27 setembro 2008

E dale pesquisa


Já está nas ruas a pesquisa RBS/IBOPE sobre a corrida para a prefeitura da Capital. Os números são completamente diferentes da pesquisa publicada pela Brasmarket. Como é possível duas pesquisas tão diferentes? Nós sabemos como isso é possível. O que torna estes institutos inconfiáveis. Onde está a vitória no primeiro turno? Esta filme nós já vimos! E assim se engana o incauto.


PESQUISA ESTIMULADA

Dário Berger --- 36%

Esperidião Amin --- 20%

Cesar Souza Jr ---13%

Angela Albino --- 11%

Nildomar Freire --- 4%

Afrânio Boppré --- 2%

Joaninha de Oliveira --- zero

Brancos e nulos --- 5%

Indecisos --- 9%

REJEIÇÃO

Joaninha de Oliveira --- 32%

Esperidião Amin --- 28%

Dário Berger --- 26%

Nildomar Freire --- 22%

Cesar Souza Jr. --- 22%

Afrânio Boppré --- 19%

Angela Albino --- 12%

Poderia votar em todos --- 5%

Não sabe --- 4%

Não respondeu --- 1%

No blog do Damião tem uma análise interessante do quadro político a partir da pesquisa do IBOPE. Beba na fonte.

Surf adiado no Campeche

Chuva e vento de leste estragaram a festa da rapaziada do surf 1a. Etapa do Circuito Surf Session, no Campeche. Amanhã haverá uma chamada às 7 hs. Se tiver condições de mar e tempo vai rolar.

Aretha Franklin-1970

Eleanor Rigby

Surge o "moribundinho"

Tem coisa que nào tem jeito, pega mesmo. É o caso do "moribundinho"apelido que o Cesar Valente deu para a ação que a Angela Albino entrou pedindo a cassaçào do diploma do prefeito Dário Berger. Os blogueiros tem algumas peculiaridades próprias que, por uma questão de perfil, não são permitidas na grande imprensa. Como a de criar neologismos para tornar os textos mais interessantes, engraçados ou crítico. Um exemplo foi a criação dos Smurfs para identificar os integrantes da Guarda Municipal, criado por este blogueiro. Leia aqui a nota do Cesar no momento do nascimento do apelido da ação judicial:
"A coligação Inovar Florianópolis (Ângela, PCdoB/PDT) anunciou ontem que vai entrar com uma ação na Justiça Eleitoral, pedindo a cassação do registro ou diploma do candidato Dário Berger (PMDB). Entre as razões está a suspeita de uso de bens e servidores públicos (a tal “máquina”) para beneficiar a campanha de reeleição.Tem muita semelhança com a ação que o PP propôs contra LHS e que no começo ninguém levava muita fé, até ela dar aquele cagaço em todo mundo, quando começou a ser votada no TSE. É claro que é preciso, antes de fazer o batizado de mais esse moribundinho, saber o que vai ocorrer na sala de partos do TRE, quando o pessoal do Ghizoni (coordenador da campanha da Ângela) chegar lá".

Surf no Campeche


Rolando hoje,sábado, a 1a. Etapa do Circuito Surf Session, no Campeche. O Capeonato será na Igrejinha, em frente ao Bar do Chico. São seis categorias: Open, Mirim, Iniciante, Estreante, Feminino e Master. O início está marcado para às 8h. A premiação do Circuito Igrejinha Surf Session conta com kit's e troféus até o 4º lugar em todas as categorias, além do sorteio de uma passagem internacional para o campeão do circuito, na categoria Open, ao final das três etapas do circuito.

Liberdade de imprensa?

"No Brasil não existe liberdade de imprensa, existe liberdade de empresa", afirmou o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni, no encerramento do seminário "Brasil, brasis – liberdade de expressão: base da democracia", realizado na sede da ABL na noite desta quinta-feira (25/09). Todos os debatedores defenderam a liberdade de imprensa, mas levantaram problemas que ela enfrenta para a sua plena consolidação no País. Sandroni argumentou que nos seus 50 anos de jornalismo percebeu que, por causa de pressões dos conglomerados econômicos e do Estado, o jornalista não possui liberdade de expressar seu pensamento, mas apenas cumpre pautas que se alinhem com os interesses dos financiadores dos veículos de comunicação. Leia matéria completa no site Comunique-se. Beba na fonte.

26 setembro 2008

Prisão de terrorista mobiliza advogado do PMDB em Içara


A apreensão dos materiais explosivos na manhã desta sexta-feira, dia 26, é o início de uma grande polêmica dentro dos partidos içarenses. Conforme o advogado Paulo Preis, da coligação "Por uma Içara mais Humana", o acusado de possuir as granadas caseiras é militante do PMDB, “mas não é filiado ao partido”. A ação do partido mediante a esta situação ainda é uma incógnita. Mas, Preis já adiantou que tomará alguma providência para que o fato não ocorra novamente.

Em frente da Delegacia, enquanto D.R.P. ainda prestava depoimento, o advogado da coligação liderada por Gentil também reclamou da atitude dos veículos de imprensa que foram cobrir a apreensão dos rojões e das armas. “Eles bateram foto do carro do advogado do acusado que tinha um adesivo de Gentil. Fizeram isso porque a oposição disse que o advogado também estava na coligação”, desabafou ele. “Isso é mentira”, completou. Do Canal Içara. Leia mais no Canal Içara. Beba na fonte.

Essas pesquisas!

Causando o maior ti-ti-ti na cidade a estapafúrdia pesquisa publicada pela Brasmarket sobre as eleições municipais. Segue a mesma linha de enganação daquela pesquisa do IBOPE há dois anos atrás. A Brasmarket, conhecida nacionalmente por sua idoneidade duvidosa, foi condenada recentemente a pagar multa de R$ 10 mil por comprovada irregularidade na divulgação de uma pesquisa eleitoral para o governo do Paraná. A sentença foi do juiz Paulo Cesar Bellio do TRE/PR. O juiz pediu ainda à PF que instaure inquérito policial para investigar a ocorrência de fraude. O juiz ainda alegou que “a melhor prova nos autos é de que a requerida sonegou em suas informações o local da pesquisa - municípios e bairros, a identificação dos entrevistadores, quem contratou e pagou os trabalhos, além de negar ao requerente acesso ao sistema interno de controle para constatação da veracidade dos dados.

Espírito Santo
Uma outra denúncia contra a Brasmarket, dessa vez, no Espírito Santo, por manipulação de resultado de pesquisas. O prefeito da cidade de Serra, acusa a Brasmarket de ter pedido R$ 190 mil para a divulgação de uma pesquisa, dizendo que ele era o administrador mais popular da Grande Vitória. Além disso tudo aí, “o TRE proibiu o instituto [Brasmarket] de divulgar pesquisa que seria divulgada pela revista Isto É, na semana que antecedia a eleição do primeiro turno de Curitiba. O mesmo aconteceu em Sorocaba. Em 2006, a Justiça Eleitoral proibiu a divulgação de três pesquisas da Brasmarket nos estados do Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte“, conforme noticiou no dia 10 de setembro o site Jornale Curitiba aqui. E se o leitor quiser se informar sobre outras ainda, clique aqui que tem mais um resuminho dos problemas enfrentados por esta empresa em outras eleições, como esta do Requião (hoje, governador do Paraná), onde acusa “que recebeu proposta de compra de uma pesquisa do Brasmarket favorável à sua candidatura. Ele recusou a oferta e, dias depois, a empresa divulgou pesquisa que o colocava em situação adversa”.
Bem, com um currículo nacional desses a Brasmarket só pode estar sendo contratada por quem quer enganar. Pense nisso eleitor!

Polícia prende jovem com explosivos em Içara

Neste momento o jovem Diego Reus Patrício se encontra na delegacia de Içara prestando depoimento sobre os atentados terroristas contra cabos eleitorais do PP na cidade. Diego foi preso em uma operação conjunta das Polícia Militar e Civil e em sua casa foram encontrados explosivos,dinamite usada em minas de carvão, e materiais que seriam utilizados em novos atentados. Logo após a prisão dois advogados do PMDB chegaram rapidamente na delegacia para defender Diego. Cinco atentados ja foram registrados na Cidade sempre em casa de pessoas ligadas ao Partido Progressista.

Preso suspeito de atentado em Içara

Continua grande a movimentação em frente à delegacia de Içara neste momento. Curiosos, advogados e cabos eleitorais de vários partidos estão atrás de mais informações sobre as prisões e os atentados na cidade. Os atentados a bomba em Içara tem motivação política segundo a delegado Alfeu Orben, responsável pelas investigações . Uma bomba foi jogada no dia 23 na casa de um cabo eleitoral do PP atingindo um carro e parte da garagem. Vinte minutos depois outro atentado foi feito na casa de outra pessoa em um bairro diferente. Para o delegado as suspeitas de motivação política ocorrem porque a bomba foi jogada na casa de um cabo eleitoral e porque a eleição está "movimentada" em Içara. Ele afirmou que já registrou diversos casos, entre eles agressão física, vinculados à disputa na cidade. Orben destacou ainda que o ocorrido, no entanto, foi informado à Justiça Eleitoral. "Em todos os casos [que possam estar relacionados à eleição], além do procedimento, comunico o juiz eleitoral para que ele avalie se é necessário tomar medidas para garantir a tranqüilidade da eleição."

Ex denuncia em vídeo marido e governador do Amazonas

Maior bafão rolando no Amazonas. Ex de um empresário, sócio do governador, decidiu denunciar em um vídeo as falcatruas dos dois. Tem envolvimento com tráfico de drogas, corrupção e ameças de morte. A notíca peguei do blog do Noblat:

"Este blog teve acesso ao dossiê entregue ontem à noite pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) ao procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, com acusações de corrupção contra Eduardo Braga (PMDB), governador do Amazonas. Preparado pela arquiteta Renata Barros, o dossiê apresenta setencentas páginas de documentos (notas fiscais, cópias de escrituras e anotações escrita à mão) que ligam o marido dela, o empresário Rosinei Barros, a Braga em um suposto esquema de superfaturamento de combustível. Rosinei é chamado pela mulher de Nei. Os dois são sócios de fato em vários negócios. Braga foi padrinho de casamento deles e é padrinho da filha deles de dois anos de idade". Matéria completa no blog do Noblat. Beba na fonte.

25 setembro 2008

Capa do jornal Impacto já circulando no estado

Tigrada nervosa

Na última terça-feira o fotógrafo que trabalha na campanha de Esperidião Amin, estava registrando o engarrafamento de carros na Av. Mauro Ramos, em frente ao Instituto de Educação, quando foi cercado e ameaçado por peões e pelo capataz da obra de pintura do asfalto. Assim que sentiu o perigo o fotógrafo saiu em direção ao posto de gasolina da esquina quando foi cercado novamente por oito peões e o capataz que pedia credeciais e autorização da prefeitura, da empresa e da Guarda Municipal para fotografar. A coisa começou a ficar preta com empurrões e xingamento quando o fotógrafo conseguiu sair em direção à Assembléia Legislativa, onde conseguiu abrigo. Mesmo assim os peões tentaram entrar Ena Assembléia mas foram barrados por um policial militar na portaria. Essa empresa que está pintando a Mauro Ramos deve ser uma mistura de empreiteira com empresa de segurança, bem ao gosto do pessoal que administra a cidade.
O candidato dos smurfs
Outro dia, quando da visita do ministro das cidades à sede do PP na rua Crispim Miracida, a rua ficou cheia de carros estacionados dos dois lados. Logo enseguida passou um carro com o candidato a vereador Norberto Stroich observando a movimentação. Ato contínuo apareceram os smurfs ecomeçaram a multar os carros estacionados. Stroich passou mais uma vez em frente a sede do PP e depois dobrou no fim da rua, estacionou e plugado ao celular descrevia, para alguém, a operaçao dos smurfs. É gente pequena essa.

24 setembro 2008

Liberdade de imprensa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (23/09), que a “liberdade de imprensa pressupõe o aumento da responsabilidade de todos para que possamos conviver com ela”. Ele foi abordado por jornalistas em frente ao hotel Waldorf Astoria, em Nova York, e não respondeu se é a favor ou contra a abertura do sigilo da fonte. Leia matéria completa no site Comunique-se. Beba na fonte.

22 setembro 2008

Falar mal do Dário não pode!


Caros leitores, vocês não vão acredita no que vem a seguir. Eu sempre ouvi que "não se briga com homem de saia", tipo padre, juiz, maçom e travestis a fim. Outra balela que sempre ouvi é de que sentença de juiz se cumpre, não se discute. Papo furado! Juiz não é deus. E deus não existe! Pois agora tem um tal de juiz Portelinha que tá mandando no pedaço. O tal Portelinha resolveu que o Vítor Santos, do blog a política como ela é, pode voltar a postar no blog, depois de uma longa noite de censura obscurantista, desde que, pasmem, não fale mal do Dário Berger!!!!!
Leiam abaixo o que o Vitor postou na sua reestréia depois do periodo negro de censura:

"Desde quinta-feira este escriba goza de meia liberdade.

Dia 18, no cair do sol, "os Juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina [decidiram], à unanimidade, em afastar as prefaciais, conhecer dos recursos…… e, no mérito [por maioria - 4 x 2], dar parcial provimento ao recurso de Vitor José Ferreira dos Santos, para reformar a sentença no que se refere a retirada integral do ar dos sítios da Internet, determinando somente a exclusão das notícias ou posts que façam alusão negativa ao candidato Dário Elias Berger e à Coligação O Trabalho Continua ou enalteçam o candidato Esperidião Amin Helou Filho, e negar provimento ao recurso adesivo de Dário Elias Berger e Coligação o Trabalho Continua, nos termos do voto do Relator, que fica fazendo parte integrante da decisão". Já posso reestabelecer meu blog, republicar quase todos os posts proscritos pelo juiz da 101º Zona e voltar a escrever - depois de uma longa e escura noite. Voltei às coisas que deixei. Aqui é o meu lugar. Mas a liberdade que a Justiça me devolveu é meia liberdade. Não posso republicar nem doravante escrever "notícias ou posts que façam alusão negativa ao candidato Dário Elias Berger". Por isso recorri ao TSE. Tenho o direito de publicar a verdade. E também tenho o direito de opinar sobre fatos verdadeiros. Acredito piamente nisso. Estou proibido, p. ex., de publicar a informação que está no site da Associação dos Magistrados do Brasil - AMB sobre a ficha corrida daquele que, nesta circunstância, não posso nominar. É uma informação verdadeira, mas é negativa, logo, segundo o TRE do meu estado, não posso publicar. Está na decisão. Antes de ser parado pelo bandeirinha, este blog corria atrás da informação. Não consegui entender o fato daquele que não posso nominar estar fora da lista suja da AMB. Enviei e-mail pedindo informações sobre processos correndo em segredo de justiça. Eis a resposta:

"Olá Vitor - A AMB não divulgou nenhum candidato que responda a processos que correm em segredo de justiça, pois apenas os advogados e as partes envolvidas nesses processos é que podem ter acesso a tais informações. Atenciosamente, Letícia Capobianco". Isso foi antes da segunda lista da AMB. Mas entre os processos divulgados na segunda leva, nenhum corre em segredo. Então a pergunta é: e os supostos processos que correm em segredo de justiça, a comunidade terá alguma notícia deles? Não, por suposto. Neste país é o homem de bem que teme a lei, os vagabundos usam-na em benefício próprio. Mas ainda vale a máxima atemporal: Libertas, quae sera tamen, pois não basta ser livre, é preciso libertar os outros".


Os malandros agulha se ferraram

Operação Dríade:
Nota de Esclarecimento da Justiça Federal


Acerca de informações divulgadas por meios de comunicação social, fazendo referência à suposta prisão por equívoco no âmbito da Operação Dríade, a Justiça Federal em Santa Catarina esclarece que:

1. Todas as prisões temporárias determinadas em função das investigações da Operação Dríade foram precedidas de representação da Polícia Federal e manifestação favorável do Ministério Público Federal, subscritas, respectivamente, por delegado e procurador da República competentes, e submetidas ao exame da Justiça Federal com os imprescindíveis fundamentos de direito e de fato, nestes incluídos os indícios necessários à formação da convicção da Juíza Federal que proferiu a decisão.

2. Não houve, como parecem fazer crer as informações divulgadas, erro ou indução em erro em relação ao nome e à prisão do servidor da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) Zeno Silveira de Souza Britto. O sigilo das investigações não permite a divulgação de todas as razões indicadas pela Magistrada para decretação da prisão do servidor, todavia a ordem concedida não se firmou, exclusivamente, em determinado excerto de interceptação telefônica, que não pode, ainda, ser considerado essencial.

3. Em despacho de 18 de setembro, já prolatado no inquérito após requerimento da defesa de Márcio Luiz Schaefer, a Magistrada afirmou que:

“Quanto à alegação de que contato telefônico entre o ora investigado e outro, de nome ZENO, se trataria de um equívoco, visto que na verdade teria tido contato com o Sr. José Nazareno Vieira, vulgo, “ZENO”, e não com o investigado ZENO SILVEIRA DE SOUZA BRITTO, necessário registrar que a prisão temporária não foi decretada com base apenas neste excerto das transcrições telefônicas, mas sim com base em todo um conjunto de informações colacionadas nos autos do inquérito até o momento, conforme salientado pelo Ministério Público Federal. Tal alegação, assim, não tem os efeitos pretendidos.”

4. A alegada conversa mantida entre uma das pessoas cuja prisão foi decretada e terceira estranha às investigações, esta supostamente confundida com Zeno Silveira de Souza Britto, sequer é citada pelo Desembargador Federal que concedeu o habeas corpus. O magistrado de segundo grau entendeu, simplesmente, que a segregação já havia cumprido sua finalidade, idêntico fundamento esposado para concessão da liberdade a outros presos.

Florianópolis, 22 de setembro de 2008
Justiça Federal em Santa Catarina – Seção de Comunicação Social

21 setembro 2008

Sobre Machado

Por: Janer Cristaldo

Não gosto de caju. Nem de goiaba. Muito menos de Coca-Cola. Pepsi, ni pensar. Pensando bem, não gosto de refrigerante nenhum. Vinho rosé, muito menos. Até hoje, pelo menos, nunca ninguém acusou-me de preconceito em relação a caju, goiaba, Pepsi ou vinho rosé. Mas basta dizer que não gosto de Machado de Assis, lá vem a acusação: preconceito.
Ora, preconceito seria se eu jamais tivesse lido o Machado e afirmasse não gostar de sua leitura. Não é o caso. Li os principais romances de Machado e muitas de suas crônicas. Não vou afirmar que seja um escritor medíocre. Mas não consigo gostar. Trata-se de um pós-conceito: digo que não gosto após tê-lo lido. É curioso observar que quando elegemos um vinho, damos preferência a vinhos estrangeiros. Uísque, idem. Carro, também. Por que raios, na hora da literatura, tenho de preferir a nacional? Leia artigo completo. Beba na fonte.

Confissão de roubo do prefeito de Chapecó

Taí o vídeo onde o atual prefeito de Chapecó, João Rodrigues, do Demo, candidato à reeleição dá uma verdadeira aula de como roubar dinheiro público no exercício do mandadato. O vídeo foi exibido no programa eleitoral do PT e gerou o maior "bafão" na cidade. O adversário de João Baú Rodrigues, é o ex-secretário extraordinário da Pesca, José Fritsch do PT. João Rodrigues anda que explica o inexplicavel. Diante das evidências fica aquela "marca de batom na cueca". O vídeo que está sendo distribuído para a imprensa, foi produzido pela produtora que fez a campanha de João Rodrigues em 2004. A cena mostra uma prática que todo o mundo sabe ser bem comum, aparece o prefeito com o seu vice, Élio Cella, ex-PP, tramando um golpe nas finanças públicas em cima de um programa social. Uma aula extremamente didática de como levar uma grana na compra de um caminhão baú. João Rodrigues mostra que é experiente no assunto inclusive sobre valores e no tamanho da "comissão". Mas o mais estarrecedor é o deboche quando João Baú Rodriguesdiz que a comissão fica em "caráter social: social para a turma aqui". E riem!

As mulheres ao redor

Por: Olsen Jr.


Estou na cama. As dores provocadas por uma crise de gota não se justificam, uma vez que sequer estou bebendo, mas o médico me irá esclarecer. O que importa agora é a constatação de que os meus atos passaram a ser pautados pela presença invisível de várias mulheres...

Batem à porta. Vou manquitolando atender pensando que o médico chegou cedo. Para surpresa minha, recebo a visita do jornalista, Valdir Alves. Chega com duas garrafas de vinho. Um dos meus poucos amigos, o Valdir “é da casa” como se diz, explico a situação e volto para o quarto. Ele aparece em seguida, puxa uma cadeira e senta-se ao lado da cama. Vai bebendo o seu “Cassillero Del Diablo” enquanto explico o que me atormentava antes dele chegar: as mulheres!

Ele escuta com um sorriso malicioso e certo brilho no olhar, percebo que está interessado e exponho o tal assédio. “Veja o caso da Dolores, por exemplo, vem aqui em casa, é metódica, fica ali no pé da cama, à minha direita, quase imperceptível, preciso me esforçar por dar por ela; depois tem as gêmeas, Janice e Janete, são tímidas, me lembra a minha infância, quando chegavam pessoas estranhas, a gente corria para se esconder, pois bem, elas ficam ali atrás daquela porta de vidro, espiam, fazem algum ruído e crêem que me divirto com isso, não digo que não, mas é curioso; depois tem a Gioconda, mais pretensiosa, metida a intelectual, ela prefere aquele nicho entre o balcão e a escrivaninha, já a surpreendi bisbilhotando os meus escritos, faço que não sei, mas sei. Não gosto quando vem acompanhada das três filhas, que já apelidei de Lalá, Lelé e Lili, uma alusão às sobrinhas do Pato Donald, porque são enxeridas, ficam bulindo os tabuleiros de xadrez, aquele de vidro (que ganhei do Horácio Braun) e aquele artesanal (presente do artista Telomar Florêncio), preciso intervir, quando então “as queridinhas” se contentam em pular em cima do tapete aqui em frente da minha cama...”

O Valdir continua sorrindo e esperando para ver onde aquela conversa iria dar. Como não diz nada, continuo: “Aí vem a Domitila, caseira, prefere ficar lá na cozinha, não sai da frente do fogão, tudo bem se ela gosta disso, penso; mas a mais terrível é a Claudia Castañeda, não precisa rir, porque parece que ela está sempre “chapada”, demorei em entender que aquele era o “seu jeito”, e com todo o respeito, há muito deixei de pretender reformar o mundo, mas o pior são as amigas, a trupe quando resolve reunir-se ali na sala. Abstraindo a Dulcinéia que prefere a permanência ao lado da escultura do Dom Quixote na sala, as outras tartamudeiam todas ao mesmo tempo sem o menor decoro; a Frida prefere o espaldar do sofá, esbaforida e barulhenta, a Genoveva, aristocrática só no nome, foi reprimida em outros tempos, mas ali se esbalda e parece que se multiplica; A Christininha, uma incógnita porque a chamo no diminutivo, parece três e açambarcar toda a mesa de centro quando resolve se manifestar, quer saber? Parecem um bando de peruas planejando um assalto...”

Nesse ínterim, a chuva recrudesce, ouvimos um barulho seco ao lado da cama. O Valdir indaga: “o que foi isso?”. Era apenas uma batida seca de uma gota de água estatelando-se num pote de sorvete que ele não pode ver. Afirmo: “esta é a Dolores”!

Ele começa a rir... Digo que todas as goteiras aqui em casa têm nome de mulheres...

Está rindo é? A coisa é séria. Dia desses uma amiga esteve aqui com o filho, e quando soube disso, pediu para ser homenageada. Lembrei de uma goteira na sala que batia na cadeira de couro com um som diferente, e disse que seria a primeira com o nome de alguém conhecida: Georgia! Que bom afirma, assim você pode pensar em mim, lembrei do Ray Charles,e tasquei, claro, sempre: “Georgia on my Mind”!