21 junho 2008

Abaixo de tempo ruim

Mais um escândalo no governo era tudo que o governador Luiz Henrique não queria. Este governo parece estar fadado a ser o que proporcionou o maior número de escândalos de corrupção da história de Santa Catarina. Agora, na Operação Influenza da PF, que apura corrupção no Porto de Itajaí, aparecem envolvidos o diretor de Comercialização e Negócios da Cidasc, Roberto Marcon; o gerente da mesma área, José Cláudio Grande; e Antônio Maurício dos Santos Torrens, administrador da unidade do Porto de São Francisco do Sul a contaminação da instituição é inevitável. Já são alguns os "amigos" do governador colocados na jaula da PF em várias operações que apuravam denúncias de corrupção, lavagem de dinheiro e vários outros crimes. A coisa começa por Joinville, sede desse pessoal, e vai chegando à Capital. Desde o escândalo da casa de prostituição Marlene Rica, em Joinville, que o governo não para mais de freqüentar as páginas policiais. O que mais chama a atenção é a proximidade dos envolvidos com o governador Luiz Henrique. São amigos íntimos, compadres, funcionários próximos e aliados políticos de longa data. Desde o escândalo da secretaria da Fazenda com o envolvimento de Aldo Hey Neto, enjaulado pela PF na Operação Dilúvio as denúncias de corrupção do governo não param de crescer. Além do processo que responde no TSE, onde o seu cargo está por um fio, o governador vai ter muita explicação a dar sobre a relação incestuosa do seu governo com a revista Metrópole. Desta nem o "laranja" Armando Hess livra o governo. Nei Silva, dono da revista, que foi solto ontem pelo juiz Leopoldo Brüggemann, reafirmou todas as denúncias que estão no best-sellers A Descentralização no Banco dos Réus e disse que vai apresentar todas as provas das acusações.

O sonho do Cesar

"O uso do solo numa ilha é coisa que deve ser tratada cientificamente. Cuidadosamente. Parcimoniosamente. Avaramente. Amorosamente. Não dá para aceitar níveis de adensamento urbano acima de determinados limites. Nas nossas cidades de sonho, os vereadores são eleitos por nós para defenderem essa cuidadosa ocupação, estabelecer limites, negar concessões duvidosas. Nas cidades reais, parece que os vereadores têm suas campanhas financiadas por aqueles que precisam deles para defender uma ocupação máxima, para derrubar limites, ampliar cotas, aprovar concessões de todo tipo. O que a gente assiste, em geral, não desmente essa tenebrosa impressão". Trecho do belíssimo, atual e apaixonado artigo A cidade dos meus sonhos do jornalista Cesar Valente republicado em seu blog De Olho na Capital.

O "ético" Sérgio Moraes

Reportagem da revista Veja desta semana vem com matéria sobre a vida pregressa do atual presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Sérgio Moraes, deputado do PTB gaúcho, deveria apresentar uma biografia compatível com o cargo que ocupa. Mas acontece o contrário, o deputado não tem biografia, tem ficha-corrida e das grandes. Já foi acusado de receptação de jóias roubadas entre outros crime. Com o Congresso Nacional desmoralizado perante a opinião pública pelos sucessivos escândalos de corrupção de seus pares, Sérgio Moraes, que era dono de uma boate e já foi condenado por envolvimento em rede de prostituição, parece estar na casa certa. De dono de boate a xerife da Câmara. Leia matéria completa na Veja. Beba na fonte.

Os honoráveis

É uma graça. Toda vez que algum empresário ou pessoa da "sociedade" vai "prá jaula" por cometer algum delito aparecem os políticos amigos em defesa dizendo, sempre, a mesma coisa: é pessoa honrada. É assim que a sociedade funciona. As instituições vivem dando medalhas e comendas para pessoas que fazem parte do mesmo grupo social. Existe um monte de prêmios que são dados anualmente para "personalidades" que com o tempo e com a quantidade de títulos que recebem acabam entrando para o grupo dos "acima de qualquer suspeita". Assim foi quando a PF prendeu um grupo de honoráveis na operação Moeda Verde. O governador, depois que o amigo empresário saiu da prisão chegou a fazer um jantar de desagravo e acusando a PF de "pirotecnia". Agora quem sai em defesa do amigo enjaulado pela PF é o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni do PTmdb. Vejam o que ele diz:

- Quero todas as informações, porque estas prisões tiveram forte impacto pessoal, social e familiar. Merecemos alguma explicação. Não quero acreditar que a operação tenha qualquer orquestração política. Segundo Morastoni o professor Normélio Weber é pessoa respeitada na cidade, onde realiza um extraordinário trabalho comunitário, social, político e cultural. Está impactado com sua prisão e quer justificativas.

Morastoni desapareceu depois da prisão do amigo. Ninguém da imprensa conseguiu falar com o homem. Pelo jeito a coisa deu uma complicada. O professor da Univali enjaulado, além de secretário de comunicação do prefeito era seu amigo pessoal.

20 junho 2008

Juiz coloca Nei Silva em liberdade

O juiz da 3ºVara Criminal da Capital, Leopoldo Bruggmann, acolheu pedido de liberdade provisória feita pela defesa de Nei Silva, autor do livro A Descentralização no Banco dos Réus, onde denuncia o envolvimento do governo Luiz Henrique com a revista Metrópole. Nei Silva foi preso em flagrante, acusadado de extorsão, quando recebia R$ 40 mil do empresário Armando Hess. O pedido de liberdade provisória já havia sido feito na quarta-feira mas o juiz resolveu que só decidiria sobre o caso depois de ouvir Nei Silva. Hoje, após prestar depoimento, Nei Silva foi posto em liberdade.

Leia o despacho do juiz Leopoldo Bruggmann:

I Acolho a habilitação postulada. II - Defiro a juntada da procuração. III No que tange ao acusado Danilo, com o prazo de trinta (30) dias, expeça-se precatória para citação e interrogatório comarca de Blumenau. IV - Postula a defesa do acusado Ivonei sua liberdade provisória, por dizer presente os requisitos para tanto. Instado a manifestar-se, o digno representante do Ministério Público opinou pelo indeferimento do pedido. É o breve relato. O réu restou denunciado, bem como Danilo Prestes Gomes, pelo Estado como infrator do disposto no art. 158 do Código Penal. Segundo se apanha de todo o processado, não pesa contra si qualquer antecedente criminal a lhe macular o passado. Em que pese não ser possível a liberdade provisória (sem ou com fiança art. 321 do CPP), é cediço que a manutenção de alguém aprisionado é medida de exceção, devendo estar presentes os pressupostos da prisão preventiva. Nessa conformidade, tem-se caminhando hodiernamente, para a solução de se possibilitar, o máximo possível, que os acusados respondam os processos em liberdade. Não se fazem presentes quaisquer dos requisitos da prisão preventiva. Ademais, comprova ter ocupação definida e endereço fixo. Recentemente, decidiu nossa Corte Estadual, mutatis mutandis: "(...) Denúncia que imputa ao paciente a prática de roubo qualificado pelo concurso de agentes. Crime inafiançável, mas não hediondo. Ausência das hipóteses que autorizam a prisão preventiva. Réu primário (...) Possibilidade de concessão da liberdade provisória mediante compromisso de comparecimento a todos os atos do processo. Ordem concedia. Se o paciente é primário, tem antecedentes somente por infrações de menor potencial ofensivo em processos já extintos (...), e não estando presente qualquer dos motivos da prisão preventiva, deve ser concedida a liberdade provisória, independentemente de fiança, mediante compromisso de comparecimento a todos os atos do processo, mesmo no caso de crime inafiançável, desde que não seja hediondo" (HC 2004.018767-0, da Capital, Des. Jaime Ramos, julgado em 27.07.2004) (grifei). De outro ponto, não posso deixar de refletir, acerca da realidade prisional vigente, que conta com presídio com lotação superior ao verdadeiro número de vagas em disponibilidade. Muito embora tenha o acusado endereço fora do distrito da culpa, isso também por si só não é obstáculo para sua liberdade Assim, concedo a liberdade provisória a favor de Ivonei Raul da Silva, devidamente qualificado nos autos, devendo se sujeitar ao cumprimento das condições estabelecidas nos artigos 327 e 328, do mesmo ordenamento legal. Tome-se o compromisso. Expeça-se alvará de soltura. Cumpra-se o despacho quanto a precatória. Dou os presentes por intimados.

Tarso pode

Do meu amigo Janer Cristaldo em seu blog:
"Há uma indignação generalizada no país, tanto da imprensa como de entidades e personalidades jurídicas, pelo fato de um oficial do Exército ter entregue três jovens de uma favela a um bando rival armado, que os trucidou.
A indignação é legítima. Pelo menos se procede a versão dos militares. Mas é curioso observar que quando o ministro da Justiça, Tarso Genro, devolveu dois boxeadores cubanos - que queriam asilo no Brasil - a uma ditadura armada, apenas tímidos protestos foram esboçados no país. Foi decretada a prisão dos militares que enviaram os três favelados à morte. Tarso continua livre".

A lista de presos da Operação Influenza da PF

Prisões preventivas:
- Francisco Ramos, empresário do setor de grãos (São Paulo)
-Antônio Iafelice, empresário do setor de grãos (São Paulo)
- Wilson Francisco Rebello, ex-superintendente do Porto de Itajaí (Itajaí)
- Joaquim Vanhoni, empresário dono Prolisit - Máquina (Itajaí)
- Antônio Augusto Pires Júnior, empresário (São Paulo)
- Miguel Murad Varella, delegado aposentado da Polícia Federal (Itajaí)

Prisões temporárias:
-Anderson Régis Falladino (São Francisco do Sul)
- Antônio Torrens (São Francisco do Sul)
- Fernando da Rocha Cortez (São Francisco do Sul)
- Alexandre Sil (Balneário Camboriú)
- Carlos Aberto Wanzuit (Gaspar)
- Carlos Vanhoni Neto (Balneário Camboriú)
- Daiane Bento (Balneário Camboriú)
- Jackon Corbari, delegado da Receita Federal em Itajaí (Itajaí)
- Nelson Arno Maul (Blumenau)
- Normélio Weber, secretário de comunicação de Itajaí (Itajaí)
- José Cláudio Grandi (Florianópolis)
- Ricardo Oscar Vitic (Itajaí)
- Roberto Luiz Marcon, diretor da Cidasc (Florianópolis)
- João Qimio Nojiri (São Paulo)
- Roberta Barros Becheli Rosales (São Paulo)
- Luis Carlos Mendes (Itajaí)
- Marcelo Moreira (Blumenau)

PF põe na jaula empresários, policiais e funcionários públicos


Está acontecendo neste momento uma entrevista coletiva na sede da Polícia Federal, na Av. Beiramar Norte, em Florianópolis. O assunto é a Operação Influenza que apura suspeitas de crime contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, falsidade ideológica e improbidade administrativa. Durante esta madrugada foram cumpridos 24 mandados de prisão em Santa Catarina e São Paulo. Empresários, funcionários públicos e policiais fariam parte da quadrilha criminosa.
Já estão na jaula da PF os seguintes elementos:
- Roberto Luiz Marcon, diretor da Cidasc
— Normélio Weber, secretário de comunicação de Itajaí
— Jackson Corbari, delegado da Receita Federal em Itajaí
— Miguel Varela Morardi, delegado aposentado da Polícia Federal
— Carlos Venhardi
— Luiz Carlos Mendes
— Alexandre Silva, preso em São Paulo
Cerca de 252 policiais e 33 auditores participaram da operação que cumprio 45 mandados de busca e apreensão nas cidades de Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Gaspar e Itapema.


Livro bomba pode entrar no processo

"Surpreso com a existência do livro “A Descentralização no Banco dos Réus”, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Félix Fischer, relator do caso que pode levar a cassação do governador Luiz Henrique da Silveira, falou para a Gazeta sobre os caminhos do processo e lamentou sobre as inúmeras possibilidades de recursos jurídicos. Fischer disse que o processo contra o governador corre normalmente. Ele ficou surpreso e curioso ao saber do livro publicado pelo empresário Nei Silva". Matéria do repórter Ricardo Weg, especial para a Gazeta de Joinville. Beba na fonte.

LHS tenta ressucitar a censura


A manchete de capa do jornal Gazeta de Joinville é sobre a "recaída" do governador Luiz Henrique que, com uma ação na Justiça, tentou censurar o jornal. "O mandatário dos catarinenses, assim como os primeiros monarcas, deve imaginar que a legitimidade do poder em suas mãos tem origem divina, e que sua figura se confunde com a do próprio Estado. Só isso para explicar a ação em nome do Estado de Santa Catarina, assinada por Sadi Lima e Sérgio Luiz Mar Pinto, respectivamente procurador-geral e subprocurador-geral do Estado, tentando calar a Gazeta de Joinville sobre os fatos narrados no livro-bomba “A Descentralização no Banco dos Réus”, escrito por Nei Silva, e que traz detalhes dos negócios com prefeituras, empresários e secretários de Estado para viabilizar uma série de edições da Revista Metrópole com matérias adulatórias falando das maravilhas da “Descentralização”, além de uma grandiosa campanha com outdoors pelo território catarinense, tudo com vistas à reeleição do governador Luiz Henrique, em 2006".Beba na fonte.

Bandido não!

De O Globo: "Na contramão da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os presidentes de 26 tribunais regionais eleitorais do país decidiram ontem, por unanimidade, adotar maior rigor na avaliação de candidaturas de políticos que respondem a ações judiciais. Na prática, o entendimento deverá levar à impugnação de registros de candidatos a prefeito e vereador com ficha suja, mesmo que ainda não tenham sido condenados. Em reunião no Rio, o colégio de presidentes de TREs também resolveu não publicar a lista com os processos de candidatos na internet. Apenas o TRE do Paraná não enviou representante para o encontro, que termina hoje. À frente do colégio dos TREs, o desembargador Cláudio Santos, presidente do TRE do Rio Grande do Norte, utilizou um exemplo extremo como argumento para defender a modificação dos critérios de registro de candidatos: "Vou dar um exemplo radical. Se hoje o Fernandinho Beira-Mar quisesse ser candidato e procurasse um partido, poderia ser, porque ele não foi efetivamente condenado. Há necessidade de se fazer alguma coisa". O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse ontem que os tribunais superiores do país não costumam impor restrições à atividade jornalística. O comentário foi feito ao ser perguntado sobre a decisão da Justiça Eleitoral de São Paulo de multar a revista "Veja São Paulo", o jornal "Folha de S.Paulo" e a pré-candidata à prefeitura Marta Suplicy (PT). O juiz eleitoral classificou as entrevistas publicadas com Marta como propaganda antecipada. "A cobertura jornalística em geral nunca foi objeto de restrição. Esse é o espírito que emana de cortes superiores", disse Gilmar.

Governo defende retrocesso

Do blog do Noblat: "A Advocacia Geral da União (AGU) enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo que trechos da Lei de Imprensa de 1967 que estão suspensos voltem a vigorar. Falando em nome do governo, a AGU defendeu que sejam mantidos três artigos que estabelecem penas mais duras para a imprensa do que as expressas no Código Penal para quem praticar crimes contra a honra — calúnia, injúria e difamação. Se os artigos continuarem banidos, os jornalistas ficarão sujeitos às punições do Código Penal, como acontece com qualquer cidadão. O parecer da AGU servirá de subsídio aos ministros da mais alta Corte do país no julgamento que decidirá se a Lei de Imprensa, herança da ditadura militar, perderá ou não a validade de forma definitiva. A Lei 5.250, de 1967, começou a ser discutida no STF a partir de uma ação ajuizada pelo PDT. O partido pediu a revogação de toda a legislação por se tratar de desrespeito à liberdade de informação prevista na Constituição Federal. O relator, ministro Carlos Ayres Britto, suspendeu a lei por meio de liminar em fevereiro. Dias depois, o plenário do tribunal confirmou a decisão. Ainda não há data marcada para o julgamento do mérito da ação".

Políticos corruptos na mídia

"A temporada de identificação dos políticos corruptos será aberta no mundo virtual. A Associação dos Magistrados do Brasil vai divulgar em sua página na internet a lista com os candidatos às eleições municipais de outubro que respondem a processos na Justiça. A AMB também vai encaminhar as informações aos juízes eleitorais de todo País. A ação faz parte da campanha "Eleições Limpas - pelo Voto Livre e Consciente". Lançada ontem, a iniciativa tem o apoio do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto". Do blog Alerta total. Beba na fonte.

Comportamento político

O blog a política como ela é vem com matéria bem interessante sobre três personagens "protegidos" do governador Luiz Henrique. Ronaldo Benedet, Ivan Ranzolin e Adriano Zanotto. "Três políticos conhecidíssimos. O primeiro é Secretário da Segurança Pública, o segundo preside a SC-Gás e o terceiro foi Procurador-Geral e estava na fila para para ocupar vaga de desembargador no Tribunal de Justiça, via quinto constitucional da OAB. Por que aparecem juntos neste post ? Porque seus comportamentos indicam como se portam os políticos catarinenses". Muito bom. Beba na fonte.

Adeus Lênin

Do site Comunique-se: "Os dez jornalistas que se demitiram da Caros Amigos divulgaram, nesta quarta-feira (18/06), uma carta para justificar a saída da publicação. De acordo com o comunicado, o grupo tomou a decisão por discordar das mudanças ocorridas no projeto editorial após a morte do fundador da revista, Sérgio de Souza, e por solidariedade ao ex-secretário de redação, Thiago Domenici, demitido na última sexta-feira, 13/06". Leia a carta dos demitidos. Beba na fonte.

Comentário sobre o caso: Marcelo Moreira* [19/06/2008 - 14:57]
(Editor-Jornal da Tarde - SP)


Engraçada essa história de "transparência", "diálogo" e outras coisas mais que muita gente adora verbalizar. Num mundo ideal, seria o paraíso, embora o risco do assembleísmo seja enorme. O problema é que existe patrão e existe chefe. Se eles mandam fazer, tem de ser feito. Assunto encerrado. Quem quiser fazer do seu jeito, que crie sua própria empresa. E é pena que a revista, que surgiu como uma alternativa de imprensa de esquerda de qualidade, tenha se transformado em porta-voz da esquerdalha mais rasteira...
Canga:
he heheheh! Adoro quando as véias se atracam!

19 junho 2008

Protesto contra censura no Congresso

Está rolando, em frente ao Congresso Nacional, um protesto dos integrantes do CQC (Custe o Que Custar) programa humorístico da Band TV, apresentado pelo excelente Marcelo Tass. O protesto, liderado pelo jornalista Rafinha Bastos, deve-se a negativa do Congresso em credenciar os jornalistas do programa. O CQC desenvolve uma campanha pela internet contra a censura. Há três meses os jornalistas do CQC foram expulsos da Câmara por fazerem perguntas "indiscretas" ao deputado José Jenuíno e ao grosseiro presidente Arlindo Chinaglia.



Ladrão não!

A resolução dos Demo (Democratas) de proibir candidaturas de quem tem rabo preso na Justiça está causando o maior frisson nos partidos "honestos" e defensores da ética. De agora em diante, só poderá ser candidato no Demo (ex-PFL, D-25,Democratas, Dem...) que tiver ficha limpa. Com folha corrida em lugar de currículo, como grande parte dos candidatos tem, não tem vez nos Demo. Quem diria hein? As coisas mudam e os partidos se aprimoram, alguns para melhor, já outros...Depois da refluída do TSE em não divulgar o nome de candidatos "sujos" com a justiça a Associação Brasileira de Magistrados decidiu que vai divulgar o nome de candidatos com pendências judicias. O cangablog está só esperando os candidatos colocarem a cabeça pra fora pra dar a apulada. Aqui os meliantes terão os nomes divulgados.

Alemães foram vendidos por 20 mil cada

Matéria da repórter Ana Cláudia Costa em O Globo de hoje: "Os militares do Exército podem ter levado os jovens moradores do Morro da Providência para os traficantes da Mineira mediante promessa do recebimento de uma recompensa. Investigações da Polícia Civil, que monitoram traficantes da Mineira e do São Carlos, apontam informações de que o traficante Rogério Rios Mosqueira, o Rogério Roupinol, estaria pagando há um certo tempo uma recompensa de R$ 20 mil por integrantes da facção criminosa rival, para serem executados pelo seu bando. A notícia dessa recompensa teria sido passada ao tenente Vinicius Ghidetti de Moraes Andrade, de 25 anos, pelo soldado José Ricardo Rodrigues de Araújo, o soldado Rodrigues. Conforme essas investigações, nem Roupinol e tampouco o traficante Coelho teriam participado da execução. De acordo com as informações da polícia, foi o soldado Rodrigues quem teria ligado para traficantes da Mineira e alertado ao tenente que comandava a equipe, de que eles poderiam levar os três jovens para lá. Esse soldado, segundo as investigações, teria dito ao tenente que eles ganhariam "uma coisinha" quando entregassem os "alemães" — jovens de facção criminosa rival — aos traficantes do Morro da Mineira".

Raposa no galinheiro

Durante a conturbada votação do projeto do Iprev esta semana, o deputado verde Ivan Naatz não deixou barato e calou os governistas. Segundo Naatz, Demétrius Ubiritan Hints, o homem indicado pelo governo para "cuidar do dinheiro do dos servidores catarinenses no Iprev foi condenado por improbidade administrativa e condenado à perda do serviço público durante dois anos”. Ivan leu a sentença judicial que diz que a condenação de Demétrius se deveu à sua “conduta dolosa, de má-fé, improbidade e à falta de capacidade para o exercício do cargo que ocupa”. Já o pepista Pasqualini falou sobre a postura dos governistas, sempre ávidos em defender o governo, “que se calaram, não tiveram a coragem de vir a público defender o projeto e que se limitaram a apertar botão de votação”. Para o deputado, só o tempo vai mostrar as conseqüências do ato ocorrido na Assembléia Legislativa e que a Justiça certamente terá de ser chamada para dizer, por exemplo, se os dois fundos que compõem o Iprev “são justos, verdadeiros, legais e se não criam disparidade”.


18 junho 2008

Declaração de voto

Em 1980, com o Jornal Afinal já fechado, eu e o jornalista Jurandir Camargo respondendo processo na Lei de Segurança Nacional passávamos por maus momentos. O processo movido pelo então governador Jorge Bornhausen, indicado pelos militares, era a resposta à publicação, no Afinal, da famosa lista de 246 autoridades brasileiras com contas secretas na Suíça. Após prestar depoimentos no Tribunal Militar em Curitiba voltamos a Florianópolis com a certeza de condenação e cana dura. Já havia jurisprudência do caso com a prisão de jornalistas dos jornais Hora do Povo e O Pasquim. Tentando escapar da prisão, planejamos uma fuga para o Uruguai. Na época eu tinha apenas um filho com três anos e a esposa do Jurandir estava grávida. A situação era a pior possível. Sem trabalho e perseguidos, a todo o momento, por agentes do DOPS da capital. Esperidião Amin era Secretário dos Transportes do governo Jorge Bornhausen. Conhecido nosso, desde o tempo em que era prefeito de Florianópolis e nós repórteres do jornal O Estado. Mantínhamos uma boa relação. Ao contrário dos políticos carrancudos do PDS, Amin sempre foi aberto com a imprensa e mantinha um comportamento bastante liberal para a época. Foi o único a visitar o, hoje ministro, Gilberto Gil quando foi preso por porte de maconha em Florianóplis. Sem alternativa, fomos procurá-lo na Secretaria dos Transportes. O chefe de gabinete Antonio Amorim nos recebeu com surpresa. Batíamos pesado no governo e éramos tratados como inimigos. Logo fomos recebidos por Esperidião. Sério, não imaginava do que se tratava. Era apenas um pedido de ajuda pessoal para irmos para o Uruguai. Após algumas considerações, resolveu nos ajudar. Nos despedimos e, no outro dia, tomamos rumo sul. Ficamos três anos no Uruguai com um jornal semanal bilígüe. Anistiados em 1983, retornamos a Florianópolis onde fundamos o Novo Jornal, um quinzenal de oposição ao governo. Esperidião era o governador. Sempre teve “encaixe” para suportar as críticas. Pela atitude que teve quando me encontrava em uma situação extremamente difícil considero-o um amigo “ponta firme”. Como voto em amigos o meu voto para prefeito da capital é para Esperidião Amin.

Na volta do Uruguai, após três anos, visito o governador e agradeço a ajuda

17 junho 2008

Jornalista assassinado

O jornalista venezuelano Javier García, da rede de televisão opositora Rádio Caracas Televisão (RCTV), foi encontrado morto em seu apartamento em Caracas, de acordo com a imprensa local. García foi assassinado a punhaladas. Ele foi o segundo jornalista opositor morto na Venezuela neste mês. No dia 3, Pierre Fould Gerges, vice-presidente do jornal Relatório Diário da Economia - que publicou uma série de denúncias de corrupção em estatais e na administração pública - levou pelo menos dez tiros quando voltava para casa no carro de seu irmão, diretor do jornal. Beba na fonte.

16 junho 2008

TSE vai divulgar candidato com ficha suja?

Horas depois de dizer que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgaria o nome de candidatos com “ficha suja” - que respondam a processos na Justiça -, nesta segunda-feira (16), o presidente do tribunal, ministro Carlos Ayres Britto, voltou atrás e afirmou que a hipótese está em estudo no TSE. Por meio da assessoria de imprensa, Ayres Britto esclareceu que vai discutir com os demais ministros a melhor forma de divulgação dessas informações. Uma das idéias em estudo é publicá-las no site do próprio tribunal ou nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O ministro defende que os eleitores tenham acesso aos dados sobre os candidatos antes de escolher em quem votar. Beba na fonte.

De niver

Oi leitores. Estou chegando de uma comemoração de aniversário. Na verdade o dia é amanhã, 17. Sempre começo a comemorar um mês antes. Lembrando o "guarda" Rubim: já tenho mais de meio século! Só se percebe que o tempo passa quando os filhos ficam grandes. Aos amigos vai aqui o aviso: não esqueçam do dia 17. Adoro fazer aniversário! Na verdade gosto mesmo é de comemorar.

Amin candidato

Esperidião Amin é o candidato do Partido Progressista a prefeito da Capital. Em coletiva para a imprensa na sede do diretório estadual do partido, nesta manhã, quando todos esperavam o nome da deputada Angela , Esperidião anunciou o seu nome para surpresa geral. Pode ter uma Angela de vice.

Blogueiro solidário

Mandou muito bem Sérgio, creio que os cometários quando postados enriquecem o debate, as diversas maneiras de interpretar o texto (do ponto positivo ao negativo). Mas toda esta dinâmica virtual tem que vir acompanhada de uma postura declarada, creio que a forma de anonimato perde toda a característica da participação, entretanto se o anônimo se dignou a enviar um comentário é sinal que o Blog tá com boa visitação, grande abraço companheiro Blogueiro.
Alisson

Canga: É isso aí companheiro Alisson. Tem um monte de "anônimos" que ficam pentelhando no blog "só pra dá nojo". Os caras tem vontade de escrever, criticar, comentar, mas não tem coragem de assinar. Se quiserem a gente ensina eles a fazer um blog. Aí pode agredir quem quiser, mas aí responde pelo que escreve. Só que pra isso é preciso coragem.
Saudações

Anônimo, Mariani, a Tia e o leite Conaprole

Vacas holandesas de propriedade do cangablog, observem a marca na testa, nos melhores campos do mundo chamados "Mesopotâmia". Fica entre a fronteira-oeste do RS e o extremo norte do Uruguay
Recebo comentário de um "anônimo", faltou coragem para assinar, bastante agressiva me acusando de ser amamentado com leite "Conaprole" do Uruguay pela "titia", que deve ser a deputada Angela Amin, para manter esse blog "ligado ao PP". Tudo isso porque coloquei erroneamente na nota, LHS joga Mariani no vinagre, que o deputado federal abandonou a Assembléia Legislativa para ser secretário e depois se aventurar a candidato a prefeito de Joinville. Bem, o Mariani não conseguiu nem fazer o diretor do DETER. O Manoel Mota e o Genésio Goulart comeram ele pelas beiradas. Fora isso, Mauro Mariani perdeu o marketeiro queridinho de LHS, o Wilfredo Gomes. Wilfredo se julgou "impedido" de fazer a campanha de Mariani em Joinville pois diz $er muito amigo do prefeito Tebaldi que tem outro candidato. Impedido mas não impediu que a uma das pricipais figuras da WG montasse outra produtora para dar suporte ao candidato do Tebaldi. Queres o que anônimo? O cara já está no vinagre! Fritado pelo LHS! Figura como último nas pesquisas em Joinville.

Bem quanto a ser ligado ao PP gostaria de esclarecer ao anônimo, que este e blog não é ligado a partido político nenhum. Esse blog pertence a Sergio Rubim, jornalista, que não tem medo de dizer a verdade mas é livre para apoiar quem quiser. Quanto ao leite uruguayo "Conaprole", ao contrário do que você pensa, tenho ligações com a empresa sim. Vacas que criamos, eu e minha família, no Uruguay, fornecem leite para grande empresa de laticínios daquele país. Informe-se melhor e da próxima vez tenha a coragem de assinar esse tipo de comentário. Tome leite! Leite "Conaprole" dá coragem!

15 junho 2008

Contra a CSS

Estes foram os deputados federais catarinenses que votaram contra a aprovação do novo imposto que substitui a CPMF: Angela Amin (PP), Fernando Coruja (PPS), Gervásio Silva (PSDB), Mauro Mariani (PMDB), Paulo Bornhausen (DEM) e Odacir Zonta (PP). O deputado Edinho Bez (PMDB) ausentou-se e Djalma Berger (PSB) está licenciado do cargo.

LHS tenta censurar Gazeta de Joinville

Provavelmente com saudades do seu tempo no Dops, o governador Luiz Henrique tentou censurar o jornal Gazeta de Joinville. Não levou. Um pouco abaixo voce pode ler a matéria da Gazeta. Muito boa por sinal. Mas quem dá a matéria completa sobre a tentativa de censura é o Cesar Valente em seu blog De Olho na Capital. Vejam o que diz o Cesar:

"Já que o domingo está no final, transcrevo abaixo a decisão do Juiz Carlos Adilson Silva, negando liminar na ação em que o governo do estado pede que o Judiciário cale a boca da Gazeta de Joinville, que estaria incomodando com as notícias que publicou sobre o tal livro/dossiê “A descentralização no banco dos réus”.

“Não se há admitir, portanto, nenhuma restrição à liberdade de informação, nem mesmo por força de lei, de acordo com a norma cogente acima transcrita. Já se foi de há muito - sem deixar saudade - o tempo da prévia censura!, diz o Juiz (e o destaque é dele), depois de citar o artigo 220 da Constituição Federal e antes de explicitar sua decisão, indeferindo o pedido e extinguindo o processo. Matéria completa no blog. Beba na fonte.

Paraguai 2 x 0 Brasil

Por enquanto: uuh! Tererê!

Livro bomba a disposição de todos

Recebi alguns comentários de leitores que estavam tentando acessar o livro A Descentralização no Banco dos Réus e não estavam conseguindo. Alguns me alertaram para ação de hackers. Claro, o livro tá causando o maior frisson. Mas o problema já está resolvido. É só clicar no livro que abre.

Congresso confronta o STF

Tribunal da Inquisição. Óleo do espanhol Francisco José de Goya y Lucientes

Matéria de Felipe Recondo, do Estadão, mostra como setores do Congresso Nacional vem defendendo seus interesses e de grupos religiosos e confrontando os entendimentos do Supremo Tribunal Federal sobre determinados assuntos. No momento os agentes das trevas estão se mobilizando para derrubar o entendimento do STF sobre o uso de células-tronco embrionárias. Sempre que o obscurantismo venceu a ciência os resultados foram desastrosos para a humanidade.
" Os protestos do Congresso contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) não se resumem mais a discursos e reclamações dos parlamentares. Em decisões recentes, principalmente nas sentenças que interferem em questões eleitorais, os julgamentos do STF têm sido confrontados com propostas de mudança da lei ou da Constituição para adequar os interesses políticos ao entendimento da Justiça. A mais recente dessas iniciativas envolve as pesquisas com células-tronco embrionárias. Logo após o julgamento, parlamentares ligados a bancadas religiosas começaram a colher assinaturas para alterar a Constituição e determinar que a vida humana começa na concepção, como defendeu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em julgamento no Supremo. “Nós achamos que esse ponto da Constituição precisa ser explicitado”, argumentou o deputado Miguel Martini (PHS-MG), que encabeça o movimento". Beba na fonte.

Gaúcho também é corrupto

A imagem acima mostra o desepero de quem foi roubado várias vezes e o apelo. Está aí apenas como ilustração. Achei engraçada já que estamos falando de ladrões.

Esse título acima foi usado pelo Jornal Afinal, hebdomadário de Florianópolis que combatia a corrupção em 1980. No caso, o Afinal denunciava um presidente da Eletrosul que empregava seu genro, jornalista, na empresa. Sem dúvida alguma que existem gaúchos honestos, como eu por exemplo, e gaúchos ladrões em qualquer parte do Brasil. Principalmente na classe política. Agora volto a usar o título para chamar a atenção para a barafunda que está o governo Yeda Crusius no Rio Grande do Sul. Abaixo matéria e pesquisa publicada no blog Campos Eternos:

"61,8% dos gaúchos apóiam atitude de vice de Yeda
Desaprovação ao governo tucano do RS alcança os 62,2%Ao gravar e divulgar conversa comprometedora que teve com o ex-chefe da Casa Civil da governadora Yeda Crusius (PSDB), o vice-governador Paulo Feijó (DEM) despertou reações antagônicas. No universo da política, Feijó inspirou a ira. Seu partido, o DEM, abriu contra ele um processo disciplinar que, no limite, pode levar à sua expulsão dos quadros da legenda. Na sociedade, porém, o comportamento atípico do vice de Yeda é visto com bons olhos. É o que demonstra pesquisa do instituto Fato, encomendada pelo Grupo RBS". Beba na fonte