29 março 2008

Geral da semana

Queridos
amigos




Machismo
da imprensa




Psicopatia
epidêmica


TCE investiga
dívida com Engepasa

Gervásio
toma fôlego



O maior crime
da História



Diabas
Catarinenses


Thriller,
25 anos


Moribundo
se movimenta






Dinastia Castro
censura blogueira


Valência
em chamas


Gabeira
e o tempo



A Marlene
Rica deles



Bingo
socialista



Efeito
Morales

Negócios
da República


O Lubisa
e a crise





Bispo Edir
pagou passagem
de cafetina


Esqueleto de 10m
encontrado na Índia

A mãe e os Antúrios

Há dois anos estive em Quaraí (RS) visitando minha mãe. Ela tem um jardim variado e impecável. Além da Acácia Imperial que impressiona a todos quando floresce, os Antúrios são os que sempre me chamaram mais a atenção. Toda vez que ía "em casa" estavam floridos. Acabei trazendo uma muda sem muita esperança de que se daria bem por aqui no litoral. Ledo engano. Depois de florescer - cada folha dá uma flor - não parou mais. Não requer muitos cuidados. Gosta de lugar claro mas sombreado. O mais curioso é que a flor é do tamanho da cabeça de um alfinete. A parte vermelha exótica é na verdade uma inflorescência com espigas de onde brotam as minúsculas flores, esses pontinhos amarelos. A natureza tem dessas coisas! Quando as flores são pouco significativas ela produz folhas modificadas e coloridas para atrair insetos e outros agentes polinizadores.
Bem que mãe falou:
- Sérgio Antônio, planta embaixo daquele abacateiro da frente que ela vai pegar. Pegou.
Mãe é que nem natureza, sabe tudo!

Ângela candidata à prefeitura da Capital


O colunista político Roberto Azevedo antecipa em seu blog entrevista que será publicada na edição dominical do DC com a deputada federal Ângela Amin. Segundo Azevedo, Ângela admite ser candidata a prefeita da capital nas próximas eleições. Tudo vai depender de pesquisas encomendadas pelo Partido Progressista. A regra valeria também para Esperidião Amin. Então tá. É esperar e ver o resultado da pesquisa.

Goeten e a saúde

O deputado federal Nelson Goeten volta a bater na tecla dos jogos de azar. Agora está propondo a legalização dos cassinos no país. Pitbull, como ficou conhecido por sua passagem intempestiva pela Assembléia Legislativa, foi denunciado por envolvimento com o jogo clandestino. As acusações envolviam seu irmão e um banqueiro do jogo do bicho carioca. Lembro de ter estado na cidade do deputado e conhecido uma casa de jogo, máquinas caça-níqueis, no mesmo prédio de um restaurante de propriedade da família. A coisa era embolada.
Mas pela proposta divulgada na imprensa dá para ver as boas intenções de Goeten. Seu projeto-de-lei prevê que a arrecadação de impostos decorrentes da jogatina seja "integralmente" revertida para aplicação na área de saúde. Chega a ser comovente o interesse do deputado com a saúde.

Eu quero saber é da grana!!!

É impressionante a capacidade da imprensa e dos polítios em geral de engambelar a população com discussões semânticas e inócuas. Discutir o mérito das questões é coisa secundária. A discussão "da hora" na grande imprensa nacional e no Congresso é se o material produzido dentro da Casa Civil por Erenice Guerra, braço direito de Dilma Roussef, sobre gastos do governo Fernando Henrique Cardoso, é um dossiê ou um banco de dados. E daí? que diferença faz se é um ou outro?
O que interessa é saber como está sendo gasto o dinheiro tomado da população através de uma carga descomunal de impostos. O que interessa é saber onde a primeira família do governo anterior e o presidente Lula e sua família estão torrando o nosso mirrado dinheirinho. O resto é enganação, enrolação, lorota, despistamento, cortina-de-fumaça.
Quando este tipo de político é pego de calças curtas a primeira coisa é escamotear a discussão ao melhor estilo Paulo Maluf que diante de uma pergunta comprometedora sai com uma resposta "nada a ver" migrando naturalmente para outro assunto.
Isso lembra essa turma daqui de Santa Catarina. A turma do LHS, depois de levar 4 votos pela cassação do mandato, no TSE, devido à robustez de provas que indicam crime eleitoral, jamais entram nas discussão do mérito da questão. Estão sempre buscando subterfúgios e chincanas jurídicas para escapar da Lei. Apresentar argumentos concretos rebatendo as acusações jamais! Também acho que, no caso de SC, é impossível. Quem pariu que embale essa gente!

28 março 2008

Bienais de Arquitetura

Arquiteto André Schmitt (3º da dir. para a esq.), coordenador do evento cercado por
amigos, arquitetos, empresários e parceiros.

Bastante concorrida a abertura das exposições da série Destaques das Bienais de Arquitetura, dia 25, no espaço Lindolfo Bell, no CIC, que vai até o dia 8 de abril. O evento além da mostra de trabalhos apresentados em Bienais tem palestras e lançamento de livros. A foto é do estudante de arquitetura e fotógrafo Vicente Schimtt.

"Queridos amigos"

"O quê vocês conseguiram? Hoje, convivem com os mesmos políticos que sustentaram a ditadura. Nada mudou de verdade, como pretendiam com sua luta. Foram derrotados." Diante da cobrança, os esquerdistas que constituem o grupo de homens e mulheres que formam o grupo "Queridos Amigos", na mini-série da TV Globo, deixaram a sala calados. Nesse ponto, o roteirista ou dramaturgo que escreveu a cena e os diálogos poderia ter colocado a seguinte resposta na boca de um dos personagens cobrados: "O que nós conseguimos foi a democracia. Você acha que isso é pouco?" Faria muita diferença.

Dá-lhe galo véio!

Com a popularidade beirando os 60% conforme última pesquisa CNI-Ibope o presidente Lula está lépido e fagueiro. Nos últimos dias se permitiu "sair da casinha" com declarações que surpeenderam a todos. A primeira foi no encontro com o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti quando elogiou e sugeriu que ele perdeu o cargo e foi obrigado a renunciar ao mandato por pressão das "elites paulistas e paranaenses". Na verdade Severino foi cassado por corrupção. Um cheque de R$ 10 mil, do ecônomo do restaurante da Câmara, encontrado em sua conta foi a prova.
Depois foi o encontro com o presidente Venezuelano Hugo "boca rota" Cháves a quem abraçou e chamou, pasmem, de Pacificador. Pacificador é tudo que Chaves não é. Mas a última e melhor de todas foi o que disse que disse para o outro "pacificador", o presidente Bush: "Bush, o problema é o seguinte, meu filho: nós ficamos 26 anos sem crescer, agora que a gente está crescendo você vem atrapalhar? Resolve a sua crise". Dá-lhe galo véio!

27 março 2008

LHS levou quatro votos pela cassação

Matéria do jornalão Gazeta de Joinville mostra que ao inovarem a jurisprudência e resolverem ouvir Leonel Pavan no processo que pede a cassação do diploma do governador Luiz Henrique os ministros do TSE deixaram claro, nas notas taquigráficas, que o governador não será mais ouvido no processo. Outra nota que chama a atenção é o voto do ministro Marcelo Ribeiro. segundo o advogado Glay Sagaz o voto de Ribeiro, declarado antes da preliminar, é claro pela cassação de LHS. Ou seja, agora são quatro votos pela cassação. Leia matéria completa de Ricardo Weg. Beba na fonte.

TSE cassa primeiro deputado federal infiel

O deputado federal Gervásio Silva (PSDB-SC) deve estar com as barbas de molho neste momento. O Tribunal Superior Eleitoral acaba de cassar o mandato do primeiro deputado federal acusado de infidelidade partidária. Walter Brito Neto (PRB-PB) inaugura uma situação que deve se repetir daqui para a frente. Assim como Walter Brito, o deputado catarinense Gervásio Silva também abandonou o DEM (PFL ou D-25, nunca sei direito o que está valendo nesta crise de esquizofrenia partidária) após o prazo permitido pela legislação eleitoral.
Em outubro de 2007, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os mandatos conquistados em eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais) pertencem aos partidos e não aos eleitos. Definiu que os "infiéis" que mudaram de legenda após 27 de março estão sujeitos à perda de mandato. E anistiou quem fez a troca antes dessa data.

O machismo da imprensa

Foto de Michel Comte

Voltando para casa no fim da tarde escutei no rádio do carro que o presidente da França estava de visita à Inglaterra. Não sei o que Nicolas Sarkozy estava fazendo lá pois a notícia logo derivou para a vida privada da nova mulher de Sarkozy, a modelo Carla Bruni. Mais tarde na internet visitei jornais da Europa e dos EUA e todos traziam a matéria na capa. Mais uma vez as notícias se centravam sobre a foto, de 1993, de Carla Bruni nua que estaria sendo leiloada pela Christie’s de Nova Iorque com venda estimada em 4 mil dólares.
Logo depois de ouvir a notícia no rádio do carro, minha mulher falou que achava os comentários da imprensa machistas no sentido de que toda vez que falavam de Sarkozy acabavam contabilizando quantas vezes Carla Bruni transou, para quem "deu" e o escambau. Sobre se Sakozy transou com alguém ou se foi traído pela ex-mulher ninguém fala. O comentário da CBN era de uma jornalista em Londres. Ou seja, a jornalista está impregnada de machismo ou seguiu a tendência da mídia mundial para vender mais.
Concordo com o comentário de minha companheira. Mas mesmo assim vou dar a foto da Carla nua que, aliás, não me custou nada e já percebi que mulher pelada no blog dá ibope.

Saia justa

O vazamento de informações sigilosas sobre gastos do governo Fernando Henrique virou batata quente. O governo acusa a imprensa. A oposição acusa o governo de dar um tiro no pé e no fim não se descobre quem vazou as informações. Mas isso não é importante. O que importa mesmo é saber quanto e em que o governo e sua família anda gastando o dinheiro dos impostos tomados da população. Agora, quem vazou as informações para a revista Veja deu um golpe de mestre! A CPI sobre os cartões corporativos já estava no vinagre e aí, com as denúncias, voltou tudo de novo. O FHC, do alto do seu "equilíbrio, anda dando aulas sobre despesas sigilosas. Beba na fonte.

Psicopatia epidêmica

Texto “O psicopata — Um camaleão na sociedade atual” do espanhol Vicente Garrido sobre psicopatia é exelente e está fazendo o maior sucesso no blog A vida do meu filho.
Mas o que é mais interessante que o próprio texto é a quantidade de comentários de pessoas que se identificaram com a descrição ou imediatamente identificaram pessoas com quem convivem como psicopatas. O texto é bom e os comentários são hilários! Se fosse uma receita todos se achariam
bolo. Beba na fonte

Cachorro picado de cobra tem medo de lingüiça

Com a vacância na direção da Fundação Catarinense de Cultura criou-se um problema (mais um) na poli-aliança capitaneada pelo governador. O cargo que era dos tucanos volta para o PMDB. Para o lugar de Bete Anderle, falecida recentemente, Luiz Henrique convidou a política-empresária Anita "Praxis" Pires. Dão conta as colunas e blogs que Anita, velho quadro feminino do PMDB, não aceitou o cargo que o governador lhe ofertou. Porque? Provavelmente no setor privado, onde também atua, ganhe mais dinheiro e não fique tão exposta nas relações das suas empresas com o governo do Estado.
Para quem não sabe Anita Pires foi a protagonista de um caso que ficou conhecido como o Escândalo dos Eventos. Explico: em 2005 o deputado Antonio Carlos Vieira pediu explicações, na Assembléia Legislativa, sobre as relações incestuosas entre empresas de eventos pertencentes a Anita e a Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão da qual Anita Pires era secretária-geral.
A Praxis Feiras e Congressos realizou, desde 2003, cerca de 14 eventos promovidos pela SEP. A tal Paxis funcionava no mesmo endereço onde estavam estabelecidas a Pires e Associados Eventos e a Pires e Associados Assessoria, agências que tinham como sócia majoritária a diretora geral da Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão, Anita Pires, conforme atestam documentos oficiais da Junta Comercial. Todas as contratações eram feitas sem concorrência pública, "no fio de bigode". Talvez esteja aí a explicação de Anita Pires ter refugado o carguinho. Difícil vai ser achar outro quadro feminino dentro do PMDB.

26 março 2008

Dário nega aumento da Zona Azul

Segundo o jornalista Moacir Pereira em seu blog "o prefeito Dário Berger, negou de forma peremptória que esteja em cogitação qualquer proposta de majoração dos preços pelo estacionamento da Zona Azul". É ver para crer.

TCE vai investigar dívida com a Engepasa

Agora vamos ficar sabendo o que está acontecendo nesta estória entre o governador Luiz Henrique da Silveira e o seu amigo dono da empreiteira Engepasa. O governo andou alardeando que a dívida com a Engepasa é de R$ 1 bilhão e que não cabe mais recursos na justiça. Ou seja: confessa a dívida e, pelo que parece, está com vontade de pagar.
Só que a coisa não é bem assim. A controvérsia sobre o tamanho da dívida entre o governo e o empresário-amigo da Engepasa é tanta que a própria OAB/SC manifestou-se, discordando do alto valor apresentado.
Agora quem vai clarear tudo é o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Assembléia Legislativa aprovou hoje requerimento da bancada do Partido Progressista pedindo que o TCE faça uma auditoria especial, em regime de urgência, "para analisar as quantidades e custos, as medições de serviços e pagamentos efetuados, na obra da construção da SC-401”. O pedido deve-se à enorme polêmica surgida com relação à dívida que o Estado teria para com a empreiteira pela execução de 13 quilômetros de obras na SC-401, em Florianópolis, onde depois seria cobrado pedágio – o que não chegou a acontecer porque a empresa não efetuou os serviços prometidos no contrato prévio com o Governo. A polêmica – lembrou o deputado Joares Ponticelli – fica por conta do valor da dívida: fonte do Governo diz que chegaria a R$ 1 bilhão e que não caberia mais recurso; já outra fonte afirma que a dívida ficaria entre R$ 200 milhões e R$ 600 milhões e diz que cabe recurso.

Tibet, China, CIA, Dalai...

Em julho de 2007, a embaixada norte-americana na Índia patrocinou um encontro inusitado entre o líder temporal e religioso do Tibet, Dalai Lama, agentes da CIA e a sub-secretária de Estado dos EUA, a neocon Paula Dobriansky. Nesta reunião, foi decidido que nos primeiros meses de 2008 haveria uma grande marcha de exilados tibetanos numa grande cidade global, e protestos populares em território tibetano – o que efetivamente está ocorrendo no momento. Não é preciso dizer que toda essa estratégia tem um custo econômico, e este custo é coberto pelo polpudo orçamento da CIA. Os EUA, investidos do espírito imperial, querem minar a China que desponta como uma das grandes potências mundiais – tanto militar quanto tecnologicamente – nos meados do século 21, e para tanto não hesitam em fomentar conflitos abertos nas contradições políticas e étnico-religiosas chinesas. (Fonte: Blog Resistir.inf)

Gervásio toma fôlego

O adiamento para a próxima terça-feira frustrou as expectativas em torno do julgamento do deputado Gervásio Silva no Tribunal Superior Eleitoral. Gervásio responde por infidelidade partidária pois trocou o DEM (PFL ou D-25)) pelo ninho dos tucanos (PSDB). Os DEM não perdoam e querem o mandato de volta. O pedido do DEM (PFL ou D-25) tem como base resolução do TSE que por maioria de votos definiu que os mandatos obtidos nas eleições, pelo sistema proporcional (deputados federais, estaduais e vereadores), pertencem aos partidos políticos ou às coligações e não aos candidatos eleitos. Mas o deputado Gervásio está perigando. Por aqui a tendência é cassar os inféis. Segunda-feira passada o TRE cassou o mandato de mais dois vereadores: Claudemir Matias Francisco, de Barra Velha e Gilberto José Boscato de Concórdia. Antes, a vereadora Alzenira Sartori Dias, de Fraiburgo, que deixou o PV e filiou-se ao PPS, já havia perdido o mandato. A se confirmar a tendência o deputado Gervásio vai ter que procurar outro emprego.

O maior crime da história

"Num país sério o governador sairia preso num camburão, prisão perpétua. É o maior crime da história o que esse governo está arquitetando, ou seja, pagar R$ 1 bilhão por 13 quilometros de duplicação feitos pela Engepasa."
Esse torpedo aí foi disparado ontem pelo presidente do PP, deputado Joares Ponticelli, da tribuna da Assembléia Legislativa. Joares se indignou quando soube do plano de Luiz Henrique e da relação incestuosa que mantém com o dono da empreiteira Engepasa. Se Mauro Mariani for realmente candidato de LHS a prefeito de Joinville, depois do almoço patrocinado pelo dono da Engepasa, dinheiro não vai faltar para campanha. Parece que o governador não consegue mais mais "ficar devendo". Tá louco para pagar esse bilhão para o amigo-empreiteiro.

25 março 2008

Burocracia


Um exemplo do gosto ibero-lusitano - e sua descendência - pela burocracia. O governo brasileiro acaba de editar o decreto número 6.404, datado de 19 de março passado, que coloca em vigor acordo entre o Brasil e a Rússia sobre cooperação na área do turismo. Antes tarde do que nunca, diria um otimista, porque o acordo foi celebrado em 2001, em Brasília. Se ainda há interessados no texto, ele está no site www.espacovital.com.br.

Diabas catarinenses

Proprietário de uma casa na praia do Saquinho ingressou na Justiça contra a empresa responsável pela produção do pornô “Diabas Catarinenses”, dirigido por Stanley Miranda e rodado na Ilha em 2005. Alega que cenas da caliente película foram rodadas nas dependências de sua residência sem seu consentimento. O TJ confirmou liminar da Comarca da Capital que suspendeu a venda, distribuição e veiculação do filme erótico até o julgamento final do mérito, quando se decidirá se e quanto receberá o dono do imóvel por conta de indenização por danos morais. A empresa alegou que fez as filmagens mediante autorização de um representante do proprietário – um caseiro, incumbido da administração do imóvel. A Justiça acredita que a produtora, experiente no ramo da pornografia, deveria ter se cercado de maiores cuidados ao escolher o local das filmagens, providenciando inclusive contrato de locação por escrito com o suposto administrador.

Thriller, 25 anos

Hoje faz 25 anos que Michael Jackson estonteou milhões de pessoas com sua coreografia fantástica e inovadora. Gravado em 25 de março de 1983, o disco Thriller foi o momento mais importante da carreira do artista na TV. A partir desta apresentação Jackson conquistou novo público. Michael Jackson gravou sua dança na retina de milhões de pessoas, só nos EUA 47 milhões, que assistiram atônitos aquela transmissão. Os primeiros passos interpretando "Billie Jean", do álbum Thriller, provocava delírio nos espectadores que descobriam uma coreografia única e que seria permanentemente imitada. Colocava Elvis Presley no chinelo. "Nem ele mesmo sabia o que ia fazer. Tudo que fez inventou ali no cenário, na hora. Foi algo incrível", afirma sua irmã Jermaine Jackson. Ali nascia o Moonwalk (andar sobre a lua). Um passo que consistia em andar com a sensação de que o chão te faz retroceder.
Fantástico! Clique aqui e veja o clipe!

Dengue no Rio é destaque no El País


Epidemia de dengue no Rio de janeiro é chamada de capa do jornal El País do Uruguay. As autoridades sanitárias fizeram uma advertência aos uruguayos que se deslocarem para o Rio de Janeiro com uma série de recomendações diante de qualquer quadro de febre ou outros sintomas devido a epidemia que assola a cidade.
A advertência foi feita pelo Ministério de Saúde e pede que qualquer pessoa procedente do Rio nos últimos 15 dias que tenha sintomas como febre, calafrios, dor nos olhos, desânimo e manchas na pele procure o serviço médico com urgência. A preocupação das autoridade é devido o Rio de Janeiro ser um dos destinos turístico tradicional dos uruguayos.

Moribundo se movimenta

Pelo andar da carruagem o processo no TSE que o governador Luiz Henrique disse que se arrastaria como um moribundo não está tão agonizante assim. Manifestação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio de Mello dizendo que o processo que pede a cassação do diploma de LHS terá seu mérito julgado até o final de junho deste ano acendeu a luz vermelha no palácio das SC-401 além de gerar todo o tipo de dúvidas em relação a candidaturas para a prefeitura da Capital. A principal dúvida é dentro do Partido Progressista. Se LHS for cassado Esperidião Amin assume? Se isso acontecer Ãngela Amin estaria impedida de disputar a prefeitura de Florianópolis.

Quem mente?

Tribunal de Contas da União deixou o ministro da Justiça Tarso Genro com "cara de tacho". Na tentativa de justificar o vazamento de dados sigilosos sobre despesas e uso de cartões corporativos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Tarso Genro negou a existência do tal "dossiê" denunciado pela revista Veja. Em reunião de coordenação política do Planalto o ministro afirmou que o que existia era um trabalho da Casa Civil, a pedido do Tribunal de Contas da União, para oferecer dados que poderiam ser requisitados pela CPI. Segundo o TCU, não foi pedida nenhuma informação da base de dados do Planalto.

Dinastia Castro censura blogueira

O Taió denuncia em seu blog do orlando que a ditadura dos Castro em Cuba censurou o blog Generación Y da filóloga de 32 anos Yoani Sanches. O seu blog teve mais e 1 milhão de visitas somente em Fevereiro. É acesso pra ninguém botar defeito.
Yoani escreve em seu blog coisas de Cuba, do cotidiano sofrido da pequena Ilha. Em seus contos relata uma vida com repressão, desabastecida e totalmente controlada pelos burocratas do partido da dinastia Castro.
No dia de Natal, Yoani escreveu um post onde relatava que este era o quinto Natal sem a presença de Adolfo Fernández Saíz, preso na primavera negra de 2003.
"Hoje, a mesa segue posta, a família esperando, meu filhos me faz perguntas, cada vez mais incomodas sobre quando Adolfo voltará, enquanto Julita - sua esposa - percorre centenas de quilômetros para visitá-lo a cada três meses. Já não é mais fim-de-ano mas chegou a Páscoa e atrás da minha porta tem uma fina folha de palmeira que anuncia um ressurgir. Espero que logo não tenham mais mesas incompletas nesta Ilha. Que ninguém mereça a terceira frase que me lanço meu Teo, quando soube das prisões: - então, vocês continuam livre porque são uns poucos covardes".

E ainda tenho amigos que justificam a falta de liberdade, a repressão, o terror policial do estado em Cuba dizendo que se não for desta forma os EUA voltam a transformar a Ilha em seu quintal.
Fico pensando nestes amigos. Se mudassem de opinião, se enxergassem o muro de Berlim caído, se divisassem a queda da União Soviética, enfim, se admitissem a realidade o que aconteceria com eles. Acredito que se admitirem a realidade da falência dos regimes comunista ficariam sem chão. Pois nunca tentaram saber de outras coisas a não ser do marxismo. Perderiam o discurso. Não seriam mais nada. Se é que ainda são.

Quebra de sigilo da família Lula da Silva

Matéria da revista Veja desta semana denunciando suposto "dossiê" montado pelo governo para chantagear oposições acabou criando situação delicada para o governo Lula. A partir das revelações da revista os partidos de oposição vão tentar constranger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a abrir seus gastos com cartões corporativos.
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), anunciou ontem que, diante da divulgação de um dossiê sobre as despesas do ex-presidente Fernando Henrique
Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, está pedindo ao casal que lhe envie uma autorização expressa para a quebra de sigilo. Com esse documento em mãos, vai cobrar do presidente que faça o mesmo e libere todas as informações sobre os gastos da família Lula da Silva cobertos pelo cartão. Beba na fonte

24 março 2008

Juiz responde a artigo do Moa no DC

Sobre o embróglio criado na imprensa pela proibição de funcionamento do comércio e dos supermercados durante a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa pela Justiça do Trabalho o juiz José Ernesto Mansau, da 1º Vara Trabalhista da Capital, responde ao artigo "Justiça Estrábica" do colega Moacir Pereira no DC.

Juiz esclarece

A coluna recebeu do juiz José Ernesto Mansu, da 1a. Vara Trabalhista da Capital, e-mail esclarecendo a decisão tomada na semana passada, vetando o funcionamento do comércio e dos supermercados na Sexta-Feira Santa e Domigo de Páscoa. A íntegra é a seguinte: "Senhor Colunista, Com referência à seu artigo intitulado "Justiça Estrábica" venho ponderar: a) a lei exige que a compensação de feriados, seja precedida de prévia negociação coletiva. O juiz deve examinar a lei e aplicá-la, não podendo fazer juízos subjetivos acerca do tema; b) alguns empresários da capital se recusaram a qualquer negociação. Em minha liminar, concedida vários dias antes daqueles em que o funcionamento se vedou, inclusive, coloquei-me à disposição para intermediar qualquer negociação, por entender que o fechamento seria a última possibilidade cogitável, até pelos transtornos e prejuízos causáveis a terceiros; c) ao menos pelo que se extraiu dos autos, pelo que neles se continha, no momento do julgamento da liminar, o que os estabelecimentos queriam é que seus empregados trabalhassem em plena páscoa e, quiçá na segunda-feira seguinte, quando toda sua família estivesse fora de casa, se refestelassem com os restos do almoço festivo, sozinhos em sua casa, gozando um dia de folga compensatória; d) os feriados possuem funções que ultrapassam o mero descanso, mormente de convívio social, práticas cívicas ou religiosas, não se podendo, em nome da ilimitação do lucro, discriminar os trabalhadores, sem qualquer contraprestação ou benesse; e) houvessem as empresas negociado com os Sindicatos-Obreiros, teriam aberto suas portas, satisfeito consumidores e também os trabalhadores que quiçá, consumiriam o "plus" salarial nos próprios estabelecimentos; f) quando V.Sa. diz que ninguém lucrou com o fechamento, talvez não tenha sido informado de que, os empregados, se trabalhado houvessem não ganhariam horas-extras, apenas a folga pelo mesmo número de horas, em outro dia da semana, sem possibilidade de convívio familiar ou social, provavelmente dia útil; g) quanto à informação aos consumidores etc., talvez não tenha ocorrido não por culpa do Judiciário (a ele não cabe informar, senão às partes), mas porque, ao invés de buscar a negociação, se tentou, pela via recursal, derrubar as liminares. A justiça é cega; se fosse estrábica, não poderia ver os dois lados da controvérsia, inclusive a necessidade de se conciliar os interesses econômicos, com os dos empregados, mormente no respeito à dignidade humana que possuem. h) Em anexo, cópia de uma das liminares concedidas, que lhe possibilitará verificar o esforço - em vão - pela conciliação. Atencisosamente, Juiz José Ernesto Manzi- Titular da 1VT da Capital"

Esqueleto de 10m de altura encontrado na Índia


Acabo de receber de um amigo jornalista imagens de um esqueleto humano gigante, descomunal de mais de 10 metros de altura descoberto em escavações no norte da Índia em uma área desértica chamada Região Vazia. A internet tem dessas coisas, devido a grande facilidade, hoje, de trabalhar imagens é fácil vender bobagens, lendas urbanas. Investiguei em vários sites para ver se a matéria estava sendo reproduzida e se encontrava alguma fonte fidedigna. Acabei encontrando outro site que mostra que a farsa é requentada. Antes era nArábia Saudita e agora é na Índia. Veja matéria na Índia
Agora veja versão anterior na Arábia. Aqui.

Êta República

Denúncias de roubos e corrupção de políticos brasileiros virou epidemia. Tem escândalo que nem esquenta banco e já perde lugar para outro maior ainda. Isso que é agilidade. Leio agora no Claudio Humberto que José Costa, suplente do senador Renan Calheiros (PMDB) acusou hoje o ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT) de desviar mais de RR$280 milhões da Assembléia Legislativa do Estado. Esse pessoal de Alagoas não é fraco. Acho que tirando o Djavan, que é músico, e mais uns poucos ninguém mais se salva naquela terra.

Advogados desqualificam defesa de LHS

Para advogados do PP argumentos usados por defensores de Luiz Henrique são políticos e não jurídicos. Segundo matéria do jornal A Notícia os advogados do Partido Progressista desqualificam a argumentação que deve ser utilizada pela defesa do governador antecipada na edição de domingo do jornal. Beba na fonte.

Bispo Edir pagou passagem de cafetina

Tá lá no Estadão. Papo gordo dizendo que o Edir Macedo pagou passagem de primeirona prá gata em troca de informações exclusivas para a Record. Acho que é inveja do Estadão. A inveja é uma merda!

Condenada pela Justiça americana por explorar a prostituição e por porte de drogas, Andréia Schwartz viveu seus momentos de glória no retorno ao Brasil, sábado, 22. A viagem de Nova York a São Paulo, pela American Air Lines, foi na primeira classe, apesar da sua condição de deportada. O luxo, segundo ela, teve a ajuda inicial do "bispo Macedo", da Igreja Universal do Reino de Deus, dona da Rede Record. Beba na fonte.

O Lubisa e a crise

Já são cerca de U$ 2 trilhões as perdas nas bolsas de valores dos Estados Unidos e da América Latina somente este ano. A perda mais expressiva é na bolsa de Nova Iorque com U$ 1,95 trilhões. Em segundo lugar vem o Brasil com "recuo" de U$ 91,31 bilhões. Dadas as proporções é uma baita de uma perda.
Hoje ouço o presidente Lula dizer, no seu programa de rádio Café com o Presidente, que a crise americana não deve afetar o Brasil. Segundo o presidente "nós diversificamos muito as exportações"...
Bem, mas analistas econômicos tem falado que com a queda dos preços das commodities (petróleo, ouro, café, milho, soja) que seriam a base das nossa exportações podemos sentir um baque na economia. O Lubisa, amigos meu lá da fronteira, estava torcendo para que a crise chegasse e o dólar subisse. Tem conta numerada em dólar no Uruguay e o que já foi R$ 300 mil hoje não passa de R$ 130 mil. É...

Está lá no Blog do Cañas

"Neste domingo de páscoa troquei uma idéia com o amigo Sergio Rubim, mais conhecido como Canga, jornalista que agora incluiu em suas atividades postagens diárias no seu novo veículo de comunicação: o Cangablog. O cara fez um blog que, em poucos meses de vida, tem um número impressionante de visitas, deixando na saudade bons blogs com anos de existência. O motivo deste sucesso, eu arrisco dizer, é um misto de credibilidade jornalística, carisma, sarcasmo e uma grande rede de relacionamentos. Vale a pena dar uma conferida". Vá até lá

Negócios da República

Bola da vez na imprensa nacional a demissão de Paulo Henrique Amorim do portal IG de certa forma vem ajudar o leitor e entender (ou confundir mais ainda) como funcionam os grandes negócios da república. Em carta explicativa o portal IG afirmou que PHA não tinha mais audiência e que estaria dando prejuízo para a empresa. Mas como? se liderava o Prêmio Ibest que pertence ao IG? Então o buraco é mais em baixo.
Para a maioria dos analistas o motivo da demissão tem a ver com críticas no Conversa Afiada à criação da BrOi. Bilionário negócio que estaria em andamento fundindo a Oi com a Brasil Telecom. Paulo Henrique Amorim mexeu em vespeiro grande. Para começar a Brasil Telecom, dos Gereissati, é a dona do IG e de seu emprego. Põe no caldo mais fundos de pensão, City Bank, tucanos, BNDES e...Daniel Dantas do banco Opportunity. Bem, já dá pra ver que é briga de cachorro grande. Acertar todo esse baralho com o encrenqueiro Daniel Dantas no jogo é quase impossível. Isso tudo vem retardando a fusão que tem interesse, também, do governo. O Dantas tem participação na Oi e na Brasil Telecom. É inimigo do City Bank. O City estaria louco para vender as suas participações e ficaria fora do caminho do Opportunity.
O banco americano parece ser a bola da vez na crise americana. Até o FED largou o City ao relento. Sobrou um banco estatal brasileiro de um governo de esqueda para salvar um banco símbolo do capitalismo americano. Ahahahahahah!
Pior é que vai dar certo. PHA andava falando alto sobre todas estas coisas. Dançou!

Capitalismo selvagem

"Eu já falei muito para você, agora só vou falar para jornais que estão pagando". Cafetina Andreia Schwartz, 33 anos, que provocou a renúncia do governador de NY, Eliot Spitzer, na Folha.

Efeito Morales

O jornal ABC Color do Paraguai destaca editorial da Folha de São Paulo sobre "prevenção à candidatura de Lugo". O ex-bispo Fernando Lugo, candidato de oposição e líder nas pesquisas para a presidência da república no Paraguai centra a sua campanha na questão da "soberania energética". Ou seja, quer rediscutir o Tratado de Itaipú. Em destaque na sua edição digital o jornal paraguaio chama: "Itaipú começa a inquietar brasileiros" ao comentar editorial da FSP que tem o título de "Itaipú vai às urnas". Sugestivo.
Segundo o jornal, Lugo dará dor de cabeça ao governo brasileiro e trará mais problemas diplomáticos ao Itamaraty. Vide Bolívia.

Bingo socialista

Volta o tema da legalização dos bingos no país. A discussão teria sido autorizada pelo presidente Lula e será feita pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Em pauta apenas a liberação dos bingos, vetadas as máquinas caça-níqueis.
Para o governo o jogo deve ter controle federal com cartelas emitidas pela CEF para evitar que a atividade seja usada pelo crime organizado. Só o governo lava mais branco?
A justificativa governamental de que os bingos tem conteúdo social, principalmente para os idosos é discutível. O que se viu no período de funcionamento dos jogos foi o esvaziamento dos grupos de terceira idade e o endividamento de idosos que deixavam todas as suas pensões e aposentadorias na mão dos "crupiês".
Não sei se governos de "esquerda" tem jeito para mexer com jogo. No Uruguay onde a esquerda está no poder e grande parte do jogo é de controle estatal aconteceu algo inédito na história dos cassinos, o Estado teve prejuízo. Ou seja: a roleta, o blak-jack e las maquinitas são socialistas, pagaram mais do que arrecadaram. Duvido que o cassino, privado, do Hotel Conrad em Punta tenha dado prejuízo. Continuo acreditando no meu pai:
- Filho, cuidado: jogo bancado ganha a banca!

Hummm...
Leio no Cláudio Humberto que a Caixa fez um tremendp lobby para sepultar o projeto do senador Jerson Camata que obrigaria o apostador da Mega Sena de informar o CPF no volante. Estranho né?


23 março 2008

Valência em chamas

Estive em Valência em outubro do ano passado. É uma cidade fantástica com seus três milhões de habitantes. Passei seis dias visitando minha filha que estuda por lá. Tive tempo de conhecer bastante a cidade, principalmente a noite valenciana. O que mais me impressionou foi a casa noturna La Indiana, a mais cara da Europa que fica dentro de um aquário com 60 mil litros de água habitado por seis tubarões. Alucinante!
Conheci a arquitetura fantástica da cidade que contrapõe prédios mouriscos da idade média com o que existe de mais moderno na arquitetura mundial. É de lá um dos arquitetos mais badalados da atualidade: Santiago Calatrava Valls .
Hoje termina em Valência o período das Fallas. No mês de março, depois de prepará-las durante todo o ano, Valência se transforma para viver as Fallas. Por uns dias, as ruas da cidade se enchem de figuras gigantescas, verdadeiras obras de artesanato que competem em criatividade e espetacularidade, cujo final será épico: o fogo.
As Fallas são as festas mais internacionais de Valência. Numa disputa de arte, criatividade e bom gosto, a semana de 19 de março a cidade se enche de gigantescos monumentos de papelão, os ninots -bonecos-. A origem da celebração remonta aos parot dos carpinteiros: uma lâmpada de madeira que iluminava as oficinas no inverno e que queimavam na rua na véspera do dia de São José.

Blogueiros...blogueiros

Chupado do blog D Bituca

Gabeira e o tempo


Em tempos de acirramentos (ainda) ideológicos, interessante ler artigo do ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega no Blog do Noblat.

Gabeira Capitalista: sinal dos tempos
"Ao ter oficializada sua candidatura a prefeito, o deputado Fernando Gabeira declarou que vai “desenvolver o Rio de uma forma capitalista”. No dia seguinte, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, lamentou a venda da Cia. Vale do Rio Doce “infelizmente privatizada por um preço muito abaixo de seu valor”. Beba na fonte.

Florianópolis, 282 anos


Garapuvú, árvore símbolo de Florianópolis. Este, da foto, vive ao lado da varanda do meu blog. Tem florada em outubro e setembro quando cobre a varanda de amarelo.


Pintura antiga, foto recente. Assim, com duas imagens de exelente beleza plástica o jornalista Carlos Damião abre o seu blog hoje onde faz confissão de amor emocionada a Florianópolis.
Vim para cá em 1986, quatro filhos nascidos aqui. Já tenho Green Card. Fui desterrado em alguns lugares mas ser desterrado nesta Ilha é - desculpem o chavão - padecer no paraíso. Mas sinto inveja do Damião, ainda não conheço tudo da Ilha de Desterro mas nem por isso deixo de ser um apaixonado. Parabéns Florianópolis! Vá lá no blog do Damião. Beba na fonte.