20 abril 2008

Entenda as preocupações do general Heleno

Deu no blog do Noblat:
A narcoguerrilha é hoje a principal ameaça à região amazônica brasileira, na opinião do general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, chefe do Comando Militar da Amazônia. O Exército acompanha com preocupação as crescentes atividades das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na área fronteiriça. Além de bem treinados e adaptados à selva, os guerrilheiros colombianos têm armas modernas, financiadas pelo narcotráfico. “Não há uma intenção explícita das Farc de entrar em território brasileiro, mas pode ser que eles venham. Eles vêm para se abastecer no comércio e muitas vezes a moeda é pasta de cocaína.
Dos 25 mil homens de que o Exército dispõe para defender a Amazônia de ameaças que vão do tráfico de drogas à cobiça internacional pelas nossas riquezas naturais, apenas 240 vigiam mais de 2 mil quilômetros de fronteira com as Guianas e o Suriname, na chamada Amazônia oriental. Destes, um contingente de 17 soldados tem a missão de proteger uma faixa de 1.385 quilômetros de fronteira seca no extremo norte do Pará. Se fossem distribuídos nesse território, caberia a cada homem a vigilância sobre 12.150 quilômetros quadrados, dez vezes a área da cidade do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. As preocupações do General são pertinentes e acredito que os militares sabem mais do que qualquer um as necessidades de defesa do nosso país. Mas que ele deu uma bola fora, isso deu!

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui