01 dezembro 2008

Criação do código ambiental catarinense: uma reflexão sobre as enchentes e deslizamentos

Bairro Progresso (Blumenau)
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Recebo do Cid, de Itajaí o artigo abaixo que vem em boa hora. segundo ele a
negligência com o planejamento territorial urbano e rural e sua efetiva implementação é um fato recorrente na história dos governos municipais e estaduais, não só dos atuais. O artigo é um alerta divulgado no site do Comitê de Bacia do Rio Itajaí, que amplia a reflexão sobre as enchentes e deslizamentos em Santa Catarina, relacionando à criação do código ambiental catarinense.

"As imagens de morros caindo, de desespero e morte, de casas, animais e automóveis sendo tragados por lama e água, vivenciadas por centenas de milhares de pessoas no Vale do Itajaí e Litoral Norte Catarinense nos últimos dias, são distintas, e muito mais graves, das experiências de enchentes que temos na memória, de 1983 e 1984.

Por que tudo aconteceu de forma tão diferente e tão trágica? Será que a culpa foi só da chuva, como citam as manchetes? Nossa intenção não é apontar culpados, mas mencionar alguns fatos para reflexão, para tentar encaminhar soluções mais sábias e duradouras, e evitar mais e maiores problemas futuros". Leia o artigo completo no site. Beba na fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui