08 abril 2008

Autoritarismo submete parlamento de SC

Saudades do "velho MDB de guerra". Aquele partido que tinha em suas fileiras pessoas de fibra, de caráter que lutaram contra o autoritarismo e pela democracia. Tudo mudou. O PMDB que conhecemos hoje não é nem sombra do passado. Dominado por líderes fisiologistas e "negociadores", o partido se transformou numa máquina de barganha política para se manter no poder. Conseguem ser mais "profissional" que os ex-PFL, Demo, D-25. Estão sempre no poder, seja com Sarney, com Calheiros, com Luiz Henrique, é tudo farinha do mesmo saco.
Aqui em SC finalmente aconteceu. O ex- agente do Dops - polícia política do tempo da ditadura militar - Luiz Henrique da Silveira, acabou impondo sua visão de "administrar" o Estado através do autoritarismo. Atropelou o poder Legislativo com o voto do seu líder na Assembléia, deputado Manoel Mota(foto), que para perplexidade total de seus pares, votou contra qualquer tipo de pedido de informação dos oposicionistas. A atitude do PMDB acaba submetendo o Parlamento à subserviência do Executivo. Um verdadeiro show de prepotência e autoritarismo.
O voto do líder do governo, Manoel Mota, foi logo depois de o deputado ter se envolvido em arranca rabo com professores que lotavam as galerias da ex-casa do povo, e protestavam contra a aprovação de Medida Provisória considerada discriminatória pelos professores.
“Não fosse a pronta ação da polícia, que o conteve a tempo, o líder do PMDB teria agredido um professor que reclamava daquela medida arbitrária aprovada pelos governistas”, observou o deputado Joares Ponticelli.
Para Ponticelli, ao adotar essa postura, a liderança do PMDB mostra que o Governo não é apenas “autoritário”, mas que está “com muito medo” de que a sociedade catarinense saiba do que vem ocorrendo. “Ao fazer um pedido de informação, estamos exercendo nosso direito constitucional de acompanhar e fiscalizar os atos do Executivo, em nome da sociedade. E, ao negar-nos esse direito, o Governo nos dá o direito de supor que o executivo está cometendo atos ilegais, condenáveis, que caiu na marginalidade”, afirmou.

4 comentários:

  1. Nobre Canga,
    sou professor estadual e estava no plenario hoje. A ditadura nao aparece apenas ne fato citado por voce, mas na votacao totalmente subserviente ao governo (em letra minuscula mesmo). Tao subserviente que, durante a votacao nenhum deputado da base governista defendeu o projeto em plenario. Apenas a oposicao falou. E o valente deputado Mota, estava caladinho no seu canto. Porem, quando o plenario esvaziou, este Sr. ficou "cantando de galo". Alem de subserviente o Mota e covarde. Ah! esqueci de dizer mentiroso, pq ele disse no ano passado, em plenario, que se a oposicao provasse que no governo lhs tivesse mais cargos comissionados que no governo Amim, ele pediria exoneracao do cargo. A oposicao provou e o valente e mentiroso continua la, cacarejando (segundo o senador do mesmo partido Mao Santa. Inte.
    Joanildo.

    ResponderExcluir
  2. Como é possível num país democrático nós perpetuarmos tipos como esses como representantes do povo??
    O deputado Ponticelli tem razão, alguma coisa deve estar muito errada no executivo para não permitirem que a oposição e o povo catarinense tenha informaçoes do dito governo.
    Isso é uma barbaridade!
    Débora Hartmann

    ResponderExcluir
  3. LHS manda, viaja, acomoda, escolhe, viaja, determina, viaja, impera, favorece, viaj, faz e acontece.
    Vale a vontade do imperador e seus amigos são intocáveis e imunes à pirotecnia.
    O Legislativo não exerce o poder de fiscalização. E o barco segue. E ninguém faz nada. Até quando?

    ResponderExcluir
  4. Sr.Canga,
    Vive em Florianópolis durante a ditadura. Participei da vida da poltica estudantil da Capital dos Catarinense. Estudante universitário. O nosso famoso Ferri, LHS não foi agente do Dops. LHS foi escrivão do Dops., nomeado pelo Secretário Parigot de Souza -SSI-SC-Governo Heriberto Hulse. Ferri era torcedor do Flu-Avai-Copa Lord. Amigo do Avez-Vous.E tinha um time de futebol de varzea chamado America (ameriquinha). As camisas do time foi doada pelo Dep. Paulo Bornahusen -PKB-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. LHS derrotou o legitimo representante das oligarquias catarinense, Amin. Ele e o Getulio que tambem derrotou Amin para o Centro Academico XI de Agosto da Faculdade de Direito da UFSC. Getulio era um homem de esquerda, seguidor de Nelson Vedekim. Na década de 80 Getulio virou Arena e segui na campanha em favor de Amin em 82. Aquela da fraude. Amin venceu Barreto por 6.034 votos. Votos de Laguna.Os votos carbonados. A historia de SC é feita de incoerencias e de oportunismo.
    Achei pesado a afirmação que o LHS era Agente do Dops. A realidade é outra. Está havendo desonestidade intelectual.

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui