06 março 2008

Preso o Senhor das Armas


Informações contidas no computador de Raúl Reyes,

das FARCs, começa a"render"

A edição global do jornal El País noticia com destaque a prisão do maior traficante de armas do mundo. Representado por Nicolas Cage no filme O Senhor das Armas o russo Victor Bout era um dos bandidos mais procurado do mundo.
Preso em Bangkok, capital da Tailândia, Victor era acusado de negociar com a Al Qaeda, com os talibãs e com as FARC colombiana.
A prisão do russo se deu depois da operação que matou sábado, no Equador, o segundo homem das FARC, Raúl Reyes. Informações contidas no computador de Reyes permitiram o rastreamento do traficante até o país asiático. Telefonema interceptado de Hugo Cháves para Raúl Reyes teria permitido a localização do terrorista morto.
Victor foi preso no luxuoso hotel Sofitel de Bangkok. O russo de 41 anos estaria na cidade desde janeiro período em que teria negociado armas e explosivos com as FARCs. Segundo a Anistia Internacional Victor Bout era o traficante de armas mais poderoso e rico do mundo e negociava com países como Bulgaria, Eslováquia, Ucrânia e nações africanas. Com o colapso do comunismo e o fim da União Soviética, o ex-agente da KGB se dedicou ao tráfico de armas para países em conflito. Victor fala seis idiomas e com o fim da URSS conseguiu escapar da Rússia com um grande arsenal bélico que começou a comercializar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desove sua opinião aqui