01 março 2008

Da varanda do meu blog


Caro leitor,
Você deve estar estranhando a lerdeza com que o blog está sendo atualizado. Acontece que sofri um acidente ontem e fiquei com o cotovêlo esquerdo, sou canhoto, prejudicado. A coisa foi meio feia.
Estou (quase) impossibilitado de digitar. Agora fazendo um esforço para colocar algumas informações no blog mas a dor incomoda. Acho que vou dar uma parada e partir para o churra tradicional de sábado. Menos esforço!
Depois da chuvarada de ontem e desta noite nada como um dia de sol!
fiquem (por enquanto) com esta foto da minha varanda. Bom sábado!

29 fevereiro 2008

Críticas à decisão do TSE repercutem na mídia nacional

Continua repercutindo na mídia nacional a decisão do TSE que parou o processo de cassação contra Luiz Henrique da Silveira. O processo, que já tinha três votos pela cassação, voltou ao início depois que os ministros acataram a argumentação de notificar o vice-governador Leonel Pavan.
A mudança brusca na jurisprudência causou "espécie" nos meios jurídicos e políticos do país.
A manifestação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral manifestada em carta e divulgada pelos grandes jornais nacionais continua tendo desdobramentos.
"A decisão cria um precedente que pode ser alegado até por políticos já cassados", afirmou Carlos Moura, secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz.

Já para o juiz eleitoral Márlon Reis presidente da Abramppe (Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais) a decisão do TSE não apenas adiou a votação, que já tinha 3 votos pela cassação, mas estabeleceu na prática a anulação completa do processo.
Na verdade, a decisão do TSE pode estar estabelecendo uma impunidade para praticantes de crimes eleitorais. Existem hoje mais de 400 processos de prefeitos e vice-prefeitos acusados de corrupção eleitoral só nas eleições de 2004.
Depois de O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo repercutirem a decisão e as críticas a ela agora é a vez da revista Veja.
Veja prepara reportagem especial sobre as acusações de corrupção eleitoral contra Luiz Henrique da Silveira. Equipe da revista já está em Santa Catarina levantando informações.

O fracasso da CPI das Ongs

O presidente da CPI das Ongs, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), faz uma tentativa desesperado para recuperar o tempo perdido na CPI com a luta entre o governo e a oposição. Na última terça-feira ele despachou mais de 23 requerimentos para convocação de representantes de Ongs e quebra de sigilo bancário de 14 entidades. Os novos requerimentos, que agora somam 89, devem ser votados na sessão da próxima quarta-feira. Entre os novos requerimentos está um de autoria do próprio senador Raimundo Colombo, para quebrar o sigilo bancário e fiscal da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), de São Paulo. Beba na fonte

Leitor descasca a NET

Este cliente NET se incomodou mas agiu. Buscou todos os caminhos para fazer valer os seus direitos de consumidor. Conseguiu! Descobriu mais informações que, sem dúvida alguma, são de extrema importância para você consumidor:

Luiz Gonçalves da Fonseca

Mais sobre a NET. Felizmente, me livrei desta josta. É claro que através do Procon. Mas, os 60 minutos que esperei para ser atendido valeram a pena!!!


A partir da primeira segunda-feira de junho não será mais permitido às operadoras cobrar valor adicional nas mensalidades de TV a cabo por ponto adicional instalado na casa do usuário. A cobrança será feita por domicílio. A Anatel, agência que regula o setor, entende que não há custo para liberar mais de um ponto numa mesma residência e que o consumidor não deve pagar mais por isso.

Pela regra, as operadoras só poderão cobrar uma taxa única pela instalação de ponto adicional. A mudança na regra já havia sido anunciada pela Anatel em novembro mas agora a agência estabeleceu o mês de junho como o último em que será permitido às operadoras cobrar por pontos adicionais.

Na mesma data entra em vigor regra que dará ao consumidor o direito de suspender o sinal de TV - e conseqüentemente a cobrança de mensalidade - por até quatro meses durante o ano.

A suspensão pode ser solicitada uma única vez por ano, por um período entre 30 e 120 dias.

Os usuários deverão ainda receber desconto nas mensalidades proporcional aos dias e horas em que não houver sinal de TV, o que ocorre em períodos de manutenção técnica ou falha na transmissão por parte da operadora.

A regra diz ainda que, se ocorrer cobrança indevida por parte da operadora, o usuário deverá ser indenizado pelo dobro do valor cobrado irregularmente.

As medidas vão beneficiar quase 30 milhões de assinantes que possuem TV a cabo no Brasil.

Sou assinante da NET, com serviços de TV, Internet (Virtua) e telefone(Embratel). Como volta e meia tenho que telefonar para eles para reclamar de interrupções e outros problemas, acabei percebendo que pago cada uma dessas ligações pelo telefone 40047777. Consultei, então, o contrato de prestação de serviços, disponível no site da NET ( www.net.tv.br), e verifiquei que por resolução da ANATEL, constante do contrato na cláusula 38, a NET teria que disponibilizar a seus assinantes acesso telefônico gratuito 24h. por dia, 7dias por semana.

É mesmo um absurdo completo ter que pagar para reclamar de uma falha na prestação de serviço. Fiz uma reclamação direta na Ouvidoria da NET e não consegui mais que um "vamos encaminhar sua sugestão...".

Aí, registrei uma reclamação formal na ANATEL. Uma semana depois, recebi uma ligação da NET em que atenciosamente me foi "revelado" que há um telefone 0800 para o serviço Virtua e outro para o NET Fone. Ambos não divulgados. Nem no site da empresa, nem em suas faturas.

Portanto, e foi o que declarei à gentil atendente, só eu, por ter exercido o direito de reclamação e esperneado minha cidadania, saberia do número. Pedi então a ela que passasse aos departamentos responsáveis a demanda de publicação e ampla difusão dos telefones obrigatórios.

Os telefones são: 0800 721 00 29 - Net Fone e Net Tv : 0800 701 03 58 - Virtua.

Talvez você possa ajudar nesta divulgação e na reafirmação da necessidade de empresas como a NET no mínimo cumprirem seus contratos.

SCAVURSKA!

Fraude de 30 mi investigado pela PF em SC

A Polícia Federal apreendeu na quarta-feira dois computadores e documentos em dois escritórios, um de advocacia e outro de contabilidade, em Santa Catarina, como parte de investigações para apurar a tentativa de aproveitamento de créditos judiciais inexistentes. A fraude é estimada em R$ 30 milhões. Desde de 2006, empresas catarinenses, de São Paulo e do Paraná utilizavam os créditos, que não podem ser repassados a terceiros, para quitar dívidas tributárias na Receita Federal. Após adquirirem os créditos, as empresas simulavam incorporações com outras empresas inexistentes para enganar o sistema da Receita. Fonte: Site Vide Versus, do jornalista Vitor Vieira, de Porto Alegre.

Quem seria o quarto participante do atentado?

O poder explosivo da bomba que decepou a mão de um torcedor do Criciúma no jogo Criciúma x Avaí, domingo passado é bastante grande. As informações não param de chegar, a polícia está investigando e os mentores do atentado terrorista não param de dedurar uns aos outros. A bomba continua explodindo só que agora em outra área longe do estádio Heriberto Hülse.
Parece que tem mais "gente boa" envolvida no atentado.

A identificação do quarto participante, o motorista que deu fuga em seu carro ao lançador da bomba e que também teria dado abrigo ao transportador da bomba na casa dos seus pais em Criciúma são perguntas que devem ser respondidas pelas autoridades que investigam o caso.

Mesmo com a prisão de três participantes do atentado o caso ainda está longe de ser totalmente elucidado. Vários aspectos ainda devem ser investigados e trazidos a público para que a população e as autoridades tenham pleno conhecimento de quem são as pessoas que cometem esse tipo de crime e de como se comportam na sociedade.
Existem informações de que a bomba foi transportada desmontada e entrou em duas partes com pessoas diferentes no estádio para ser montada lá dentro.

A sociedade quer informações completas sobre o atentado. Acredito que a polícia, que está agindo com rapidez, dentro de pouco tempo informe à população de como foi fabricada a bomba, que tipo de material foi usado, onde foi comprado, quem fabricou, quem transportou, quem deu fuga, quem deu abrigo aos executores do plano e quantas pessoas realmente sabiam e participaram do atentado.

28 fevereiro 2008

Jacaré

Fui até a praia da Daniela, tarde dessas, conhecer um amigo. Já o conhecia por outros amigos que sempre falavam do cara. Foi legal! Afável, cozinheiro de mão cheia, gauchito modesto e com uma mesa oficial de sinuca na mão. Foi uma tarde extremamente aprazível.
Lá pelas tantas ele comentou que três cachorros apareceram mortos no riacho em frente a sua casa.
-Como assim?!
Perguntei, desconfiado de "macumba". Que nada, apenas dois jacarés que moram no riacho e fazem o serviço. Uma média de três a quatro "lulús" por semana.
Me levou no riacho para provar o que havia dito.
Taí a foto de um dos aligator.

Caos na saúde vai parar na Justiça

O Ministério Público de SC ajuizou ação pedindo que a Justiça fixe o número mínimo de médicos, enfermeiras e de profissionais de saúde nos hospitais públicos da grande Florianópolis, e estipule prazo para que o governo do estado cumpra a decisão. Leia mais

Cacau e a bomba

Vou fazer como o Cacau. Toda a vez que dá um "furo" e algum blog ou jornal repercute ele cobra o crédito tipo: a informação é minha, eu dei primeiro!
Pois então vamos lá: o Blog do Cacau deu às 16:59 de hoje o que o cangablog já havia dado às 11:45. A informação completa sobre o terceiro suspeito sobre o caso da bomba que decepou a mão de um torcedor do Criciúma no jogo de domingo.
O blog começou a bombar depois que postei esta informação.
É isso aí bicho!
(Citar o Cacau no blog dá o maior Ibope, eheheh)

Zézo assume presidência do Sebrae SC

Zézo Pedroso, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de SC, assumiu na última segunda-feira, a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Santa Catarina. Zézo assume com o pedido de licenciamento de Antonio Edmundo Pacheco, presidente da Fecomércio.

A BOMBA!

Pois leio no jornais que surgiu o terceiro envolvido no caso da bomba que decepou a mão de um torcedor do Criciúma no último domingo.
A imprensa dá até o nome do envolvido, Guilherme Lacerda, e diz que é funcionário público. Mas as informações acabam por aí. Esqueceram, ou não tiveram tempo, de levantar outras informações que identificariam melhor o "elemento".
O nome completo do acusado de ter passado as bombas para Franklin Pereira, já preso, é Guilherme Augusto Freta Lacerda. Ex-diretor da torcida organizada Mancha Azul, 33 anos, sobrinho do ex-governador Eduardo Pinho Moreira e com um cargo de confiança no governo de Luiz Henrique. Guilherme foi exonerado na noite de ontem pelo governador. Tinha emprego como assessor de Ivo Carminati, Secretário de Estado da Articulação.
Segundo a imprensa a ficha corrida do assessor do secretário Carminati é longa e envolve prisões por estelionato. Guilherme já está preso no presídio Santa Augusta de
Criciúma.

De volta

Leitor!
Não se sinta abandonado. Acabei de chegar de viagem e já estou aqui tentando passar, para vocês, as últimas da política, do esporte, das artes e, agora, da vida social catarinense. Com a nova atribuição de colunista social tenho que me deslocar por cidades do interior do Estado o que me toma tempo. Mas já estou "na lida" e com notícias quentes.

27 fevereiro 2008

Kanga Light

Queridos leitores!
Neste momento estou saindo de uma homenagem que o Hospital Santa Isabel de Blumenau prestou ao Dr. Walmor Belz por 50 anos de trabalho e dedicação à instituição. Presentes o ex-senador Jorge Bornhausen, prefeito Kleinubing além de empresários e autoridades do Vale do Itajaí. Amanhã conto com detalhes a cerimônia inaugurando a minha coluna social "Kanga Light". Fotos e muito mais.

De Conto pensa na carreira

Li num desses blogs que congestionam a blogosfera, que o senador Neuto De Conto (PMDB) pensa seriamente em se candidatar a uma cadeira no Senado... da Itália!
Explico: italianos que residem no Brasil e brasileiros que tem cidadania italiana podem votar para eleger o novo Parlamento italiano.
Neuto "está" senador porque assumiu, como suplente, no lugar de Leonel Pavan.

Pergunte, você leitor, com quantos votos Neuto De Conto virou senador?

Vai ser senador na Itália? O projeto é bom!

Será que lá pode contratar parentes para o seu gabinete? Aqui foi denunciado por nepotismo. Botou a parentalha toda no gabinete. Parece que um senado só ficou pequeno para abrigar toda a família.

Blasi relata! Agora vai!

Pronto! Saiu no Moacir Pereira todo mundo ficou sabendo!
Nota no blog do Moacir diz que o assunto do momento entre os deputados da oposição é sobre os processos que envolvem a finada Trirradial.
A Trirradial, uma falida concessionária da GM em São José, é o cadáver no armário do candidato a governador Eduardo Pinho Moreira.
Os processos contra a Trirradial, que são 23, tramitam no Tribunal de Justiça há alguns anos. Mas o que "veio à baila" hoje na imprensa blogueira, é que o relator de um desses processos que envolve Pinho Moreira, sócio da Trirradial, será o debutante desembargador, ex-deputado do PMDB João Henrique Blasi que, por essas coisas do destino, vem a ser ex-parceiro de partido da "parte envolvida" Eduardo Pinho Moreira.

Para entender (mas não é fácil)
Três desses contratos de cobrança do BESC (dinheiro nosso) contra a Trirradial somados superam R$ 3 milhões e envolvem o, então, deputado federal Gervásio José da Silva (ex-PFL) e Eduardo Pinho Moreira (PMDB), ex-prefeito de Criciúma, que ocupou a presidência da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) no primeiro período do governo Paulo Afonso Vieira (aquele do escândalo das letras).
Pô! Mas como demora esse tipo de processo, né leitor?
Mas agora a coisa vai andar. Vamos lá desembargador Blasi! Mostre a que veio!

26 fevereiro 2008

Você é pai? ou mãe?

Então clique aqui agora!

Quanto vale a vida de um policial?

Apenas 10 mil reais, segundo nossos ilustres magistrados. E o governo de Santa Catarina ainda acha que é muito, pois recorreu para nada pagar. Nossos juízes são extremamente pão-duros com as famílias de policiais que perdem a vida zelando pela segurança dos cidadãos. Leia matéria no blog do Taió. Beba na fonte

SKAVURSKA É A MÃE!

O Cesar Valente saiu da casinha com a NET. E quem não sai ? Cliente NET, leia o Cesar e se identifique com um cliente impotente que fica o tempo todo falando com máquinas, digitando múmeros e gastando dinheiro com a NET para reclamar da NET!

Leia o que diz Valente na sua coluna:

Os milhares de incautos (eu inclusive) que têm aquela trolha (tv cabo, banda larga e telefone) da Net enfiada nas suas casas, sabem bem o preço que pagam e o atendimento de última que recebem.
Beba na fonte

Valhai-nos da Pedrita São João Maria


O “monge” João Maria, que desapareceu no início do séculoXX. Peregrinava pela região do meio-oeste catarinense. Dizem que saia de Sorocaba (SP), passava pela região da Lapa (PR), atravessava o meio-oeste de SC e ía até a cidade de Santa Maria no RS. Conhecedor de rezas e ervas curava a todos sem pedir nada.
Fazia previsões!

Certa feita falou para alguns jagunços do Contestado (região de litígio entre SC e PR):

- “O gafanhoto de ferro vai comer toda a floresta”.


Serraria da Lumber em Três Barras, SC...comeu tudo!

Não deu outra. O João sabia das coisa. Lá por 1908, instalou-se na região a Southern Brazil Lumber and Colonization Co., subsidiária da Brazil Railway Company de propriedade de Percival Farquhar, o mesmo da Madeira-Mamoré (mini-série da Globo, lembram?) que tinha como defensor dos seus interesses no Brasil o nosso “honorável” Rui Barbosa.
A Lumber, como diziam os jagunços, "comeu" - com machados, serras movidas a vapor e cabos de aço puxados por guindastes e locomotivas - cerca de 2 milhões de pés araucárias e outras madeiras nobres.

Foi uma das primeiras devastações ecológicas industrialmente planejadas da história da humanidade. Jogaram sal na região!

Agora, aqui em Florianópolis, assistimos diariamente uma empresa “comer” um morro e sua floresta sem que nada aconteça.

Valhai-nos “São” João Maria.

A Pedrita vai comer todo o morro

Na caminhada matinal passei novamente em frente à Pedrita (mineradora que atua no bairro Rio Tavares, aqui em Florianópolis, desde 1973) e percebi que, como disse “São” João Maria, ela vai comer o morro todo. No site Diário virtual de Florianópolis - alunos dos primeiros anos do ensino médio da Escola Autonomia tem matéria bem interessante sobre os malefícios da empresa. Beba na fonte, clique aqui

Novidades

Bom dia leitor!
Após uma caminhada estarei aqui com novidades. Aguarde!

25 fevereiro 2008

Ladrões de Primeiro Mundo


Não é só no Brasil que existe corrupção e roubalheira.
No primeiro mundo também existe e da grossa!
Só que lá são escândalos de Primeiro Mundo,
coisa de gente fina com E maiúsculo como diz
Ricardo Noblat neste post que nos envia da Alemanha.
Leia mais

Da varanda do meu blog

Consegui esta foto, depois de muito esforço, da lua que continua enchendo. Ao vivo está maravilhosa, com o barulho do mar então?
A minha máquina é uma Fujifilm E500 - 4.1 mp. Não consegui uma foto melhor. A lua, quanto mais clara mais ajuda. Não foi o caso de hoje. Espero que amanhã esteja melhor.
Boa noite leitor!

Pavan faz escola

O vice-governador Leonel Pavan está fazendo escola. Agora quem usa o artifício jurídico que salvou Luiz Henrique da Silveira da cassação iminente foi o vice-governador de Paraíba José Lacerda Neto. Lacerda Neto entrou com recurso no TSE pedindo a suspensão da ação que tramita no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba contra ele e o governador Cássio Cunha Lima por abuso de poder político. Os dois estão cheio de "nó pelas costas" que nem a dupla daqui.
O relator do processo é o ministro Carlos Ayres Britto, o mesmo que votou contra a oitiva (como gostam os cpizeiros) do vice- governador Pavan.

FCF proíbe torcidas organizadas

Está proibida, a partir de hoje, a presença de torcidas organizadas na casa de time adversário. A decisão foi tomada pela Federação Catarinense de Futebol de SC em encontro que reuniu representantes do Ministério Público, Secretaria de Segurança, Polícia Militar e torcidas organizadas. A decisão foi uma resposta à crescente violência atribuída às torcidas e culminou com o episódio que resultou na amputação da mão de um torcedor do Criciúma por bomba jogada por torcedores do Avaí no jogo de domingo. Só falta, agora, a polícia divulgar os nomes dos responsáveis pela atitude criminosa.

Os nomes dos marginais

Dentro de algumas horas a Polícia Civil deve divulgar os nomes dos dois homens, 20 e 30 anos, responsáveis pelo incidente criminoso que decepou a mão de um torcedor do Criciúma no jogo do último domingo.
Em reunião, acontecendo agora em Balneário Camboriú, na Federação Catarinense de Futebol, representante do Ministério Público propôs a proibição de torcidas organizadas em jogos fora de casa. A medida deve começar a valer a partir de quarta-feira com o início do returno.

Lamentável

A polícia já tem um suspeito de ter jogado a bomba caseira que acabou mutilando a mão de um torcedor do Criciúma no jogo contra o Avaí no último domingo.
A violência que há muito tempo tomou conta dos campos de futebol em Santa Catarina parece estar recrudescendo. O estado já contabiliza casos de morte e mutilações resultante de briga entre torcidas organizadas.
Esse foi mais um caso lamentável. Mas como distingüir entre um torcedor e um troglodita? É claro que quem leva uma bomba para dentro de um estádio não foi torcer!
Ivan Costa de 62 anos foi atingido quando estava nas arquibancadas do estádio Heriberto Hulse, em Criciúma. A polícia confirma que a bomba foi arremesada por um torcedor do Avaí do espaço ocupado pela torcida visitante. Segundo informações da polícia o criminosos teria chegado à cidade de ônibus e voltado a Florianópolis em um Vectra com outros 3 amigos.
Luta campal
Após o incidente com a bomba a torcida do Tigre atacou a torcida do Avaí e a luta se alastrou pelas ruas próximas ao estádio com depredação de carros e casa comerciais. Cerca de 14 ônibus de torcedores do Avaí ficaram detidos em Criciúma após o jogo. A pedido da Promotoria Pública todos os torcedores do Avaí foram fotografados e identificados. Ainda segundo a polícia, seis tordedores avaianos confirmaram que a bomba foi lançada da torcida do Avaí.

Olha só!

Circulando no Congresso Nacional documento que acusa Rubem Cezar Fernandes, secretário executivo da Ong Viva Rio, de ser sócio de uma empresa que prestou serviço para a própria entidade.
O Viva Rio ainda integraria uma entidade mundial de organizações não governamentais, IANSA (International Action Network of Small Arms), que é financiada por indústrias estrangeiras de armas de fogo. As indústrias inglesa e americana, as mais interessadas no mercado brasileiro, fazem parte da IANSA.
Tudo isso começa aparecer nas investigações da CPI das Ongs.

As mazelas de LHS

Da hora o artigo de Fábio Brüggemann publicado no DC de sábado. Sintético, Brüggemann faz um raio-x das mazelas político/culturais do governo Luiz Henrique da Silveira. Material de primeira. Está sendo reproduzido pelos principais blogs da capital.
Leia aqui

Movimento de Combate à Corrupção contesta TSE

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre a necessidade de ouvir o vice-governador Leonel Pavan e assim retardando o processo de cassação de Luiz Henrique da Silveira está sendo contestada pelo Movimento de Combate à Corrupção em nota oficial;

Brasília, 22 de fevereiro de 2008

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, rede de organizações da sociedade civil que tem por objetivo promover a aplicação da Lei n° 9.840/99, de iniciativa popular – a qual permite a cassação de registros e diplomas por compra de votos e uso eleitoral da máquina administrativa –, vem a público manifestar seu posicionamento sobre a decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral no julgamento do Recurso contra a Diplomação n° 703.
Entendemos que a exigência de notificação do vice nas demandas eleitorais abre diversas oportunidades para a inaplicabilidade da lei, já que aumenta ainda mais o número de medidas que podem retardar o julgamento dos processos eleitorais. De nada adianta a lei prever sanções para os praticantes de atos de corrupção eleitoral se os seus intérpretes criam exigências que impedem a sua correta aplicação.
Por outro lado, a decisão possibilitará a anulação de um grande número de feitos em que se discutem atos tão grosseiros como a troca do voto por dinheiro, dentaduras, tijolos etc. ou a malversação dos bens e serviços públicos para fins eleitorais. A conseqüência disso é que a sociedade brasileira assistirá à permanência nos mandatos de muitos que o usurparam pela via da corrupção eleitoral.
Estamos confiantes na revisão dessa decisão pelo Tribunal Superior Eleitoral, que em meio a diversas demonstrações de compromisso com a verdade eleitoral, tomou ontem, por apertada maioria, uma decisão que promove a impunidade.

Da série: Monstrengos da Ilha


É uma lástima, Florianópolis está ficando cada dia mais feia. Perdendo uma das coisas que tinha de maios belo: o visual, a paisagem, o horizonte. Parece que está ocorrendo uma epidemia e, de uma hora para outra, brotam verdadeiros monstrengos de concreto do solo.
A paisagem de morros e garapuvús, aos poucos, vai desaparecendo e dando lugar a prédios de vários andares como esse aí no Córrego Grande. Na direção Ufsc-Lagoa é de levar susto. De repente sumiu o verde do morro e aparece essa beleza aí.

Gato por lebre

Neste país, apesar do direito do consumidor ter avançado em muito sobre a ganância empresarial, em alguns setores a cara de pau continua rolando solta. Um assinante da NET que paga mensalmente pelo acesso à internet de pouco mais de 300 KBPs de velocidade, fez a medição outro dia e ficou indignado: meros 29,2 KBPs, ou seja, velocidade inferior a uma conexão de linha discada por telefone que pode ser de até 56 KBPs.

Barbas de molho

Mudanças no Tribunal Superior Eleitoral, a partir de maio, estão tirando o sono de Luiz Henrique. A investidura do ministro Ayres de Brito na presidência do TSE é ponto negativo para o "pendurado" governador. Sai Marco Aurélio Mello e Celso Pelluso, a dupla que salvou - temporariamente - LHS da cassação. No lugar de Pelluzo entra o ministro Joaquim Barbosa, o terror do mensalão. Leia mais

Da varanda do meu blog

Chove fraco em Florianópolis, a temperatura neste momento é de 23º. A previsão é chuvas e trovoadas esparsas a semana toda. O vento virou de sul e viaja a 19 km/h. Observo um ninho de pomba-rola feita entre os galhos da Primavera, bem em frente ao meu computador. Tem dois ovos. Esta é a época de reprodução dos pássaros. Ao menos aqui em casa. Está cheio de ninhos com ovos. Legal!

Almoço

Veja a seqüência de fotos do "almoço" de um tubarão branco. Clique aqui

24 fevereiro 2008

Desumanidade e hipocrisia

Em sua coluna na Gazeta de Joinville Antonio Anacleto mostra a desumanidade e a hipocrisia do Estado em relação a dois soldados mortos em serviço e o descaso com suas famílias.
Ao mesmo tempo em que os advogados do Estado tentam evitar indenizações afirmando na justiça que a culpa pelas mortes é dos própios PMs, a cúpula da Segurança, Ronaldo Benedet presente, patrocinava pomposa cerimônia para "homenagear aqueles que com o comprometimento da própia vida, ergueram e continuam a sustentar as colunas de nossa corporação". O nome dos dois soldados estava incluído nas homenagens. Leia mais

Cuba: liberdades e bloqueio

A discussão da democracia, das liberdade individuais e de perseguições a jornalistas e oposicionistas em Cuba é facilmente aceitável e deve ser feita por todos. Porém o sinistro embargo comercial imposto à esta pequena Ilha do Caribe é algo que deverá ser julgado, um dia, como crime de lesa humanidade.
Esta foi uma das medidas mais hipócrita já tomada pelos "irmãos" do norte. Ao mesmo tempo que condenam uma população de pouco mais de 10 milhões de pessoas à miséria em nome da democracia, os norte-americanos sustentam outros regimes criminosos e ditatoriais em várias partes do mundo, vendendo armas e ideologias de shopping.
Com a renúncia de Fidel começam a aparecer várias informações sobre Cuba entre elas sobre o embargo comercial ao país.
Cuba, com o bloqueio imposto pelos Estados Unuidos, foi banida da participação de qualquer organização mundial tanto política como comercial. Não tem acesso à financiamentos do BID, do FMI e do Banco Mundial. Enfim, é para morrer à míngua. Detalhes nos mostram até onde pode chegar a capacidade de prejudicar um pequeno país pelos norte americano. Vejam isso:
Quando uma empresa japonesa quer vender sua mercadoria aos Estados Unidos, os carros Mitsubishi, por exemplo, tem que ser inspecionada por agentes norte-americanos a fim de que fique provado que os veículos não usam níquel cubano na composição de seus metais em peças automotivas.
Qualquer empresa no mundo que fabrique aviões, por exemplo, está vedada de vender para Cuba se a maioria dos seus componentes eletrônicos forem de origem norte-americana.

Existe uma expectativa mundial de que haja uma liberalização das liberdades individuais na Ilha com o afastamento de Fidel Castro. Pela 13º vez consecutiva, a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) condenou o bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto pelos americanos a Cuba. Uma resolução foi aprovada por 179 votos a favor e quatro contra (Estados Unidos, Israel, o pretorado americano das Ilhas Marshall e Palau).
Agora é esperar e ver se está começando uma nova revolução em Cuba. Fidel esperou dois anos para anunciar seu afastamento. Segundo ele, para poder preparar o seu povo a viver sem ele. Acontece que o anúncio da saída da cena política de um líder carismático como Fidel é como uma revolução: Se sabe como começa mas não se sabe como termina.
Pelas manifestações da imprensa e de pensadores políticos mundiais a previsão é de que muita coisa vai mudar na Ilha. Existe uma expectativa de abertura política no país. Tipo, sai o líder cai o regime.
Parece que as autoridades cubanas foram pegas de surpresa com estas manifestações e colocaram, rapidamente, Fidel a dar declarações dizendo que continuará participando ativamente da vida do seu pequeno país. Fidel está falando mais agora do que nos dois anos que esteve convalescendo.
É engraçado.

Lei de Imprensa e demagogia do ministro

Janer Cristaldo em seu blog não deixa barato a declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, ao conceder liminar que suspende artigos da "famigerada" Lei de Imprensa : "o que quer que seja pode ser dito por quem quer que seja". Disse o ministro.
Janer ainda critica editorial do Estadão que, segundo ele, "louva um ataque de demagogia - ou estupidez - do ministro". Leia aqui

De Montparnasse, Cortázar, Serge Gaisbourg, Jane Birkin...domingo

Julio Cortázar sempre me impressionou com sua literatura. Cortázar, maestro, lecionava em cidades do inteiror argentino. Se "exila" na França com a chegada de Perón ao poder, em 1951, e aí vive até morrer em 1984. Está enterrado no cemitério de Montparnasse. Fui visitá-lo. Seu túmulo está sempre com flores frescas, como se tivesse morrido ontem. Com o cemitério cheio de visitantes tive a impressão de que os franceses, como os argentinos, tem uma queda exagerada para cultuar os mortos. Perto de Cortázar está Serge Gainsbourg (marido de Jane Birkin, Je T´aime Moi Non Plus ) músico e compositor francês. Parece ser a estrela do cemitério: flores frescas e de plástico em quantidade são acompanhadas de cartas recentes e amuletos que cobrem o seu túmulo.

Voltando a Cortázar, ele inspirou uma série de cineasta com seus livros. Blow-up, filme de Michelangelo Antonioni, que vi quando adolescente no Cine Aida, em Artigas, Uruguay, foi baseado em um conto de Cortázar: As Babas do Diabo. Sua obra máxima é Jogo da Amarelinha (Rayuela).

Um conto seu que gosto muito divido agora com vocês. Boa leitura neste domingo!

Continuidade dos Parques
Julio Cortázar
Havia começado a ler o romance uns dias antes. Abandonou-o por negócios urgentes, voltou a abri-lo quando regressava de trem à chácara; deixava interessar-se lentamente pela trama, pelo desenho dos personagens. Essa tarde, depois de escrever uma carta ao caseiro e discutir com o mordomo uma questão de uns arrendamentos, voltou ao livro com a tranqüilidade do gabinete que dava para o parque dos carvalhos. Esticado na poltrona favorita, de costas para a porta que o teria incomodado com uma irritante possibilidade de intrusões, deixou que sua mão esquerda acariciasse uma e outra vez o veludo verde, e começou a ler os últimos capítulos. Sua memória retinha sem esforço os nomes e as imagens dos protagonistas; a ilusão romanesca ganhou-o quase imediatamente. Gozava do prazer quase perverso de ir descolando-se linha a linha daquilo que o rodeava, e de sentir ao mesmo tempo que sua cabeça descansava comodamente no veludo do alto encosto, que os cigarros continuavam ao alcance da mão, que mais além das janelas dançava o ar do entardecer sob os carvalhos. Palavra a palavra, absorvido pela sórdida disjuntiva dos heróis, deixando-se ir até as imagens que se combinavam e adquiriam cor e movimento, foi testemunha do último encontro na cabana da colina.

Antes entrava a mulher, receosa; agora chegava o amante, com a cara machucada pela chicotada de um galho. Admiravelmente ela fazia estalar o sangue com seus beijos, mas ele recusava as carícias, não tinha vindo para repetir as cerimônias de uma paixão secreta, protegida por um mundo de folhas secas e caminhos furtivos. O punhal se amornava contra seu peito e por baixo gritava a liberdade refugiada. Um diálogo desejante corria pelas páginas como riacho de serpentes e sentia-se que tudo estava decidido desde sempre. Até essas carícias que enredavam o corpo do amante como que querendo retê-lo e dissuadi-lo desenhavam abominavelmente a figura de outro corpo que era necessário destruir. Nada havia sido esquecido: álibis, acasos, possíveis erros. A partir dessa hora cada instante tinha seu emprego minuciosamente atribuído. O duplo repasse, sem dó nem piedade, interrompia-se apenas para que uma mão acariciasse uma bochecha. Começava a anoitecer.

Já sem se olharem, atados rigidamente à tarefa que os esperava, separaram-se na porta da cabana. Ela devia continuar pelo caminho que ia ao norte. Do caminho oposto, ele virou um instante para vê-la correr com o cabelo solto. Correu, por sua vez, apoiando-se nas árvores e nas cercas, até distinguir na bruma do crepúsculo a alameda que levava à casa. Os cachorros não deviam latir e não latiram. O mordomo não estaria a essa hora, e não estava. Subiu os três degraus da varanda e entrou. Do sangue galopando nos seus ouvidos chegavam-lhe as palavras da mulher: primeiro uma sala azul, depois um longo corredor, uma escada acarpetada. No alto, duas portas. Ninguém no primeiro quarto, ninguém no segundo. A porta do salão, e depois o punhal na mão, a luz das janelas, o alto encosto de uma poltrona de veludo verde, a cabeça do homem na poltrona lendo um romance.

Pintura em sala de fumantes


Recebi de um leitor esta foto que achei genial.
Parei de fumar aos 38 anos. Fumava desde os 14 e chegava a 80 cigarros/dia. Uma chaminé! Parar foi um dos melhores negócios que fiz na vida. Dobrei todo o resto. Fui um homem de sorte, embora fumasse muito, não senti falta do cigarro. Um médico me explicou certa vez que eu seria um tipo de meio adicto, não fazia o vício por inteiro, assim entendi. De qualquer forma, assim como não senti falta do cigarro, tampouco a fumaça dos outros me incomoda. Não tenho problemas com cigarro, nem com fumantes mas não poderia deixar de publicar esta foto que é uma sacada, embora tétrica, muito boa! Perco o fumante mas não perco a piada!