03 dezembro 2008

Rubber Soul 43 anos

Rubber Soul foi sexto álbum lançado pelo Beatles e produzido pelo lendário George Martin. O album marca uma nova trajetória na vida musical do quarteto. Gravado em 4 meses foi lançado em 1965. Com "Norwegian Wood", "In My Life", "Michele" e "Nowhere Man", Rubber Soul foi considerado o mais eclético e inovador álbum de música pop lançado até então. Li no Coluna Extra que hoje fazem exatos 43 anos do lançamento desta pérola musical. Deixo aí uma palinha do album para vocês.

2 comentários:

  1. Olá, Sérgio, salve!

    Foi bom abrir o blog hoje e dar de cara com os "quase 43 anos" de lançamento do disco Rouber Soul, dos Beatles (o LP saiu em dezembro de 1965)...

    A minha filha se chama Michelle em homenagem a esse disco, é a sétima faixa (a última) do lado A...

    A música, uma remanescente dos tempos de escola do Paul McCartney e que o John Lennon completou em 1965 a partir do refrão:

    "I love you, I love you, I love you"...

    Quando Paul iniciou a composisão, era moda parecer francês. Todos usavam suéter de cor preta e gola olimpica, acreditavam que falar francês possibilitava um certo AR misterioso e que atraia as garotas...

    A música, aliás, começa com uma frase/verso em francês:

    "Michelle ma belle"...

    É o meu disco favorito dos Beatles...


    Um abração do beatlemaníaco, viking, colorado e auto-exilado na Lagoa da Conceição.

    Olsen Jr.

    ResponderExcluir
  2. O "Rubber Soul" foi a grande virada musical para os Fab Four, que deixaram de ser "yeah yeah yeah" e passaram a compor músicas de arranjos mais trabalhados e letras mais complexas.

    Pouco tempo antes, Dylan os tinha apresentado à maconha no banheiro do Palácio de Buckingham, e a experiência com drogas alucinógenas começava a dar cores mais vivas, melancólicas, de experimentação - e geniais - às composições.

    O mundo musical - artistas, críticos, público (fã não conta)- ficaram maravilhados. Brian Wilson, dos Beach Boys, não acreditava que alguém podia fazer algo tão bom, e compôs o lindo "Pet sounds" (considerado um dos melhores discos já feitos)porque queria produzir um disco ainda melhor que Rubber soul.

    Esse era o tipo de reação que a música dos ingleses causava. Acho que ainda causa.

    Jerônimo Rubim

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui