18 janeiro 2009

Passaporte Turístico

Finalmente tenho gente em casa. O Jerônimo, meu filho, acaba de chegar de uma viagem de carro pelo litoral brasileiro, de Santos a Fortaleza. A outra filha está, desde sexta, em outro planeta: esse tal de Atlântida. Deve chegar hoje. E no dia 9 de fevereiro espero a minha outra filha que está há seis anos na Espanha. Ah! Falta o Ramiro, surfista, há uma semana no Farol de Santa Marta. Que bom, daqui à pouco a casa vai estar cheia. De filhos e amigos, é claro.
O Jerônimo voltou de avião, ele e o colega jornalista. O carro volta de cegonheiro. Ao chegar no aeroporto Hercílio Luz, ainda à pouco, foram recebidos por um casal de jovens que davam as boas-vindas aos visitantes. Recebeu este passaporte da foto ao lado que achei muito criativo. Boa qualidade gráfica e bem instrutivo para os turistas.

Vivem me criticando dizendo que só dou pau no governo e o escambau. Taí, quando encontro alguma coisa que acho de qualidade e bem feita também elogio. O passaporte é criativa peça publicitária feita pela Santur para orientar os visitantes do nosso estado. Logo no início tem um mapa detalhado do estado com suas rodovias e roteiros turísticos. Além de informações geográficas o Passaporte Turístico também mostra as colonizações e informações econômicas de SC. Tudo com o excelente texto do Jakzan Kaizer. Tudo bem, tudo legal.

Putz!
Fui dar uma olhada no expediente e vejo que foi elaborado pela editora Letras Brasileiras de propriedade de Werner Zotz. Esse senhor pertence aos quadros do PMDB, ao menos pertenceu no tempo do finado governador Pedro Ivo. Aí já começo a encontrar defeitos na peça que havia achado tão linda e ilustrativa. Será que houve licitação? Será que houve favorecimento ao companheiro de partido? Lembro que Werner e um tal de Nogart Wist assumiram o Jornal de Santa Catarina, em Blumenau em 1988. O jornal falido, servia aos interesses políticos do PMDB do coronel Pedro Ivo, na época. Fui convidade para dirigir a redação do jornal e levei para lá vários amigos jornalistas. Logo começaram os problemas econômicos. Uma greve na IOESC foi prolongada pelo governo que se negava a negociar com os grevistas. Enquanto isso o Diário Oficial era impresso no Jornal de Santa Catarina e pago com o nosso dinheiro. Quanto mais a greve demorasse mais dinheiro entrava no Santa. O governo "amarrou" a greve no limite. O Santa embolsava grana pública diariamente com a impressão do Diario Oficial.

Como haviam parado de pagar os funcionários tive que tomar uma atitude. Fiz a primeira greve de Blumenau em 1988 no Santa. Os "empresários" do PMDB levaram uma ré no empreendimento. Ganharam "algum" também. Uma negociata que até hoje não foi explicada. Por essas e por outras que não consigo achar que a publicação do passaporte atendeu todos os requisitos legais que a lei exige.

3 comentários:

  1. Canga, tua nota tava legal até tu dizeres que levaste um monte de amigo pro Santa. No mais... Tô chegando de umas cervejotas na beira do mar com mulher e filhos, pai, sobrinhos etc - uma farofa legal que não fazia há muito... e não tem melhor registro na memória...

    ResponderExcluir
  2. Se o material é da Santur e o Werner Zotz e seu sócio Jackzam Kaizer estão envolvidos, claro que tem negociata envolvida!

    É só investigar um pouquinho que, logo logo vai estourar uma "marolinha" e se apagar como foi os escândalos do ano passado com as publicações daqueles livros, lembram?

    Que vergonha meu Deus... que vergonha!

    Antônio Carlos

    ResponderExcluir
  3. Como você conhece este pessoal "por dentro", deve ser verdade!
    Eta turminha "sem vergonha". Do "Coronel" ao atual "Cafona"; passando por Cassildo e Paulo Afonso!
    Não se salve ninguém?

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui