06 fevereiro 2009

Lamas, Blow-Up e bolinhas

Adicionar imagemO Véio Lamas com o meu amigo músico-performático Zé do Bêlo em um show que fomos juntos no CIC.

Ontem lembrei do Véio Lamas e senti saudades do amigo. Lembro de uma tarde, entre uma cerveja e outra, falávamos sobre o filme Blow-Up. Filme de Michelangelo Antonioni que apresentou o primeiro nu frontal do cinema. A triz da façanha era a cantora Jane Birkin. Começamos tentando lembrar o nome do autor do livro onde o filme havia sido baseado. Tava difícil até que liguei para alguém e o nome veio do outro lado: Júlio Cortázar.
Mas a discussão principal ficou para uma cena onde jovens com os rostos pintados simulavam um jogo de tênis sem a bola. Eu falava que a simulação era tão perfeita que parecia que tinha uma bolinha rolando por ali.
Daí o Lamas veio com a "teoria" de que, nas filmagens, existia realmente uma bolinha especial que não aparecia no filme.
Chute! Chute! Falei. A coisa foi esquentando e ele teimando. Aquele sabia teimar!
Depois de rirmos bastante sobre a sua teoria e dizendo que estava chutando, o Véio ficou quieto e de repente se levantou e saiu em direção a sua Kombi. Achei que havia se ofendido. Voltou,com aquela cara de triunfo contido e me deu de presente uma bolinha de um tipo de borracha dura que, quando pica no chão, fica realmente invisívil. Ainda acho que a bolinha do filme era chute, mas carrego o presente que me deu até hoje dentro do carro.

3 comentários:

  1. Canga,

    O filme era sobre um fotógrafo que vê (?) um assassinato mas não consegue provar que ele existiu, né não? O fim do filme é ele jogando a bolinha invisível (ou não) pra gurizada que faz de conta que tá jogando.

    Abs

    Cesar Laus

    ResponderExcluir
  2. Canga, é phlóda ver o Lamas. Uns dias antes estivemos no KAFA, com o Maurão Thezainer. Logo depois foi diagnosticado o 'mal'da minha mãe. Foi operado no dia do lançamento do 3o./4o. livro do meu pai na Feira do Livreo no Beira-Mar. Mauro, Ita, Sérgio Murilo chegaram lá. Dois meses depois minha mãe que estava lá foi diagnosticada. E meses depois, uma semana depois do último livro do meu pai, SUBIRA até o reencontro feliz. ACREDITO.

    ResponderExcluir
  3. No dia da feira o LAMAS foi operado lá no Hosp. universitário. maurão e a trupe vinham de lá com notícias fresquinhas. Depois disso ainda sentou conosco algumas poucas vezes. Tomava. então, um chá preto ou algo assim. Sempre numa boa sem reclamar de nada, nem da naba do foderoso mal.

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui