04 abril 2008

De blogs e colaboradores

O Cangablog vem ganhando novos leitores e colaboradores a cada dia. O aumento de leitores constato por relatório diário que recebo do Google Analytcs, um sistema de contagem e pesquisa do Google que fornece não só o número de acessos como a procedência, idioma, país, horário, fonte de acesso, enfim, tudo que é possível monitorar no funcionamento de um blog.
Muitos leitores acabam virando colaboradores, fazendo comentários ou mandando notas e matérias. Mas essa relação também acaba gerando certas cobranças sobre porque deixei de dar esta ou aquela matéria.
Bem, publico no blog apenas matérias que me interessam comentá-las. Não é minha intenção competir com os grandes sites de notícias. Eles dispõem de equipes de jornalistas que trabalham para publicar tudo o tempo todo.
Por outro lado, quando gosto e comento matéria de outro blog geralmente publico o primeiro parágrafo de depois coloco o link (Beba na fonte) da origem da matéria. É uma forma de dar crédito e ao mesmo tempo prestigiar com visitas o blog que originou a matéria. Matérias muito grandes também não me parecem que sejam atrativas visualmente em um blog. Assim prefiro notas e comentários com uma boa fotografia ou ilustração o que torna, de certa forma, o blog mais atrativo visualmente.
Quanto à ânsia de conseguir um "furo" jornalístico, acho uma questão secundária em se tratando da globosfera. Aqui, a notícia é instantânea para todos e dificilmente quem dá a matéria primeiro é percebido como quem deu o "furo". Diferentemente do jornal impresso onde quem sai com notícia exclusiva só sera igualado pelo concorrente no dia seguinte. É o famoso "correr atrás" por ter levado "bolinha nas costas".
Aqui vale a máxima da Luciana Ximenes: O importante não é dar primeiro. O importante é dar bem!

Um comentário:

  1. Caro Canga. O blog ainda é um meio novo e até desconhecido ou indisponível para muitos. Mas está amadurecendo e as páginas vão sendo moldadas de formas diversas. Até pode ter a instantaneidade do rádio, mas essa não é uma exigência.
    Acredito que, nesse momento, os blogs estão cumprindo outro papel. Especialmente aqui em SC, suprem a falta de meios isentos e com credibilidade. Hoje os blogueiros de plantão (Valente, Damião, Canga & Cia) estão afinados com um público que foi "esquecido" pelos grandes de uma só voz. Na prática isso tem um gostinho de burlar uma espécie de nova censura. E, ainda, com textos bem-humorados.
    A abrangência ainda parece pequena. Mas a força dos blogs já pode ser avaliada, pois fiscalizam e as críticas publicadas repercutem. Já cumprem importante papel. Têm força pois abrangem um público que pulveriza aquilo que ali absorve. São úteis à sociedade.
    Um abraço
    Schneider

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui