22 novembro 2008

Onde você estava?


Onde você estava no dia em que John Kennedy foi assassinado?

Esta é uma pergunta comum nos Estados Unidos. Sempre a fazem, na TV e no rádio, em relação a fatos que marcaram a vida americana. Bem, eu lembro exatamente o lugar em que me encontrava há 45 anos atrás. Tinha 10 anos de idade e estava em Artigas, Uruguay, em uma esquina da Av. General Lecueder a poucos metros do Cine Aida e do Consulado Brasileiro. Existia, em Artigas, um sistema de rádio que era transmitido por alto-falantes que ficavam em postes a cada esquina da avenida Lecueder, a rua principal de Artigas. Ali se escutava música e de tempo em tempos transmitiam notícias da cidade e do mundo. A figura de John Kennedy foi muito presente na minha infância. Os programas de ajuda como a Aliança para o Progresso com distribuição, principalmente, de latas de leite em pó e no fim da tarde escutar a Voz da América eram coisas que remetiam diretamente a imagem do presidente americano. Em Quaraí, onde morava, não chegavam jornais do centro do país. O rádio era o grande meio de comunicação e ligação com o mundo. Ter Artigas ao lado era um privilégio. Capital de província, embora a mais longe de Montevidéu, a cidade recebia diariamente jornais como El País e La República que nos mantiam informados dos acontecimentos mundiais e até do Brasil. Outro grande meio de comunicação que Artigas nos proporcionava eram os "noticieros" apresentados antes dos filmes, sempre novos, no Cine Artigas ou no Cine Aida. Imagens do Uruguay e do Mundo. A figura de Kennedy era presente através desses meios de comunicação. Kennedy enfrentou crises e participou de grandes acontecimentos mundiais que o mantinha na mídia o tempo todo. A frustrada invasão da Baia dos Porcos em Cuba foi uma delas. O mundo estava a beira de um conflito nuclear. Começa oa construção do muro de Berlim (1962) e os Estados Unidos começam a se envolver seriamente na guerra do Vietnã. Enfrentou problemas sérios com tensão racial e defendeu os direitos civis como nenhum outro presidente.Tudo isso o colocava evidência mundial mas o seu grande momento, sem dúvida, foi o grande desafio da conquista da lua. "Enviar homens a Lua e trazê-los de volta a salvo". Disse em seu famoso discurso de 1961. Iniciava ali o Projeto Apollo. Por todas essas coisas eu tinha grande admiração pelo presidente americano. Fiquei muito triste naquela tarde de verão de 1963 na esquina da Av. Lecueder quando soube da sua morte.

Um comentário:

  1. LUIZ HENRIQUE SILVEIRA, FOI INTIMADO OFICIALMENTE PARA RECEBER O PR~EMIO FIVELA DE OURO BETO CARRERO EM MEGA EVENTO EM CAMPINAS/SP.
    ONDE SERÁ REVELADO O ULTIMO DESEJO DE BETO CARRERO.
    SERÁ QUE LUIZ HENRIUE SILVEIRA TEM ASSESSORES COMPETENTES PARA LEVÁ-LO PARA BUSCAR A FIVELA DE OURO DO MAIOR GÊNIO DA DIVERSÃO.
    É AGORA QUE DO CÉU AO LADO DE DEUS QUE BETO ESTÁ VENDO SEUS VERDADEIROS AMIGOS.
    SÓ O EMPRESÁRIO DE CAMPINAS/SP ESTÁ FAZENDO PELO COWBOY.
    E VEM BOMBA AGORA PARA O GOVERNADOR QUE É SIMPLES MORTAL. CABE REALMENTE MOSTRAR AS CRIANÇAS CATARINENESW SEU CARINHO E ADMIRAÇÃO AO BETO.
    A REDE CARLOS DIAS QUEM ESTÁ REALIZANDO O MEGA EVENTO ONDE SERÁ REVELADO QUAL DESEJO OFICIAL DE BETO CARRERO CONTINUANDO COM O AGUÇAMENTO DA ROTA TURISTICA.
    LUIS HENRIQUE SILVEIRA, TÁ AI SUA CHANCE DE PROVAR CARÁTER. AGORA CABE AOS COMPETENTES JORNALISTAS FAZER ESTA PERGUNTA AO GOVERNADOR CATARINENSE.
    O CONVITE FOI ENVIADO SEDEX NA RESIDENCIA OFICIAL.
    visitem o site www.redecarlosdias.com.br
    NESTE DIA SERÁ REVELADO O ULTIMO DESEJO DE BETO CARRERO QUE, PARA O GOVERNADOR SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA CONTINUAR TRAZENDO TURISTAS NA ROTA QUE BETO CARRERO CRIOU.
    OU ASSIM COMO JK, BRUCE LEE, ENTRE OUTROS...
    BETO CARRERO SERÁ ESQUECIDO GOVERNADOR.
    QUEREMOS VER A FIVELA DE OURO QUE SERÁ O SELO PARA PROVAR QUE VC TEM CARÁTER.
    E OS ASPONES JÁ SE PROGRAMARAM. O HOMEM LÁ EM CAMPINAS/SP
    É EMPRESÁRIO DE COMUNICAÇÃO FORTE.

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui