05 março 2008

Radioatividade e educação

Recebo comentário de Ricardo Menezes, Físico Metrologista da UFSC, sobre a nova lei de Controle para Atividade Radiológica aprovada pelo governador LHS.

Quando do início deste projeto, agora lei, tínhamos a preocupação de garantir, aos catarinenses e as pessoas que por aqui passam, um serviço de saúde, que utiliza de radiações ionizantes, de excelente qualidade, garantindo a eficácia do tratamento, bem como, a segurança para quem utiliza destes tipos de serviços, dos profissionais e da comunidade em geral. Sabemos que nos últimos anos houve uma melhoria significativa na qualidade dos profissionais que trabalham com radiações ionizantes, mas somente isto não é suficiente. Acredito que esta lei reforça de modo significativo as ações da CNEN em Santa Catarina, tendo o Estado Catarinense como parceiro no controle e fiscalização destes produtos e equipamentos.
Mas, acredito que o ponto forte desta lei é a questão educativa. Os catarinenses devem saber, começando pelas crianças, que a radiação ionizante, se utilizada da maneira correta., é extremamente benéfica ao ser humano. Da geração de energia elétrica aos tratamentos médicos a radiação está presente e que se bem controlada e utilizada não oferece riscos a nossa sociedade. Por isto, um processo educativo, iniciando pelo ensino básico, deve ser modelado e inserido nas nossas escolas para garantir o conhecimento as nossas crianças.
Parabéns,
Ricardo Menezes
Físico Metrologista

2 comentários:

  1. Obrigada Dr. Ricardo Menezes!


    Sem o Sr, nada teria sido possível, e o melhor é ter o seu apoio e a sua cara para tapas, os catarinenses agardecem e às futuras gerações também.

    Obrigada por estar anos luz do divã.


    Sua pupila Martha Curial

    ResponderExcluir
  2. É isso ao Jerônimo, assim se contribui para uma melhor vada para os sem voz.

    Meu carinho e respeito.

    Martha Curial

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui