13 novembro 2008

Sabe tudo!

Sobre a belíssima foto de praia de Copacabana que trouxe de contrabando do site do noblat ontem, o meu amigo Dario de Almeida Prado Jr. mandou o seguinte comentário:

"Caro Canga.
A foto do Rio é belíssima. Foi extraida de um site(http://www.almacarioca.com.br/index.htm) chamado Alma Carioca, que tem um link para outro site chamado Rio Antigo(http://www.almacarioca.com.br/imagem/fotos/rioantigo2/index.htm).
Certamente foi realizada com um material chamado Autochrome, inventado pelos Irmãos Lumiére(os que inventaram o cinema) e que custava caro, exigia uma manipulação cuidadosa, e foi o único material colorido, de mais ampla difusão, disponível até ao final da década de 30, quando surge o Kodachrome.
O autochrome permitia a produção de fotos lindas, de cores delicadas(como delicado era o material, cuja emulsão era feita de amido de batata, e que para ser visto aadequadamente demandava iluminação na parte posterior da foto - existia o Diascope, equipamento para visualização).
Um dos fotógrafos que eu mais amo, Jacques Henry Lartigue, que começou fotografar aos 9 anos, filho de pais abastados, usou muito esse material. Tenho inclusive um livro dele, só de autochromes, um show. E aqui vão duas fotos desse livro".
Abraço,
Dario

Um comentário:

  1. ...eu não sabia que "ele" sabia Muito!Grande Dario de Almeida Prado Jr.

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui