Interessante o que acabei de ler no blog Coturno Noturno sobre instituto de pesquisa. Semana passada falei aqui sobre a pesquisa RBS/IBOPE para prefeito da capital. O Coturno foi mais detalhista em relação a...onde está o pote de ouro: na margem de erro! Eu achava que vendiam a pesquisa inteira na cara dura. Não, a coisa é mais sutil. Mais cara, é claro. Leiam a nota:
"É fato notório que um certo instituto comercializa a margem de erro das suas pesquisas. Qualquer levantamento realizado pelo mesmo, desta forma, oferece um produto nobre ao mercado: uma turbinada da ordem de 3% na preferência do candidato comprador, com uma queda de 3% do concorrente. Estes 6% são o produto mais nobre destas pesquisas. Oferecido a peso de ouro e com prazo de validade: uma semana antes do pleito quando, para resguardar a imagem institucional, o instituto trata de acertar os índices".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desove sua opinião aqui