11 novembro 2008
A PM criando asas
Tá o maior buxixo nos corredores do palácio da 401, nos corredores da Epagri, da Codesc, da Casa Militar e da PM. O motivo de tanto barulho e apreensão é o edital publicado no DC onde a Polícia Militar procura empresa, homologada pela ANAC, para prestação de serviços de formação de oficiais da PMSC nas fases teórica e prática do curso de piloto privado de avião e fases teórica e pratica do curso de piloto comercial de avião. Luiz Henrique já tentou vender os aviões (Citation, Cheyene, Carajá, Xingu) um jato e três turbo-hélice, para tercerizar o serviço, provavelmente para alguma empresa amiga. A manobra ficaria muito cara e depois de denunciada pela oposição o plano fez água. Logo depois, em maio deste ano, criou o Batalhão da Aviação da PM. Ou seja a força aérea de SC. Agora vai militarizar a força aérea formando pilotos militares. O serviço que é feito há anos por pilotos civis da Epagri e da Codesc provavelmente passará a ser feito por policiais militares. Desemprego a vista. Quem garante que os novos pilotos formados com dinheiro público ficarão pestando serviço no Estado. A segurança cada vez mais insegura e a PM formando pilotos de avião. Para quem?
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Ao menos seria uma forma justa e mais transparente (concurso público) de contratar pilotos para o estado.
ResponderExcluirPesquise como é feita hoje a contratação dos pilotos do estado. Tem que ser amigo do rei. E, aliás, não há cargo de piloto no estado, caso contrário, os funcionários teriam que ser concursados. Os atuais são contratados sabe-se lá sob qual rubrica...
Formar pilotos até teria valhia dentro da carreira da PM, em médio prazo e para servir a própria PM. Nesse caso com aeronaves de pequeno porte.
ResponderExcluirJá para o transpote executivo é piada formar pilotos. Curso de Piloto Privado (teórico+ 40 horas de vôo), depois Piloto Comercial, Multimotores, IFR e muito mais. Isso demanda tempo e dinheiro. Ou LHS voaria com um piloto com apenas 200 horas de vôo?
O lógico é um concurso público para contratação de pilotos com determinaods requisito~s em habilitações e horas de vôo. O resto é "descentralização"...
Se o custo de se manter um piloto concursado, disponível em tempo integral para eventuais vôos, for menor do que o custo de se contratar um serviço terceirizado para essas ocasiões, então que se faça o concurso. Caso contrário, não se justifica.
ResponderExcluirCaros Srs.leitores,
ResponderExcluirPara que não hajam equívocos ou desencontro de informações, passo a esclarecer as seguintes dados informativos:
Esclarço aos Srs. que a capacitação dos oficiais do Batalhão de Aviação da Polícia Militar Catarinense nos cursos de piloto de avião (privado e comercial)reserva-se tão somente para o cumprimento das missões constitucionais da Polícia Militar elencadas nas Cartas Magnas Estadual e Federal, ou seja, no patrulhamento aéreo, para o atendimento de ocorrências que necessitem de tranporte emergencial, na vigilância ambiental, nas ações de defesa civil, entre outras missões. Os aviões da PMSC servem à comunidade catarinense com um elenco de atendimentos emergencias diários. Os pilotos do Batalhão de Aviação são oficiais de carreira da PMSC formados a nível de terceiro grau pela Academia de Polícia Militar de SC e tem como especialização durante a carreira as funções de piloto de helicóptero e avião. Desde a criação do Batalhão de Aviação da PMSC (antigo GRAER) não houve a ocorrência de nenhum oficial piloto buscado a demissão para exercer atividade na aviação civil, pois na realidade o oficial PM piloto já tem a sua carreira ascendente definida no oficialato da PMSC(Tenente, Capitão, Major, Tenente coronel e Coronel). Nós oficiais, seguimos a carreira de oficial e não a de piloto como ocorre na aviação civil. Nestes dezesseis anos de operações aéreas do Batalhão de Aviação da PMSC o saldo estatístico é de aproximadamente 8.500 (oito mil e quinhentas) pessoas resgatadas, salvas e socorridas pelas tripulações com as nossas aeronaves. Portanto não existe iminência de demissão de oficiais pilotos. Quanto a prestação de segurança em sentido amplo, o Batalhão de Aviação da PMSC contribui em muito na prevenção da segurança à sociedade catarinense, pois só no ano de 2008 foram mais de 200 (duzentas) pessoas detidas ou em fuga detidas oriundas da pratica de crimes, através da intervenção direta das aeronaves do Batalhão de Aviação.
Saudações aos Srs.
Atenciosamente.
Milton Kern Pinto
Tenente Coronel PM
Comandante do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina