02 maio 2008

Alerta de ciclone !

Definitivamente o tempo mudou. Tudo aquilo que era previsão como conseqüência do aquecimento globlal virou realidade. Agora os fenômenos climáticos são mais fortes como enchentes, seca, ciclones extratopical.
E é sobre isso que a CLIMATEMPO alertando. Uma situação de tempo severo que deve ocorrer nos próximos 3 dias na Região Sul do Brasil. Uma extensa e forte área de baixa pressão atmosférica, na alta e média atmosfera, já é observada entre o Sul do Brasil, o Paraguai e Argentina.
A partir desta sexta-feira, 2 de maio, o sistema de baixa pressão de aprofunda dando início a formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical, que deve estar completamente organizado no sábado sobre o Rio Grande do Sul.Para esta sexta-feira, 2 de maio, há previsão de chuva forte, com elevado volume acumulado no centro-leste do Paraná, inclusive em Curitiba, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e também nas áreas de divisa do Paraná com São Paulo.No sábado, 3 de maio, já com a presença do ciclone extratropical, os ventos se intensificam. A previsão é de vento forte especialmente no leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que devem atingir intensidade constante de 20 a 50 km/h, mas com rajadas que podem superar os 80 km/h. Ventos de até 60 km/h devem ser observados nas demais regiões destes Estados e no Paraná. A chuva ainda acumula elevado volume no leste gaúcho. O vento intenso em alto-mar forma ondas que avançam para a costa gaúcha deixando o mar muito agitado. A altura das ondas pode chegar a 4 metros na costa do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina. Nas demais áreas costeiras de Santa Catarina, as ondas podem chegar a 3 metros. A ondulação do mar deve ser leste-sudesteNo domingo, 4 de maio, o ciclone extratropical ainda atua no litoral da Região Sul e provoca vento intenso principalmente na costa gaúcha e no sul catarinense. As rajadas podem chegar a 80 km/h. A chuva ainda será volumosa no litoral do Rio Grande do Sul. A forte agitação marítima persiste na costa gaúcha e catarinense, com ondas por volta de 3 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui