06 maio 2008

Blogueira cubana desabafa


"Esta incômoda infância cívica, na qual necessito pedir licença para quase tudo, acaba não se convertendo em maioridade. Antes eram meus pais os que vigiavam para que não engolisse um parafuso ou que não metesse os dedos na tomada elétrica, agora a supervisão vem da parte do Estado. Sob a proteção deste rígido tutor, não existe muito espaço para joguinhos nem para retoços; muito menos para sair sozinha. Me vejo estes dias como um bebê de fraldas, enquanto espero a licença para viajar a Madri para receber o Prêmio Ortega y Gasset. A autorização para voar sábado 3 de maio - Dia da Liberdade de Imprensa - está detida por uma misteriosa Jefatura de Imigración y Extrangería que não me dá explicações. Para essa poderosa instituição sigo sendo uma lactante a quem não avisam quando vão lhe dar uma injeção. Que vontade que tenho de crescer...de fazer-me adulta e que me deixem sair e entrar em casa sem pedir licença!"

Escrito pela blogueira (traduzido livremente por mim) cubana Yoani Sánchez, 32 anos, ganhadora do prêmio Ortega y Gasset de Jornalismo, promovido pelo jornal El País de Madri, Espanha. Yoani, autora do blog Generación Y foi premiada na categoria Jornalismo Digital, pelo "ímpeto com que se incorporou ao espaço global do jornalismo cidadão". Escreve sobre o cotidiano dos cubanos e os problemas enfrentados pela geração nascida e criada durante o regime de Fidel Castro. O site, publicado através de um servidor na Alemanha, registra mais de um milhão de acessos por mês. Ela foi incluída, neste mês, na lista das "100 pessoas mais influentes" do planeta, publicada pela revista americana Time. Não pode sair do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui