário sobre a Guerra do Contestado. Na época apareceu por aqui um estudante norte-americano chamado Todd Diacon preparando material para o seu trabalho sobre a Guerra. Convidamos Todd a viajar conosco pela região do meio-oeste catarinense onde andávamos atrás de sobreviventes da guerra, de fotos, depoimentos, documentos, filmes, enfim tudo que pudéssemos resgatar para montar o documentário.
Todd adorou a viagem, recolheu o que foi possível de informação e se mandou de volta para os states. Anos depois recebo a notícia de que seu livro foi publicado e nosso nome figura entre os agradecimentos pela realização do trabalho. Legal.
Em seu trabalho Todd trata com firmeza a questão da chegada do capital internacional à região, com toda a sua força transformadora - para o bem e para o mal. Todd consegue montar um vasto painel dos acontecimentos com uma visão diferente dos nossos historiadores. Interessante. Necessita de tradução. Editoras, fiquem a vontade!

Balão furado


Portadores dos cartões Mastercard enfrentarão problemas. A Redecard, administradora do Mastercard, aumentou em até 20% seus preços de administração sobre as vendas parceladas sem juros. Em protesto, a CDL de Porto Alegre está sugerindo às empresas associadas um boicote contra os cartões. As Lojas Renner já aderiram.

Família Goulart quer indenização dos EUA

Tomada do Forte de Copacabana, no início do golpe de 1964. foto: Evandro Teixeira

Está sendo julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) recurso da família do ex-presidente Jioão Goulart que pede indenização aos Estados Unidos por danos morais e materiais sofridos em decorrência do golpe militar de 1964.
A viúva do ex-presidente João Goulart, Maria Thereza Fontella Goulart, e seus filhos, João Vicente Fontella Goulart e Denise Fontella Goulart, alegam que os Estados Unidos teriam contribuído decisivamente para a ocorrência do golpe militar de 1964, fornecendo suporte financeiro, logístico e bélico e que a participação daquele país foi confirmada em livro publicado em 2002 pelo ex-embaixador norte-americano no Brasil Lincoln Gordon. De acordo com a família de Jango, eles sofreram perseguições, ameaças e dificuldades financeiras após o golpe.
Um pedido de vistas do ministro Sidnei Beneti interrompeu o julgamento. Os votos já proferidos estão mantidos. Dois a um pela manutenção da ação.

IG deleta Paulo Henrique Amorim

Está em todos os blogs: Paulo Henrique Amorim, conhecido como o jornalista mais chapa-branca do país, dançou no IG. Teve sua página Conversa Afiada detonada. Segundo o portal PHA será indenizado e serão cumpridos todas as cláusulas contratuais. O jornalista já não era mais interessante para o modelo de negócios da empresa. Ou seja: o baixinho não tinha audiência e estava dando prejuízo para o IG. Capitalismo é assim. Bobeou dançou.

Em solidariedade PHA o jornalista Mino Carta também se mandou do portal. Só falta eles saírem atirando e dizerem que o IG pertence ao PIG (Partido da Imprensa Golpista)

Feliz Páscoa

Acabo de receber um cartão de Páscoa de uma ex-nora. Queridona. Achei o cartão tão legal que divido com vocês. Deliciem-se.

Montevideo em três momentos

En El Perro que Fuma
Estive em Montevideo há uns dois anos atras. Cidade fantástica. O povo uruguayo é maravilhoso. Estou para conhecer gente mais hospitaleira.
Chegamos de carro num sábado à tarde por volta da 15 horas. Fomos direto ao Mercado do Porto comer uma parrillada (chinchulin, tripa gorda, molleja, timo, sesso, ubre...). Estacionei pela parte de trás do Mercado, ao lado da Aduana. Quase chegando no Mercado encontrei um bar chamado El Perro que Fuma. Boteco de primeiríssima qualidade. Mesa de sinuca, travestis, negros murguentos (de las murgas de carnaval) e bebida. Sobre o balcão um bull-dog de loça com um cachimbo na boca. Ligado na tomada el perro fumava! O bar havia sido fundado por desertores da marinha inglesa em 1908. Provavelmente o boteco mais antigo das Américas. Com tristeza fiquei sabendo que foi fechado pela Intendência de Montevideu por não cumprir "normas".

Com el Negro Poli
Saindo do Mercado, por volta das 17:30 demos uma volta na Ciudad Vieja e fomos em direção a 18 de julio, principal avenida de Montevidéu. Chegando na esquina da 18 com Andes encontro um vendedor de equipamentos para chimarrão e alpargatas de coro. Perguntei o preço das alpargatas e o sujeito chegou bem ao meu lado e lascou:
-Sos el Canga, no?
Levei um susto! Era o Negro Poli, amigo meu de Artigas que há muito morava em Montevidéo. Em 74 estive em seu apartamento na calle Democracia, com meu amigo Uacauã Bonilha. Vinhamos de Buenos Aires em andanças políticas. Soube, naquele dia, que depois da minha saída foram todos em cana, por Tupas. Mala suerte!
Passei uma tarde com o Poli vendendo cuias e bombas de chimarrão. Amigaço!

Los Tupas
No outro dia acordamos cedo e resolvemos caminhar do bairro Pocitos, onde estávamos hospedados, até a famosa feira da Tristán Narvaja. Coisa de duas horas. A feira virou um mercado persa. Se vende de galinhas a livros. Mas o que me chamou a atenção foi a sede central do Movimiento de Liberación Nacional Tupamaros instalada legalmente. Não que não soubesse que estavam legalizados havia anos mas me pareceu muito estranho ver uma placa escancarada com o nome Tupamaros. No tempo que andava por aquelas plagas, apenas citar o nome Tupamaros podia ser motivo para prisão. Sempre o conheci na clandestinidade. Sem medo de ser feliz fiz a foto. Taí!

Engepasa & LHS: "vergonhosa negociata"


Depois de andar dizendo que o Estado devia a fábula de R$ 1 bilhão para o empresário-amigo Álvaro Gayoso Neves Filho, da Engepasa, Luiz Henrique foi a um jantar "festivo" oferecido pelo empresário-amigo para apresentar oficialmente, a outros empresários de Joinville, o nome de Mauro Mariani, seu candidato à prefeitura da cidade. A tal dívida de R$ 1 bilhão foi vista por muitos políticos como tentativa de negociata entre amigos. Não seria novidade. Não tem aquelas negociatas com a empresária-amiga da produtora de vídeo?
“Esse encontro deixa bem claro a vergonhosa negociata que há por trás de toda essa história de R$ 1 bilhão para a Engepasa. Se for concretizada essa negociata, será um verdadeiro crime de lesa-pátria praticada pelo governador, sem a menor cerimônia. É um ato indecoroso, de uma indecência e desfaçatez jamais vista por aqui”, atacou Ponticelli, lembrando que a dívida com a Engepasa, pelos cálculos mais realistas, ficariam em aproximadamente R$ 50 milhões – e não o inexplicável R$ 1 bilhão da conta do governador, valor que ninguém, nem mesmo do Governo, consegue dizer de onde saiu", sapecou o deputado Joares Ponticelli da tribuna da Alesc.

LHS perde o controle do nosso dinheiro

O governo do Luiz Henrique andou atropelando a Lei Orçamentaria e desrespeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal referentes ao ano de 2006. Pois o homem não tem medida: gastou R$ 40 milhões a mais do que arrecadou além de criar um déficit de R$ 193 milhões em contas a pagar.
Isso tudo está no relatório do Tribunal de Contas do Estado e foi denunciado pelo deputado Silvio Dreveck na Assembléia Legislativa.
“A análise feita pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) revela que a construção de um hospital em São Miguel do Oeste, orçada em R$ 44,1 milhões, recebeu R$ 3,37 milhões. Já a implantação de um serviço de oncologia, definida em outra audiência pública e avaliada em mais de R$ 40 milhões, não recebeu recurso algum. A seu favor, o Governo pode dizer que a situação anda difícil e que o dinheiro está curto para cobrir todos os gastos. De fato, pelo que se vê no resultado da execução orçamentária catarinense, as despesas estão mesmo superando as receitas".
Onde anda colocando a nossa grana a gente não sabe. Tem gente adorando a farra.

PP e PT estão "ficando"


Fiquei sabendo que a senadora Ideli do PT andou conversando com o deputado Joares presidente do PP. A conversa foi bem liberal, pelo que me disseram. Nada de amarração nem de casamento obrigatório. Tipo namoro moderno ou como preferem outros estão "ficando".
Durante uma hora montaram o mapa das eleições municipais de outubro e procuraram afinidades em cada lugar. Em Itajaí parece que nem ficar vão. Ali o namorado petista (Morastoni) é fiel. Mantém o casamento com Luiz Henrique. Acho que vai pro vinagre!
Já em Criciúma o bixo tá pegando. Ou melhor: é noivado com promessa de casamento.
Querem avinagrar o sonho do homem da TriRadial!
Eu, particularmente, sempre achei que PT e PP tinham afinidades ideológicas. Taí!

É ruim essa NET !

Desculpem a ausência. A NET mais uma vez me deixou na mão. Eu e mais de 2 mil pessoas na região segundo informações da própria. Por "problemas técnicos" ficamos sem TV, Telefone e Internet desde ontem por volta das 14 horas.
É amargo o chá da cancorosa!

19 março 2008

Aduana, playa, ovelhas e Saturno

Na rápida passagem por Artigas consegui um tempo para visitar alguns lugares que me trazem boas recordações. Em baixo da ponte da Amizade, que liga Quaraí a Artigas, do lado uruguayo existe um grande parque, bosque, lago, estádio de futebol, churrasqueiras públicas e a Praia dos Castelhanos, La Playa.
Por ali fiz pegas de carros, tomei muito banho de rio, assei muita ovelha e derrubei algumas "capivaras". Agora me daparei com um parque muito bem cuidado e com o antigo prédio da Aduana totalmente restaurado. Ao lado deste prédio está o "porto", lugar onde de madrugada - quando chovia a água do velho rio Quaraí tapava a "Planchada", pequena ponte - fazíamos sinal com uma lanterna para que os boteiros viessem nos pegar. Atravessar o rio no escuro em pequenos barcos a remo era uma aventura fantástica. Algumas vezes algum tronco desgarrado arrastava um bote até a Volta do Perau. Era uma tragédia! De todos os boteiros o mais famoso era o Saturno. Moreno, forte, entroncado e invariavelmente com caña na cabeça. Figuraça!

Celebrando a vida e rindo da morte

Não sei como o assunto caiu na Hebe Camargo e sua amiga a atriz Nair Belo. A viagem era longa, mais de 700 km dentro de uma ambulância e minha mãe, de 86 anos, a caminho de uma angioplastia de urgência não parava de falar. Eu na maca e ela na poltrona do acompanhante. Afinal quando cheguei a Quaraí ela estava há 4 dias em uma cama de hospital. Se negou a viajar deitada. Sobrou pra mim.
Os assuntos eram variados. Sobre a Hebe nos lembramos que ela e a Nair Belo, morta recentemente, não podiam se encontrar em velórios pois olhavam uma para a outra e caiam na gargalhada. Era um vexame!
Chegou uma época que elas se telefonavam, como tinham muitos mortos em comum, para combinar horários de ir aos velórios para que não se encontrassem.
Aí, a mãe me contou que uma vez presenciou um ataque de risos coletivo em um velório em Quaraí. O defunto, não lembrava direito quem era "parece que era um parente do Dr. Prates" me disse.
Contou que o velório seguia normalmente em um clima de Macondo. Comentários sobre a agonia do falecido e outros tipo "morreu como um passarinho", quando de repente chega uma moça com um belo arranjo de flores. Olhou o finado, rezou um pouco, arrodeou o caixão e não encontrou espaço para colocar as flores. Era morto importante, tinham muitas flores.
Ficou aquela situação de falta de espaço e todos perceberam o impasse. A moça, decidida, não teve dúvida: tascou o ramalhete de flores bem no meio das pernas do defunto. "Nos ovos!"
Conta a mãe que foi uma debandada geral. Todos saíram às gargalhadas.
E assim a viagem foi prosseguindo. Minha mãe, a caminho de uma cirurgia, celebrava a vida e ria da morte.

Tupamaros, uísque e Suécia

Dois momentos do jornal que mantivemos - eu e o jornalista
Jurandir Camargo - na fronteira de 1980 a 1983 até a Anistia
Havia chegado de viagem a quaraí (RS) domingo à noite, aquela que demorou 24 horas, fui até o sanatório Gremeda, em Artigas (UY), visitar minha mãe para viajarmos no outro dia a Porto Alegre. Após a visita fui comer um "chivito" e tomar uma pilsen bien helada.
Quando entrei na pizzaria escutei:
- "Pero mirá, el Canga!" Assim me recebeu um velho conhecido de Artigas (Uruguay). José Luiz Ayala era meu conhecido desde a adolescência quando comecei a freqüentar os bailes do Club Uruguay e me enturmar com os "castelhanos" como chamávamos os uruguayos.
Me recebeu de forma amigável e não deixou que pagasse nem as cervejas e nem os uísques que se seguiram.
Acontece que a gratidão que tem por mim vem do ano de 1980. Nesta época eu estava fugindo de um processo na LSN por ter denunciado, no jornal Afinal, um lista de autoridades que mantinham contas bancárias na Suíça. "Exilado", mantinha um jornal na fronteira do Uruguay com o Brasil.
Nesta época seu irmão, Nano Ayala, havia sido libertado da prisão política de Punta Carretas em Montevidéo onde havia sido torturado. Estava com mulher e um filho pequeno em Artigas, na casa dos pais. Pertencia ao Movimento de Libertação Nacional Tupamaros. Nano não podia sair, viajar, passar para o Brasil e não tinha nenhum documento. Estava destruído emocionalmente. Afora, volta e meia era detido e interrogado.
Os pais me procuraram pois sabiam de minha militância no Brasil e de minha ligação com o Movimento de Justiça e Direitos Humanos.
Logo acertamos o baralho!
Fizemos, eu e o jornalista Jurandir Camargo, contato com Jair Krishner em Porto Alegre e contrabandeamos o tupa para o Brasil. Levamos o amigo escondido em um Corcel até Porto Alegre onde chegamos ao clarear do dia. Voltamos imediatamente para Artigas. Nano Ayala foi para o Alto Comissariado da ONU no Rio de Janeiro e depois para a Suécia onde vive até hoje.
Tantos anos depois acabei sendo recompensado pela boa ação. Valeu três pilsen e cerca de...uma garrafa de Johnny. Foi uma noite memorável. Cheia de boas lembranças.

18 março 2008

A favor da Farra do Boi

Pois não é que fiz a pesquisa sobre se você é a favor ou contra a Farra do Boi, achando que a maioria dos meus leitores seria contra e descubro agora que a maioria é a favor!
Pois foi isso que atestou a pesquisa: 56 a favor, 36 contra e 11 que não tá nem aí.
Bem, sei que a maioria dos leitores deste blog são de Florianópolis embora tenha leitores no mundo inteiro. Tenho pesquisa diária do Google que mostra leitores de todos os estados americanos e de vários países da Europa fora a Bahia (eheheh). Já cheguei nestes poucos dias de blog a mais de 8 mil acessos. Entendidos dizem que isso é um fenômeno. Contei com a ajuda do Ricardo Noblat, do Cláudio Humberto, da Lúcia Hipólito e do carlos Damião. Mas sendo a maioria de Florianópolis fico a pensar: serão todos nativos da Ilha?
Pela votação parece que sim.
Interessante!

O Brasil e a emigração

Do artigo do economista Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES, no artigo "Brasil, nação evanescente?", na Folha de São Paulo de hoje:
- Quase 50% da indústria brasileira já é de filiais estrangeiras.
- No setor bancário, um banco estrangeiro disputa a primeira colocação.
- A infra-estrutura vai sendo transferida para concessionários privados.
- Nossos cérebros cada vez mais vão para o exterior.
- Estamos nos convertendo num país de emigração. (valeu Chuva)

Oportunidade

No âmbito da Semana da Europa 2008 será realizado o concurso para a Exposição de Arte Visões da Europa que tem como finalidade estimular jovens artistas brasileiros/as a expressar no seu trabalho a sua visão sobre a Europa. A primeira edição da Exposição Visões da Europa terá como prêmio uma viagem à Europa de cinco dias que inclui o pagamento de diária. O Prêmio TAP 2008 dá a possibilidade ao/à vencedor/a de escolher o seu destino de entre as rotas servidas pela TAP na Europa. Mais informações e regulamento no site http://www.semanadaeuropa.org.br

De rodoviárias e banheiros


Sempre tive prevenção com banheiros de rodoviárias. Dificilmente viajo de ônibus. Sou centauro, só ando de auto. Desta vez, na emergência e como teria que voltar a Porto Alegre de ambulância trazendo minha mãe, peguei um ônibus em Florianópolis com destino a Santa Maria (RS). Das 8 da noite às 7:30 da manhã. Depois, fiz baldeação, peguei outro com destino a Livramento. Levei 6 horas para cobrir 180 km. Parava em todos os lugares. Desci em todos. Visitei todos os banheiros de rodoviárias das pequenas cidade do interior do RS. Limpas e de grátis! A mais suja e pobre de todas, disparado, são os sanitários da rodoviária de Florianópolis. Uma vergonha! Portas sem tricos. Bacio sem tampas e sem papel. Portas riscadas sem pintura. Papel tem que pegar com o encarregado. Suja e fedorenta. Uma vergonha para a pretensa "capital do Mercosul". Argh!

Voltando...

Cerro Palomas na chegada a Santana do Livramento. Linda paisagem.

Caros leitores,
estou em Porto Alegre preparando retorno à Ilha.
Minha viagem, embora cansativa, foi um sucesso! Minha mãe acaba de colocar três "molinhas" no coração e está ótima!
A primeira coisa que falou nesta manhã foi:
- Sergio Antonio, estou com saudades do meu auto.
Ela dirige um Clio, aos 86 anos. fica passando a ponte que separa Quaraí, sua cidade, de Artigas no Uruguay. Pelo jeito vai dirigir por muito tempo. Que bom.
Logo estarei de volta. Perdoem a ausência.
Até já!

16 março 2008

Gelada em Rivera

Após 22 horas de ônibus acabo de chegar a Santana do Livramento. A terra convida a beber um vinho. Aqui temos a Cave Almadém e em Rivera no Uruguai La Cave Juan Carrau. Mas preferi tomar uma Pilsen bem gelada na tradicional Confeitaria City, na calle Sarandi.
Até mais.

Levando no gerúndio

Cheguei em Santa Maria - RS as 7:30 da manhã, tive que esperar até 12:30 para pegar conexão para Santana do Livramento. Fui caminhando da rodoviária ao centro fotografando, turistiando, levando Santa Maria no gerúndio. Domingo de manhã, ruas vazias o que mais me chamou atenção foram oito grupos de índias com seus curumins vendendo cestos de palha e marcela. A caminho de Santana, vou cobrir uma distancia de 180km em 6 horas. Estou claustrofóbico.

Postado por Ana Laura, via telefone.