Recebo do meu querido amigo, jornalista e repórter fotográfico, Dario de Almeida Prado a interessante nota sobre liberdade de imprensa:
Meu caro Canga.
Falar de liberdade de imprensa no sistema capitalista é muito engraçado. Quantos interesses econômicos e políticos estão sendo sustentados e sustentando os meios de comunicação.
Lembrei-me de uma entrevista que li no ótimo COOJORNAL - jornal feito por uma cooperativa de jornalistas do RS, em plena ditadura -, com o editor-chefe do jornal Granma, de Cuba.
Perguntado por um jornalista do "mundo livre" sobre liberdade de imprensa em Cuba, respondeu: "Não, aqui não temos, a imprensa está a serviço da revolução. Mas vocês também não têm. O que vocês têm é liberdade de impressão - o dono dos meios de comunicação publica e veicula o que ele - e seu grupo -quer".
Interessante, não?
Aqui no Brasil temos um agravante: só pode exercer a profissão quem é diplomado. Sabe em que período e com quem foi negociado este privilégio? De 1968 a 1976, com ditadores militares do porte de Garrastazu Médice e Ernesto Geisel. Edificante, não?
Vale ressaltar que não sou contra a existência de escolas de formação técnica de jornalistas. Mas daí para a obrigatoriedade...
Grande abraço
Dario
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem é livre??
ResponderExcluirESTE ANÔNIMO ESTÁ REPLETO DE RAZÃO: QUEM É LIVRE? QUEM NÃO TEM INTERESSES? QUAIS SÃO OS INTERESSES DESTES QUE ATACAM O GOVERNO ATUAL? QUAIS SÃO OS INTERESSES DAQUELES QUE OCUPARAM O GOVERNO POR TANTAS DÉCADAS? QUEM BENEFICIA QUEM? QUEM É CONTRA QUEM E POR QUE?
ResponderExcluirTODOS ESTAMOS COMPROMETIDOS DE UM LADO OU DE OUTRO, CONTRA OU A FAVOR, PORQUE TODOS SOMOS ANIMAIS POLÍTICOS.
O QUE NÃO VALE, E TEM MUITO JORNALISTA POR AÍ FALANDO, É DIZER QUE SE É INDEPENDENTE, E ISENTO.
POR ISTO PREZADO SENHOR, ASSUMA O SEU LADO AMIN E SAIA DO MURO.