01 novembro 2008

Cuba livre!

Reproduzo aqui (a tradução livre é minha) texto da cubana Yoanis Sánchez criadora do blog Generación Y um dos mais lidos no mundo - recebe de 8 a 10 milhões de visitas por semana. Filóloga, Yoanis mora em Havana e mantém o seu blog com críticas às restrições impostas pelo governo ao povo cubano.


Saio na rua e o que mais salta à vista são as contínuas restrições que nossos governantes nos impõem; esse muro contra o qual ninguém votará hoje na ONU.

"Mãos que saem de ternos bem talhados apertam hoje na ONU o botãozinho vermelho, verde ou amarelo para posicionar-se sobre o bloqueio/embargo*. Nas últimas semanas, a televisão nos apresenta o repertório completo de cifras, testemunhos e análises sobre os estragos e as restrições comerciais que afetam Cuba. O tema foi tão manipulado pelos políticos que, daqui de baixo, muitos de nós temos optado por “colocar em off” ou apagarle el tabaco.

Ao prever o resultado das votações, gostaria de me remeter a outro assunto, ao de cada dia. Esse que impede que eu possa entrar e sair livremente do meu país, que me associe a um grupo político ou crie uma pequena empresa familiar. Um bloqueio interno, construido à base de limitações, controle e censura, que tem custado aos cubanos grandes perdas materiais e espirituais. Tento deixar levar-me pelo Gramna - tenho que fazer um grande esforço – e tento encontrar um protagonimo para isso que se debate hoje nas Nações Unidas.

Saio na rua e o que mais salta à vista são as contínuas restrições que nossos governantes nos impõem; esse muro contra o qual ninguém votará hoje na ONU. Se nos deixassem apertar esse botão! Se pudéssemos votar para sacudirmos o cerco que nos bloqueia no interior da Ilha! Eu deixaria meu dedo sobre o botão da cor verde durante vários dias"!

*Me nego a chamar de algumas das formas apelidadas. Em minhas conversas cotidianas eu digo simplesmente “o pretexto”, a torpe “justificativa” que cai tão bem aos que nos bloqueiam aqui dentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui