20 março 2008

Família Goulart quer indenização dos EUA

Tomada do Forte de Copacabana, no início do golpe de 1964. foto: Evandro Teixeira

Está sendo julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) recurso da família do ex-presidente Jioão Goulart que pede indenização aos Estados Unidos por danos morais e materiais sofridos em decorrência do golpe militar de 1964.
A viúva do ex-presidente João Goulart, Maria Thereza Fontella Goulart, e seus filhos, João Vicente Fontella Goulart e Denise Fontella Goulart, alegam que os Estados Unidos teriam contribuído decisivamente para a ocorrência do golpe militar de 1964, fornecendo suporte financeiro, logístico e bélico e que a participação daquele país foi confirmada em livro publicado em 2002 pelo ex-embaixador norte-americano no Brasil Lincoln Gordon. De acordo com a família de Jango, eles sofreram perseguições, ameaças e dificuldades financeiras após o golpe.
Um pedido de vistas do ministro Sidnei Beneti interrompeu o julgamento. Os votos já proferidos estão mantidos. Dois a um pela manutenção da ação.

Um comentário:

  1. _Boa sorte aos familiares, por favor, divulguem o resultado para o povo brasileiro para os brasileiros conheçam como os norte americanos do presentes tratam os erros cometidos no passado.

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui