29 janeiro 2009

Do blog do Reinaldo azevedo

POR PACHAMAMA! APRESENTO-LHES "ABYA YALA"

Na Universidade Federal de Santa Catarina, existe um troço chamado Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA). A estrovenga é de fazer o professor El Bihdu Emir Sader morrer de inveja. A principal atividade do IELA é promover, atenção!, as Jornadas Bolivarianas. Sim, vocês entenderam. Em abril, acontece a quinta edição. Aí o leitor cético pensa assim: “Ah, Reinaldo, a UFSC não tem nada com isso”. Tem, sim. Na página oficial da universidade, as tais jornadas merecem destaque, como vocês poderão ver.

Outro dia, Marcelo Coelho — John Updike morreu sem conhecê-lo, ou teria escrito o Coelho Saçarica — classificou meus textos de supérfluos, embora fossem, disse, uma bússola. Pois é... Coelho e eu ficamos velhos, ele mais. Pra que serve aquele instrumento? Para apontar o norte. O norte já chegou a ter alguma importância. Não tem mais. A bússola tornou-se um instrumento de dominação. Os bolivarianos brasileiros lançaram um novo verbo: “SULEAR”. Eu juro: quando eles querem dizer que alguma coisa é importante, escrevem que ela “SULEIA O DEBATE”. Confundiram o pólo magnético com o imperialismo...

Abya Yala
O IELA explica no “quem somos” os seus propósitos e dá nome aos dirigentes (transcrevo na língua em que está lá...):
O IELA é uma teia de relações horizontais, ligadas por um interesse comum: uma Abya Yala - A América Latina - livre, soberana e unida. Integrada, não apenas do ponto de vista comercial, mas do ponto de vista humano, cultural, político, econômico, social e artístico.
Integram este grupo do IELA professores, estudantes, investigadores e livre pensadores, todos buscando uma outra maneira de viver no mundo, baseada na cooperação e na solidariedade.
Cruzando os quatro pontos da grande nação originária, esta rede objetiva conhecer e dar a conhecer a vida que vive e se expressa “desde el sur”.
Presidente
Nildo Ouriques
Coordenação Executiva Provisória
Elaine Tavares
Beatriz Paiva
Raquel Moysés
Equipe de Alunos Colaboradores:
Mirella Rocha Faria
Fiorella Macchiavello
Leopoldo Nogueira Silva
Luis Felipe Ayres
Juan Otalora Villami

Você deve estar curioso para saber que diabo vem a ser “Abya Yala”. Ah, gente: é “América Latina” na língua da etnia “Kuna”, que habitava (habita ainda? Sei lá eu...) o Panamá e a Colômbia. Abya Ayala vivia em paz antes de Colombo vir perturbar nosso sossego com a Pinta, a Nina e a Santa Maria. Pô, aqueles povos poderiam estar até hoje oferecendo suas virgens a deuses nativos, autóctones... Em vez disso, vieram os europeus com aquelas complicações da Trindade, do Três em Um, com o Filho sendo Pai de si mesmo... Ganhamos uma teologia mais complexa e o sucrilho, mas e a felicidade eterna?

Esses representantes de Abya Ayala estão no Fórum Social Mundial de Belém — que custou aos cofres públicos quase R$ 100 milhões. A atividade mais importante do evento é a distribuição de 600 mil camisinhas para a Dança do Acasalamento no Jurassic Park. É prevista para hoje a presença de Lula, que estará acompanhado de democratas como Hugo Chávez, Evo Morales e Rafael Correa. A delegação brasileira inclui ainda 13 ministros de estado. Na tragédia de Santa Catarina, que me lembre, foram apenas dois.

O espetáculo promete. Ontem, na TV, um barbudo esquisito dizia, com ar de vitória, mal contendo a satisfação com a “crise do capitalismo”, que problema quem tem é Davos. Uzoprimido têm é a solução. É... Enquanto a crise estiver por aí, viveremos dias bem interessantes. Os pterodáctilos — do Brasil e do mundo — realmente acreditam que a história vai andar para trás e que o capitalismo voltará a exigir a almofadinha de carimbo.

Aguardem! Hoje será mais um dia para exorcizar o capitalismo. E os quatro tenores ensinarão ao mundo como é que se governa.

Por Pachamama!!!

Um comentário:

  1. O Reinaldo, para variar, produziu mais um texto repleto de ofensas e preconceitos. E ele ou não entendeu a metáfora ou se faz de desentendido: quem se norteia tem o norte como referência, ou seja, tem-no como modelo. Pois eis aí um modelo que anda em baixa ultimamente...

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui