20 março 2008

Guerra do Contestado: novidades no front

Nos anos de 1984 e 1985 produzi com colegas jornalistas (Jurandir P. de Camargo, Dario de Almeida Prado Jr, Augusto Sisson e Ênio Staub) o primeiro documentário sobre a Guerra do Contestado. Na época apareceu por aqui um estudante norte-americano chamado Todd Diacon preparando material para o seu trabalho sobre a Guerra. Convidamos Todd a viajar conosco pela região do meio-oeste catarinense onde andávamos atrás de sobreviventes da guerra, de fotos, depoimentos, documentos, filmes, enfim tudo que pudéssemos resgatar para montar o documentário.
Todd adorou a viagem, recolheu o que foi possível de informação e se mandou de volta para os states. Anos depois recebo a notícia de que seu livro foi publicado e nosso nome figura entre os agradecimentos pela realização do trabalho. Legal.
Em seu trabalho Todd trata com firmeza a questão da chegada do capital internacional à região, com toda a sua força transformadora - para o bem e para o mal. Todd consegue montar um vasto painel dos acontecimentos com uma visão diferente dos nossos historiadores. Interessante. Necessita de tradução. Editoras, fiquem a vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui