25 abril 2008

Sobre o padre voador

Canga, recebi este e-mail do meu amigo " Kiko " que é presidente da Associaçao de Voo Livre de Santa Catarina e da Associação de Vôo Livre da Lagoa da Conceição.
J.L.Cibils
Aventura mal sucedida do Padre Adelir

Há três anos atrás fui o instrutor de Vôo Livre (Parapente) do padre, e desde o começo do curso tive problemas relacionados a indisciplina e exibicionismo por parte do padre. Em várias ocasiões ele desobedeceu minhas orientações colocando-se em perigo e oferecendo perigo a terceiros. Diante destes fatos e baseado numa cláusula do contrato do curso de vôo livre, o Padre Adelir foi desligado da escola e aconselhado por mim a procurar outro tipo de esportes pois suas atitudes o colocariam em risco.
Para minha surpresa certo dia ele me ligou contando do vôo que fizera de balão em Ampere-Pr pousando na argentina, e pediu ajuda para baixar no computador os dados do seu G.P.S, um modelo E-trex que é indicado para caminhadas, não trazendo nenhuma informação relevante ao vôo, o mesmo que ele usou agora e ainda não sabia operar, nesta ocasião ele me falou da sua intenção em decolar de Paranaguá e minha pergunta foi: Você pretende pousar na África do Sul? - Os ventos no litoral, em altitudes acima de 3.000m, são oeste e vão te empurrar oceano a dentro. A resposta foi : - Eu já calculei tudo e sei o que faço.
Bem realmente não achei que ele estivesse falando sério mas quando vi a reportagem no domingo já esperava uma tragédia, pois as nuvem que cobriam o litoral no momento da decolagem eram do tipo nimbostratus, nuvens que podem ter a espessura de mais de 6.000m e de acordo com as informações dadas nos jornais a altitude que ele alcançou foi de 5.800m. Calculando a diminuição de temperatura em relação a altitude pudemos chegar a um valor de -25Cº . A esta temperatura o gás Hélio diminui de volume e inicia-se a perda de altitude, então ele deve ter voado sempre dentro das nuvens com muita chuva, e temperaturas baixíssimas.
Rezo para que ele seja achado com vida e que este episódio sirva de lição para suas atitudes insensatas.
Eestou relatando isso porque muitas pessoas dizem ¨vc viu o teu aluno¨? Ele não é meu aluno. Tentou ser mas não foi aceito devido a atitudes idiotas e exibicionistas como as que presenciamos.
Marcio ( 41) 9164-6393

Para quem não acompanhou a partida do padre pela TV por ver aqui:

Um comentário:

  1. Gostei da nota. Finalmente algo mais substancial para entendermos o que aconteceu com esse senhor. Que me faz lembrar o Maluf dizendo:
    "Tenho inveja da Igreja por dois motivos. O primeiro é que ela tem o melhor logotipo do mundo; o segundo é que vende um produto que não precisa entregar:Deus!"
    E me lembro também dos espanhóis que odiavam os padres e pensavam exterminá-los... Parafraseando, "no creo em los curas, pero que los hai, hai..."
    E pensar que esse já nos custou mais de 500 mil reais!

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui