28 julho 2008

Pesquisa da Folha mostra jovem "careta"

Ampla pesquisa publicada pela Folha de São Paulo sobre o que pensam os jovens brasileiros vem com algumas surpresas. Ao contrário do que é alardeado por certa parcela da imprensa brasileira o comportamento dos jovens e suas opiniões sobre assuntos relevantes da sociedade são bastante "caretas", por assim dizer. A pesquisa foi divulgada domingo em um caderno especial chamada "Jovem Século 21" e foi realizada por integrantes do Programa de Treinamento da Folha. Mostra um jovem mais próximo do conservador pensamento popular e declaradamente de direita.
Ideologia
Cerca de 37% dos jovens entrevistados se definiram como de direita contra apenas 28% que se declararam de esquerda.
Aborto
Sobre este tema os jovens se mostraram mais próximos da opinião popular. 68% são a favor da manutenção e criminalização do aborto com exceções de gravidez decorrente de estupro e risco de morte da mãe. Sobre a pena de morte 50% dos jovens disseram ser favoráveis se mostrando mais radicais que o povo.
Maconha
Esse foi o tema que mais surpeendeu. Cerca de 72% dos hjovens entrevistados se declaram contra o uso da maconha e apenas 25% acham que fumar deve deixar de ser crime.

Deus
Bem, nesse ítem parece que o "home" tá com a bola cheia. Apenas 1% da gurizada se disse ateu e 10% sem religião. 50% se disseram católicos, 16% evangélicos pentecostais e 8% evangélicos. O resto deu mixaria.
Valores morais
Família (99%), saúde (99%), trabalho (97%), estudo (96%), lazer (88%), amigos (85%), religião (81%), sexo (81%), dinheiro (79%), beleza (74%), casamento (72%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui