14 dezembro 2008

A Mãe, o coração e o carro

Caros leitores,
como tenho recebido algumas "reclamações" por estar ausente e ter postado pouco nos últimos dias, me sinto da obrigação de dar algumas explicações por este time.

Bem, vocês lembram da minha mãe? Aquela da qual já falei aqui várias vezes, que tem 87 anos, que tem carteira de motorista e dirige o seu "auto" diariamente em direção ao Uruguai, onde faz suas compras domésticas e passeia. O "pulo" ao país hermano é coisa simples, já que para chegar à Artigas, a cidade uruguaia que faz fronteira com Quaraí, basta vencer os 750 metros da Ponte da Concórdia.
Há tempos atrás contei aqui que minha mãe teve um problema de coração e tive que viajar com urgência para buscá-la em Quaraí. Chegou em Porto Alegre, no Instituto do Coração e tudo foi resolvido rapidamente. Colocou três stents (endopróteses que asseguram o bom fluxo de sangue nas artérias) e quatro dias depois já estava de volta à Quaraí. Trocou de carro na viagem. De um Clio 1.0 passou para um Polo 1.6. Estava turbinada.
Passados seis meses, agora, novo alarme. Internada na Gremeda, clínica uruguaia, teve que vir de ambulância acompanhada com médico até Porto Alegre. O caso era mais grave.
Era!
Reunidos, os médicos do Instituto do Coração, seus amigos, colocaram a situação para ela e para a família: a solução seria uma cirurgia para colocar duas safenas e uma válvula. A família ficou "de cara"! Aos 87 anos essa era uma cirurgia muito violenta. Na conversa os médicos falaram que ela não era obrigada a fazer a cirurgia devido a idade avançada. Só que dali em diante teria que tomar novos cuidados como acompanhamento 24 horas e, aí vem o principal, não poderia mais dirigir.
Foi a pedra de toque para a decisão:

- Estão vou fazer a cirurugia. Ficar sem dirigir, para mim, é perder muita qualidade de vida.

Frente aos filhos estarrecidos com a decisão, a cirurgia foi foi marcada para a manhã seguinte.

- Aproveitem a façam um faxina, já que vão mexer em tudo.
Disse brincando ao se despedir dos médicos. Manteve a moral elevada desde a internação. Sempre otimista e acalmando os filhos dizendo que tudo daria certo.
Na manhã seguinte, quando chegamos, já estava meio sedada. Mas mantinha a conversa em dia. Quando levantou a caminho da sala de cirurugia sentiu uma certa "tonturinha agradável", como descreveu e - para risada geral da preocupada platéia - emendou em seguida:

- Estou no ponto!

Bem, no dia 2 de dezembro fez a tal "faxina". Sucesso! Já está caminhando, não precisa mais tomar aquela quantidade de remédios que tomava e...bem, a cabeça está a mil. Cheia de oxigênio bombado pelo sangue que agora jorra por duas safenas e uma válvula zero quilômetro.

Amanhã saio de Florianópolis para pegá-la em Porto alegre e levá-la para casa. Está com saudades dos vizinhos, das amigas e do "auto". Pelas dúvidas vou com um carro mais velho que o que ela tem. Nunca se sabe quando a Dna. Noé vai querer trocar de "auto".

6 comentários:

  1. Prezado Sérgio, salve!

    Já falamos sobre a saúde de ferro da "mami"... Tenha uma boa viagem e não esqueça de transmitir os meus "amplexos"... A minha mãe que -a maneira viking- nunca deu a "mínima" para a medicina, morreu com 55 anos... Mas claro, contratiando tudo e todos até o último minuto...
    Abraço nórdico do poeta, Olsen Jr.

    ResponderExcluir
  2. Oi canga estamos passando por situações + ou - semelhante...
    Minha mãe aos 72 anos tb fez uma cirurgia dia 03/12/08.So q o caso dela é Efisema Pulmonar.Sua cirurgia tb foi e POA,na Santa Casa no Pavilhão Pereira Filho q é o melhor na América Latina em estudos avançados sobre pulmão.Ela práticamente foi cobaia de uma técnica nova q é em parceria c/ os EUA -é uma + nova pesquisa avançada da moderna tecnologia.
    Nesse procedimento é inserido um tubo pela boca como na endoscopia c/ uma microcâmera e um tipo deuma broca q perfura os pulmão c/ vários furos,fazendo vários buracos p/ o ar sair...
    Ela está bem graças a deus,essa nova técnica veio em boa hora,é estudo novo,mas como ela ja vinha sofrendo a tempo sem poder andar pela falta de ar e estar constantemente entubada c/ oxigênio e sem + perspctiva de viver muito tempo preferimos tb optar pela cirurgia q garantira + tempo de vida p/ ela.
    Ela é meia parecida c/ tua mãe,meia teimosa,teima em pegar a 101 as vzs p/ vir ao sul e tb dirigir nesse transito caótico de floripa.Ela tb tem o carrinho dela.
    Q bom q sua mãe esta bem,a minha tb tá se recuperando.
    ****Há ia m esquecendo, domina a internet como nguém,dá até banho em nós,baixa música ,baixa e grava filmes como nguém...eu nem sei fazer...isso q ja fui professor online(virtual)muito tempo...mexo bastante com essas ferramentas...
    além dela ter orkut e msn....hahaha
    Abraços na sua mãe e tb d bom...q ela s recupere bem....abraçs a vc tb.


    Miriam, floripa
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Melhoras pra sua mãe, e uma boa viagem pra você!

    Leitor

    ResponderExcluir
  4. Não adianta, mãe é mãe!

    A Dona Alzira, minha mãe, vai completar 90 anos agora em março com uma cabeça de 20, é incrível, graças a Deus!

    O que mais gosto nos domingos é ligar pra ela que mora em Porto Alegre e ficar me inteirando da vida dos meus outros irmão (três mulheres e três homens), sobrinhos e sobrinhos-netos, ela sabe de tudo o que passa na vida de todos.

    Meu, é muito bom!

    Abraços, meu véio e boa viagem!

    ResponderExcluir
  5. Caro Canga,
    tenho acompanhado as histórias da tua mãe através do blog. É muita sorte ter uma maãe assim. Com idade avançada mas consciente. Com toda a experiência de vida na mão. És um felizardo. Parabéns.
    Olavo

    ResponderExcluir
  6. Vais fazer uma bela viagem. Com a mãe turbinada, e com a cabeça que ela tem, vai ser uma viagem maravilhosa. Até Quaraí da uns 1000 km, não?
    Abraços e boa viagem.
    Luis Paulo

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui