29 fevereiro 2008

Leitor descasca a NET

Este cliente NET se incomodou mas agiu. Buscou todos os caminhos para fazer valer os seus direitos de consumidor. Conseguiu! Descobriu mais informações que, sem dúvida alguma, são de extrema importância para você consumidor:

Luiz Gonçalves da Fonseca

Mais sobre a NET. Felizmente, me livrei desta josta. É claro que através do Procon. Mas, os 60 minutos que esperei para ser atendido valeram a pena!!!


A partir da primeira segunda-feira de junho não será mais permitido às operadoras cobrar valor adicional nas mensalidades de TV a cabo por ponto adicional instalado na casa do usuário. A cobrança será feita por domicílio. A Anatel, agência que regula o setor, entende que não há custo para liberar mais de um ponto numa mesma residência e que o consumidor não deve pagar mais por isso.

Pela regra, as operadoras só poderão cobrar uma taxa única pela instalação de ponto adicional. A mudança na regra já havia sido anunciada pela Anatel em novembro mas agora a agência estabeleceu o mês de junho como o último em que será permitido às operadoras cobrar por pontos adicionais.

Na mesma data entra em vigor regra que dará ao consumidor o direito de suspender o sinal de TV - e conseqüentemente a cobrança de mensalidade - por até quatro meses durante o ano.

A suspensão pode ser solicitada uma única vez por ano, por um período entre 30 e 120 dias.

Os usuários deverão ainda receber desconto nas mensalidades proporcional aos dias e horas em que não houver sinal de TV, o que ocorre em períodos de manutenção técnica ou falha na transmissão por parte da operadora.

A regra diz ainda que, se ocorrer cobrança indevida por parte da operadora, o usuário deverá ser indenizado pelo dobro do valor cobrado irregularmente.

As medidas vão beneficiar quase 30 milhões de assinantes que possuem TV a cabo no Brasil.

Sou assinante da NET, com serviços de TV, Internet (Virtua) e telefone(Embratel). Como volta e meia tenho que telefonar para eles para reclamar de interrupções e outros problemas, acabei percebendo que pago cada uma dessas ligações pelo telefone 40047777. Consultei, então, o contrato de prestação de serviços, disponível no site da NET ( www.net.tv.br), e verifiquei que por resolução da ANATEL, constante do contrato na cláusula 38, a NET teria que disponibilizar a seus assinantes acesso telefônico gratuito 24h. por dia, 7dias por semana.

É mesmo um absurdo completo ter que pagar para reclamar de uma falha na prestação de serviço. Fiz uma reclamação direta na Ouvidoria da NET e não consegui mais que um "vamos encaminhar sua sugestão...".

Aí, registrei uma reclamação formal na ANATEL. Uma semana depois, recebi uma ligação da NET em que atenciosamente me foi "revelado" que há um telefone 0800 para o serviço Virtua e outro para o NET Fone. Ambos não divulgados. Nem no site da empresa, nem em suas faturas.

Portanto, e foi o que declarei à gentil atendente, só eu, por ter exercido o direito de reclamação e esperneado minha cidadania, saberia do número. Pedi então a ela que passasse aos departamentos responsáveis a demanda de publicação e ampla difusão dos telefones obrigatórios.

Os telefones são: 0800 721 00 29 - Net Fone e Net Tv : 0800 701 03 58 - Virtua.

Talvez você possa ajudar nesta divulgação e na reafirmação da necessidade de empresas como a NET no mínimo cumprirem seus contratos.

SCAVURSKA!

Um comentário:

  1. Desculpem-me, mas não se iludam.
    A tal norma da ANATEL foi publicada dia 5/11 passado, após discussão de mais de 3 anos (na verdade não me recordo se 5/11 ou 5/12). Mas o importante: Na MESMA data a NET codificou a rede toda. O que isso significa na prática? Vocês podem até colocar pontos no banheiro, se quiserem, mas só conseguirão acesso aos canais se possuirem um decodificador. Adivinhem quem fornece?
    O que acontece é que eles não cobrarão mais pelo ponto adicional, mas cobrarão pelo aluguel do aparelho. Então tudo continua na mesma. Agora pergunto: Por quê a discussão demorou 3 anos (eu assisti a declaração do Ministro Hélio Costa)? Óbvio: Para dar tempo para a NET se estruturar e adquirir decodificadores (no mínimo um) para cada cliente das áreas que não eram codificadas.
    Eu também fiquei 55 minutos em uma única ligação. Isso após 15 minutos tentando falar com um humano. Hoje foram mais 30 minutos. Enviaram um contrato pelos correios, com letras que lembram cocô de mosca, onde em uma linha estava escrito que o pagamento da próxima fatura significava a concordância plena com os termos daquele instrumento maroto. Tive que ligar na quarta-feira e me certificar que nada mudaria, inclusive no meu contrato, assinado em 1995. Qual não foi minha surpresa quando no dia seguinte me ligam de casa: Tem um técnico da NET aqui na frente. Quando cheguei, o coitado estava com um papel (documento) nas mãos, onde estava escrito que EU solicitei a visita deles, para mudança de plano e instalação de decodificador. Acontece que era exatamente o contrário ao que eu solicitei à atendente. Exatamente mesmo! Inclusive por ser gato escaldado, pedi que ela repetisse minha solicitação, para ter certeza. O que pedi: Que primeiro resolvessem os outros problemas (cobrança de R$ 5,00 a mais durante tempo que nem sei) e mudança não solicitada de pacote em 2006. Fizeram exatamente o contrário da minha solicitação. E mais explícita seria impossível! E para verem como são picaretas, um dos problemas é que mudaram o nosso plano em 2006 mas deixaram tudo normal (todos os canais contemplados). Quem percebe letras miúdas nos boletos? Olhamos os valores e pagamos. Sabem o que aconteceu? Simplesmente retiraram alguns canais, argumentando que não faziam parte do nosso plano. Acontece que eram canais que sempre fizeram parte da programação contratada, desde 1995. Mas como mudaram nosso plano sem solicitação nossa e sem comunicação por parte deles, não temos mais o direito de receber tais canais. E agora que codificaram praticamente tudo, há quase que uma impossibilidade técnica de fazer as coisas voltarem a ser como antes, sem prejuízos a nós, assinantes.
    Resumo da ópera: Eles fazem o que querem. Hoje a moça que me atendeu não queria registrar a minha reclamação da forma como eu afirmava. Assim foi com outro atendente, que recusou-se a escrever qualquer coisa que ia de encontro com os interesses deles.
    É revoltante a impotência dos clientes.

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui