27 novembro 2008

Reconstrução das cidades

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, afirmou hoje (26) à deputada Ângela Amin (PP) que vai se empenhar na ajuda aos prefeitos para a reconstrução das cidades destruídas pelas enchentes. Espera-se que tenham acertado também formas para amenizar os problemas de saneamento ambiental, que engloba lixo e escoamento de águas pluviais. Vale lembrar que o secretário nacional de saneamento ambiental, do Ministério das Cidades, é o catarinense Leodegar Tiscoski. Segundo informou a assessoria de imprensa do Ministério, Tiscoski está hoje (26) em Santa Catarina. Na tarde de ontem (25), no entanto, o catarinense esteve na reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, onde foram discutidas irregularidades em obras, apontadas pelo Tribunal de Contas da União – TCU, entre outros assuntos. Tiscoski (foto) na reunião de ontem esteve o tempo todo cabisbaixo, enquanto mexia num amontoado de papéis.

Ações pós-enchentes

O ministro das cidades, Márcio Fontes, vem à Santa /catarina na poróxima semana. segundo n ota divulgada pelo Ministério das cidades, Fontes vem a SC acompanhado por equipes das Secretarias de Saneamento, Habitação, Transporte e Mobilidade Urbana para fazer uma avalição dos danos nas áreas atingidas pelas chuvas e as medidas que deverão ser adotadas juntamente com as autoridades locais.

"Em situações como essa, o primeiro momento de atendimento está afeto às ações de defesa civil, envolvendo os Ministérios da Integração Nacional, Saúde, Defesa e Transportes, com vistas a procedimentos emergenciais para abrigo das populações, disponibilização de alimentos, água, medicamentos e reabertura de estradas", disse o ministro Marcio Fortes. “O Ministério das Cidades não tem em seus programas iniciativas desse gênero”, completou.

No momento seguinte, cessando as chuvas, baixando as águas e contido ou minorado o processo de deslizamentos, haverá possibilidade de avaliação dos prejuízos nas áreas de habitação, saneamento (água, esgoto e drenagem) e situação das vias públicas.

A partir desses dados, o Ministério das Cidades definirá o enquadramento das ações em seus programas para apoiar as obras de recuperação e reconstrução, em ação conjunta com o Estado e Municípios. Será necessário identificar áreas seguras para implementação dos projetos habitacionais. Ricardo Wegrzynovski (Brasília)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui