17 novembro 2008

Salário de vereador

ItálicoLeio hoje, no blog do Noblat, que Pedro Rodrigues (PP), o vereador mais votado na última eleição em Patos de Minas, cidade a 400 quilômetros de Belo Horizonte, teve uma idéia que considerou genial: sortear com a população dois cargos de assessor parlamentar. Cada cargo vale um salário de R$ 1.850,00. Diz mais : "exatos 181 países fazem parte da ONU. Em um só se paga salário a vereadores ou a pessoas que exercem funções equivalentes. Adivinhe...Pois a segunda invenção à espera de reconhecimento universal é o vereador pago. O vereador pago é como a jabuticaba, uma fruta genuinamente nacional".

Claro, está falando do Brasil. O único país do mundo onde vereador ganha, não só salário, mas mais um monte de dinheiro para empregar gente, manter gabinete, telefone diárias e passagens. Com tudo isso ainda se corrompem!

Lembro quando meu pai, Waldemar Rubim, foi vereador pelo antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em Quaraí (RS). Era funcionário público federal, guarda aduaneiro, e toda vez que tinha sessão na Câmara de Vereadores ele tinha que se licenciar do emprego para desempenha a função de vereador. Não remunerada! Além de não ganhar aquele dia como funcionário da aduana, nada recebia como vereador. Mesmo assim foi candidato mais uma vez e reeleito. Entre as suas realizações como edil estão a vinda do banco de sangue para o hospital da cidade a primeira ambulância. Aí fico pensando o que leva uma pessoa a se dedicar a um trabalho desses sem remuneração? Acredito que um forte sentimento comunitário e vontade política de trabalhar pela sua comunidade. Não vejo nenhum destes sentimentos nos nossos vereadores. Duvido que nosso veradores se candidatassem mais uma vez se acabassem com seus polpudos salários. Bem, sei lá, depois do que vimos e ouvimos das negociações deles com empresários na Operação Moeda Verde da PF, seriam bem capazes de se elegerem só para negociar a cidade. Mesmo assim acho que sem salário: não fica um, meu irmão!

3 comentários:

  1. Quanta descrença, Canga!
    Tem gente que concorreu na última eleição que trabalha para as comunidades porque gosta, sem nenhuma remuneração e às vezes até tirando do seu próprio bolso. Como vereador (ou vereadora), faria igual. O diacho é que o povo ainda gosta de eleger quem lhe dá favores, inclusie os econômicos, e isso tira muita gente boa da nossa Câmara.
    Abraço,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. ...minha sugestão: Vereador, 1 sálario mínimo, Dep Estadual 2 salários, Dep. Federal 3, Senador 4,
    Prsidente 5 + 14º (natal), que tal?
    Ah! pode ser "líquido".......

    THZ

    ResponderExcluir
  3. Como existe a carreira política a proposta do THZ faz sentido.
    Ou então se fazer o seguinte:
    Vereador não recebe nada.
    Para ser deputado estadual precisa ter sido eleito vereador pelo menos uma vez.
    Para ser deputado federal precisa ter sido eleito deputado estadual pelo menos uma vez.
    Para ser senador precisa ter sido eleito deputado federal pelo menos uma vez.
    Foi pego com a boca na botija... está fora da "pulitika".

    Meus dois centavos.

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui