04 dezembro 2008

Ditadura proibe encontro de blogueiros cubanos

Na foto a blogueira Claudia Cadelo, do Octavo Cerco, com a intimação recebido de um policial há poucos minutos.

A dinastia de esquerda dos irmãos Castro proibiu o primeiro encontro de blogueiros da Ilha. A denúncia veio do blog Generación Y, um dos mais acessados do mundo, onde a blogueira Yoanis Sánches relata a sua experiência de intimidação por militares do governo cubano. Abaixo, em tradução livre, o texto de Yoanis:

As reprimendas de quarta-feira

Nove da manhã e um oficial olha aborrecido a intimação que mostramos na porta da delegacia 21 e C. Nos deixa esperando em uns bancos cerca de quarenta minutos, enquanto Reinaldo e eu aproveitamos para falar sobre esses assuntos que o vértice da vida cotidiana sempre nos impede de tocar.

Às 10:45 levam o meu marido, perguntando antes se tem um telefone celular. Dez minutos depois regressam e me levam ao andar superior. O encontro é breve e em tom autoritário. Somos três pessoas no escritório e o que tem a voz cantada se apresenta como agente Roque. Ao meu lado, outro mais jovem, me observa e diz que se chama Camilo. Ambos me dizem que são do Ministério do Interior. Não estão interessados em escutar, tem um roteiro escrito sobre a mesa e nada que eu faça os distrairá. São profissionais da intimidação.

O assunto eu já imaginava: estamos perto da data para o encontro de blogueiros que, sem segredos ou publicidade, organizamos há meio ano e eles me comunicam, agora, que temos suspende-lo. Meia hora depois, quando já estávamos longe dos uniformes e das fotos de líderes nas paredes, reconstruimos aproximadamente suas palavras:

"Queremos adverti-los que vocês ultrapassaram todos os limites de tolerância com suas aproximações e contatos com elementos contra-revolucionários. Isso a desqualifica totalmente para dialogar com as autoridades cubanas.

A atividade prevista para os próximos dias não pode ser realizada. Nós, por nossa parte, tomaremos todas as medidas e faremos as denúncias pertinentes e as ações necessárias. Esta atividade, nos momentos que vive a Nação, de recuperação dos furacões, não será permitida".

Roque para de falar - quase aos gritos - e eu aproveito para perguntar se podem me dar tudo isso por escrito. O fato de ser uma blogger que coloca seu nome e sua cara me tem feito acreditar que todos estão dispostos a colocar a sua identidade acompanhando o que dizem. O "agente" para de ler o que estava escrito e grita comigo bem forte que "eles não estão obrigados a me dar nada".

Antes que me tirem do lugar com um "retire-se cidadã" consigo dize-lhes que não podem assinar o que me disseram porque não têm valor para fazê-lo. A palavra covardes soltei quase numa gargalhada. Desço a escada e escuto o ruído das cadeiras que se acomodam em seus lugares. A quarta-feira terminou mais cedo.

Um comentário:

  1. Canga, ela tem notícias dos cubanos `sequestrados` e levados em um avião do Chaves durante os Jogos no Rio de Janeiro quando deveriam ter recebido asilo político no Brasil? E tem gente que ainda acha o regime cruel e sanguinário de castro BAKANA.

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui