16 novembro 2008

SC: propaganda para inglês ver


CARTA DISTRIBUÍDA PELO SINTE – SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

O governo catarinense está na Europa onde assinou contrato para trazer um congresso internacional de turismo, no ano que vem, para Florianópolis. As articulações para abrigar este evento de grande porte começaram com loas às belezas naturais de Santa Catarina. Foram destacadas as exuberâncias das praias,serras, diversidade étnica, variedades esportivas, culinárias,etc...

No entanto, e como era de se esperar do Governo LHS, o que não é bom, é varrido para baixo do tapete. Ou seja, a precariedade de saneamento, moradia, segurança,transporte, saúde e educação não foi mencionada. Foi escondida. Muitas delas até não intencionalmente, mas em razão da completa indiferença com que o governador Luiz Henrique trata setores essenciais do serviço público de Santa Catarina, freqüentados e procurados principalmente pela população de baixa renda.

A Educação, por exemplo: como pode um Estado sediar um evento internacional – onde serão comercializados vultuosos pacotes turísticos (dirigidos para as classes privilegiadas economicamente) ao mesmo tempo em que escolas de ensino fundamental e de educação básica têm como rotina tapumes como divisórias de salas de aula? Rebocos de teto desabando sobre os alunos? Fios da rede elétrica desencapados e representando riscos à segurança e saúde dos alunos e trabalhadores da Educação? Salas de aula improvisadas dentro de ginásios de esporte? Instalações sanitárias e as de preparo da merenda escolas com funcionamento precário? Escolas sem espaço físico reservado para os professores?

Que riqueza é esta que o governador está oferecendo ao setor turístico mundial?

Um Estado onde professores percebem num dos piores salários do país? Onde os alunos e trabalhadores do magistério não têm sua dignidade respeitada por um governador que nega uma escola pública, gratuita e de qualidade; um governador que não investe na Educação; um governador que ignora leis e conquistas do trabalhadores em Educação; um governador que gasta rios de dinheiro com contratações irregulares; um governo que pratica excesso de viagens ao exterior enquanto centenas de estudantes não freqüentam as salas de aula porque não contam com transporte adequado.

Um Estado onde os professores precisam se mobilizar para obter audiência com o secretário estadual da Educação para discutir assuntos de importância para o magistério? Um Estado onde o secretário da Educação Paulo Bauer gasta R$ 27 mil para realizar um evento de dois dias em parque temático porque, segundo disse na época, "o calendário escolar começa muito cedo e atrapalha o turismo"!!!!???

O governador Luiz Henrique da Silveira precisa imediatamente ter um Governo sério!E mostrar ao mundo, de fato, qual é o seu compromisso com a população de Santa Catarina.

Piso nacional do magistério

Os deputados estaduais,federais e senadores que apóiam a Educação pública - independente de cor partidária - estão junto com o SINTE/SC na luta pela implementação do piso. O Congresso Nacional lançou esta semana a Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial. Esta frente já acontece nos estados onde os governadores, como LHS,querem derrubar itens da legislação 11.738/08. Em SC, a ALESC deve formar uma frente e o SINTE/SC estará,com certeza, presente nesta luta!

O Sindicato quer que o Governo Federal tome medidas que obriguem os governadores a aplicarem o piso, conforme a lei. Recentemente, LHS levou um puxão de orelha de Lula quando soube que ele assinou a ADIN contra a lei do piso.

Um comentário:

  1. òtimas considerações ao nosso sistema educacional precário! Minha mãe é professora e realmente é isso aí mesmo que se vê! Infelizmente é uma tristesa a educação de SC, isso se ficarmos só neste tema!
    Mas as experanças de um dia isso mudar continuam!
    Saudações,
    Flora(*_*).

    ResponderExcluir

Desove sua opinião aqui