19 fevereiro 2008

Dinastia socialista!

Revolucionários liderados por Castro entram em Havana dia 1º de janeiro de 59

Fidel Castro renuncia após 49 anos de poder absoluto em Cuba.
Líder revolucionário encantou toda uma geração ao tirar do governo o ditador corrupto Rubén Fulgêncio Batista y Zaldivar no dia 1º de janeiro de 1959.
Com Fulgêncio, Fidel mantinha algumas semelhanças: os dois eram “socialistas” e chegaram ao poder liderando revoluções.
Fulgêncio Batista toma o poder em 1933 na Revolução dos Sargentos. Eleito presidente em 1940 deu novo golpe apoiado pelo Partido Comunista Cubano.
Fidel chega ao poder em 1959 liderando um grupo de revolucionários sonhadores. Gostou tanto que só largou o osso agora por questões de saúde.
Mas por garantia, manteve a coisa em família. Colocou o irmão Raúl castro para tomar conta de Cuba criando, assim, a primeira dinastia socialista do mundo.

6 comentários:

  1. Engraçado, né? Ao entrar em Havana, em seu primeiro discurso Fidel afirmou que em Cuba acabaria com a prostituição e com os limpia-botas (engraxates).
    Começou mal. Acabar com a prostituição, nem a pau!
    E quanto a "los limpia-botas" não acabaram. Ibraim Ferrer, músico do havana Social Club,quando foi redescoberto aos 76 anos trabalhava como engraxate.
    Triste revolução!

    ResponderExcluir
  2. Sergio,

    Parabéns pelo blog, lógica perfeita!!


    recomendo-lhe também
    dar uma olha no excelente blog de um conterrâneo seu


    www.coturnoturno.blogspot.com



    o cara é fera e tem feito um trabalho magistral contra a SOC!!!

    ResponderExcluir
  3. Sonhadores e assassinos também.

    ResponderExcluir
  4. Só uma dica, essa verificação de palavras não tem sentido. Só atrapalha e quase faz a gente desistir de comentar. Acho que muitos desistiram.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, Canga!

    É muito bom saber que você está novamente em ação, agora utilizando-se das modernas ferramentas da éra da informática para exercitar sua argúcia jornalística, que já prestou inestimável serviço ao jornalismo catarinense.

    Um grande abraço

    Luiz Carlos Padilha
    Jornalismo- Unisul- Fpolis

    ResponderExcluir
  6. Fidel jamais deveria ser exemplo para nada, muito menos para chefes de Estado. Esse senhor f... com o seu povo. Coisa ruim. Se não fossem criaturas como ele a América Latina seria bem melhor.

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui