23 março 2008

Valência em chamas

Estive em Valência em outubro do ano passado. É uma cidade fantástica com seus três milhões de habitantes. Passei seis dias visitando minha filha que estuda por lá. Tive tempo de conhecer bastante a cidade, principalmente a noite valenciana. O que mais me impressionou foi a casa noturna La Indiana, a mais cara da Europa que fica dentro de um aquário com 60 mil litros de água habitado por seis tubarões. Alucinante!
Conheci a arquitetura fantástica da cidade que contrapõe prédios mouriscos da idade média com o que existe de mais moderno na arquitetura mundial. É de lá um dos arquitetos mais badalados da atualidade: Santiago Calatrava Valls .
Hoje termina em Valência o período das Fallas. No mês de março, depois de prepará-las durante todo o ano, Valência se transforma para viver as Fallas. Por uns dias, as ruas da cidade se enchem de figuras gigantescas, verdadeiras obras de artesanato que competem em criatividade e espetacularidade, cujo final será épico: o fogo.
As Fallas são as festas mais internacionais de Valência. Numa disputa de arte, criatividade e bom gosto, a semana de 19 de março a cidade se enche de gigantescos monumentos de papelão, os ninots -bonecos-. A origem da celebração remonta aos parot dos carpinteiros: uma lâmpada de madeira que iluminava as oficinas no inverno e que queimavam na rua na véspera do dia de São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui