29 janeiro 2009

Some a "estrela solitária" da bandeira Cubana



A última Marcha das Tochas ontem em Havana - que comemora o aniversário de 156 anos do "apóstolo" José Marti -veio com uma surpresa: a bandeira oficial de Cuba que ponteava a marcha estava sem a sua famosa "estrela solitária" . A surpresa se deu entre a população que, no dia seguinte, ontem, esgotou o jornal oficial do Partido Comunista Cubano, O Granma, que trazia em sua capa a bandeira sem a famosa estrela branca de cinco pontas.
Segundo o blog Octavo Cerco o órgão oficial já deu as explicações do desaparecimento. Não encontrei explicações em lugar nenhum até agora e estou procurando na imprensa internacional.

A bandeira Cubana tem origem em 1868 no início da Guerra dos 10 anos. Criada pelo general Narciso Lópes que combateu os espanhóis na guerra de independência. A bandeira tem três faixas azuis separadas por duas brancas e um triângulo vermelho ao lado do mastro. Dentro, uma estrela branca de cinco pontas que simbolizava a independência da Ilha. Suspeita-se que o desaparecimento da estrela tenha a ver com o quase desaparecimento do ditador Fidel Castro. Como durante meio século fidel foi dono de Cuba, provavelmente se sentia dono da independência e da estrela. Vai levá-la com ele.
E para não largar o osso tentará brilhar pela ausência!

Um comentário:

  1. A estrela tá sobre o túmulo do Fidel, mas que ainda não foi aberto às expontâneas visitações.

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui